Testes automotivos, por anos os automóveis vem se estabelecendo como símbolo de sucesso de seus proprietários. Inovações tecnológicas que buscam conforto, segurança, performance , navegabilidade e economia são cada vez mais empregadas pela indústria automotiva. Nesse setor as montadoras investem milhões de dólares afim de equipar seus veículos com o que há de mais moderno em sistemas eletrônicos. Estas inovações agradam aos consumidores agregando valor aos automotivos.
Testes automotivos e ferramentas
Naturalmente a indústria automotiva demanda muita mão de obra especializada, pois os sistemas automotivos possuem particularidades específicas que não são vistas em outras aplicações, seja em uma montadora ou em um fabricante de peças e sistemas ou até mesmo nas oficinas de manutenção, as vagas nesse setor despertam o interesse de muitos profissionais, e estar qualificado é o primeiro passo nessa caminho. Os inúmeros sistemas embarcados abrem o leque de especialização para o profissional que devem cada vez mais ser qualificados com conhecimentos sobre informática, mecânica, eletrônica , elétrica e telecomunicações. O antigo mecânico, com pouca qualificação está perdendo cada vez mais seu espaço.
Testes automotivos, entre os diversos dispositivos automotivos embarcados , destacamos:
- Redes de comunicação embarcada como barramentos CAN e LIN;
- Sensoriamento e controle de todas as partes de um automóvel;
- Sistemas de GPS e navegação;
- Controle de motor e injeção eletrônica;
- Alarmes;
- Controle de transmissão e carroceria;
- Sistemas em tempo real como Freios ABS e Air Bag;
- Controle de tração;
- Sistemas de entretenimento;
- Painel de instrumentos;
- Suporte a diagnósticos e manutenção ;
- e tudo mais que a criatividade permitir ser implementado pela tecnologia e estiver ao alcance dos usuários .
Tanta tecnologia demanda necessidade de ferramentas especificas para diagnostico apropriado de uma falha. Falhas mecânica normalmente são catastróficas e facilmente notadas mas ao contrário as falhas eletrônicas são frequentemente intermitentes e com diagnósticos complexos. Para atender esta necessidade foram desenvolvidas ferramentas específicas de teste, medição e trobleshooting.
Segundo o Wikipédia, troubleshooting é uma forma de resolver problemas, muitas vezes aplicada na reparação de produtos ou processos falhados. É uma busca sistemática e lógica pela raiz de um problema, de modo a que possa ser resolvido e o produto ou processo possa ficar novamente operacional.
Testes automotivos e ferramentas de manutenção
Leitor de código de erro
Este dispositivo é um leitor de conexão OBD II que realiza a leitura dos problemas apontados por um veículo, diagnosticando o tipo de problema.
Scanners automotivos
Um scanner indica, além do diagnóstico, caminhos e possibilidades de controles. O que ocorre é que, em carros atuais, o controle eletrônico de seus equipamentos pode ser realizado através de conexões específicas. Os testes do sistema ABS, por exemplo, podem ser realizados diretamente através de um scanner automotivo.
Um scanner automotivo serve para basicamente o mesmo fim que um leitor de códigos de erro, mas em um nível de complexidade mais avançado. Além de informar a codificação do erro, ele faz um diagnóstico baseado em todos os dados emitidos pelo carro.
Além disso, ele reúne uma base de dados a respeito dos problemas anteriormente ocorridos e dependendo de quanto avançado for o aparelho, realiza testes eletrônicos diretamente com a conexão no painel.
Isso significa que o scanner automotivo não realiza apenas a leitura de erros. Ele também realiza testes e diagnósticos próprios, o que faz dele uma ferramenta muito mais complexa.
Osciloscópios automotivos
Em dispositivos eletrônicos, os sinais devem ser analisados em termos lógicos por seus significados na aplicação e também por suas características físicas . Por exemplo; podemos definir que sinais maiores que 5V signifiquem o numero 1 (UM) e sinais menores 1V signifiquem o numero O ( Zero).
Osciloscópios automotivos são dispositivos adequados para a analises da camada física de sinais automotivos com características, acessórios e softwares idealizados para aplicações automotivas.
Como demonstra a figura acima, um scanner poderia apresentar um diagnostico completamente diferente da realidade por não levar em consideração a camada física do sinal elétrico.
As principais características que devem ser observadas em osciloscópios automotivos são CANAIS ISOLADOS , MÍNIMO DE QUATRO CANAIS , ALTA TAXA DE AMOSTRAGEM, ALTA TAXA DE ATUALIZAÇÃO, FAIXA DE TENSÃO DE ENTRADA ELEVADA E GRANDE MEMÓRIA DE AQUISIÇÃO DE DADOS. Fora estas características, também é importante saber que acessórios e ferramentas de software são disponibilizados pelos fornecedores dos osciloscópios automotivos.
Clique em informações adicionais sobre osciloscópio automotivo
Clique para saber mais sobre canais isolados de osciloscópios
Clique em diagnóstico automotivo , aplicações com osciloscópios
Clique em manutenção automotiva (eletrônica embarcada)
Clique em eletrônica embarcada em automotivos
Teste de analise de conforto NVH ( Problemas de vibração , ruído e aspereza )
O kit NVH fornece diagnóstico em tempo real através de um gráfico de barras, um gráfico de frequência, um gráfico de frequência 3D, RPM ou velocidade de estrada.
Clique para saber mais sobre teste NVH
Multímetro 2 em 1 com medida de isolamento
Reúnem a capacidade de um testador digital de isolamento e de um multímetro digital True RMS em uma mesma unidade compacta e portátil, que proporciona o máximo de versatilidade para identificação e solução de problemas e manutenção preventiva.
Clique para saber mais sobre o multímetro para isolamento 2 em 1
Transdutor de pressão automotivo
Para análise e diagnóstico de sistemas pressurizados, podendo medir com precisão até 600 bar (8700 psi), com tempo ultra rápido de resposta de 100 microssegundo (0% a 90% de fundo de escala), bateria interna recarregável, conector de ponto x 2 teste M16 , auto zero, alta imunidade a ruídos e compensação de temperatura .
Clique para saber mais sobre transdutor de pressão automotivo
Termografia
Muitos dos diagnósticos de defeitos mecânicos ou elétricos estão relacionados com medidas de temperatura. A termografia consiste de um ensaio não destrutivo, que se utiliza de dispositivos ópticos eletrônicos para detectar e medir a radiação infravermelha e correlacioná-la com a temperatura da superfície. Mapas de temperatura permitem a comparação das temperaturas de uma imagem, apontando pontos que devem ser analisados .
Clique para saber mais sobre termografia
Clique e conheça a série de câmera infravermelha de performance Fluke TiS
Clique e conheça termômetro Infravermelho com visualização Fluke VT04 ou VT04A
Estroboscópio a LED
Identifica a velocidade de rotação permitindo a realização de diagnósticos de movimento congelado sem realmente parar ou fazer contato com o equipamento no qual se está trabalhando.
Clique e saiba mas sobre o estroboscópio LED Fluke 820-2
Boroscópio , videoscópio articulado e vídeo boroscópio de inspeção
Permitem inspeção visual e locais de difícil acesso . Conheça as diferenças e avalie a melhor ferramenta para a sua aplicação.
Clique para saber mais sobre boroscópio à prova d’água
Clique para saber mais sobre videoscópio articulado de alta definição
Clique para saber mais sobre vídeo boroscópio de inspeção
Testes automotivos e ferramentas são na PerCon
Testes automotivos podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369
Clique para obter informação adicional