Para compreendermos melhor os benefícios de canais isolados de osciloscópios, sugerimos observarmos os diagramas dos osciloscópios tradicionais .

 

Osciloscópio é na PerCon

Os amplificadores  verticais que fazem parte das seções verticais dos osciloscópios, conhecidas como canais são todas referenciadas a um terra comum a estes amplificadores, a carcaça do próprio osciloscópio também é aterrada . Por norma todos estes pontos comuns devem ser externamente aterrado .

Diagrama vertical de osciloscópios convencional é na PerCon

Como exemplo de aplicação onde canais isolados são indispensáveis, vamos considerar medidas feitas com osciloscópios tradicional em um sistema bifásico composto pelas fases 1 e 2 . Desta forma as fases são conectadas nas entradas do canal A do osciloscópio por exemplo .

Medida em um sistema bifásico com um osciloscópios convencional é na PerCon

Um curto circuito como este poderá fazer com que milhares de amperes circulem pelo osciloscópio, causando dados severos ao instrumento bem com colocando em risco próprio operador .

 

Canais isolados de osciloscópios , funcionamento básico

Osciloscópios com canais isolados funcionam como se cada canal fosse um amplificador diferencial independente . Sem a referencia a um terra comum eles operam como se cada canal fosse equivalente a um osciloscópio independente . Canais isolados acima de tudo aumentam a segurança de seus operadores permitindo medidas de quaisquer sinais elétricos .

Engenheiros e técnicos geralmente precisam fazer medidas “flutuantes” onde nenhum dos pontos da medida está referenciado ao terra . Esta medida é muitas vezes conhecida como uma medida diferencial. O sinal comum pode ser elevado a centenas de volts do potencial do terra. Além disso, muitas dessas medidas diferenciais exigem a rejeição de sinais de modo comum ( CMRR ) alto.

CMRR significa Common Mode Rejection Ratio , ou em português a Relação de Rejeição em Modo Comum  é uma característica dos amplificadores operacionais.

Teoricamente se dois sinais da mesma amplitude, frequência e fase forem aplicados às entradas de um amplificador operacional , estes sinais deveriam se cancelar e nenhuma saída deveria ocorrer. Na prática entretanto, um pequeno sinal ainda aparece, sendo especificado em relação ao ganho máximo em termos de atenuação ou rejeição em dB. A capacidade do operacional em rejeitar estes sinais iguais é a rejeição em modo comum e é medida em dB .

 

Osciloscópios com canal isolado é na PerCon

 

Vantagens dos Amplificadores Diferenciais

  • Circuitos diferenciais internos aos canais isolados possuem maior imunidade a ruído ambiente e interferências quando comparado ao circuitos simples.
  • Circuitos diferenciais tem uma melhor rejeição a ruído da fonte .
  • Circuitos diferenciais tem maior excursão de saída (duas vezes maior que o circuito simples) e maior relação sinal ruído (maior que 3 dB).
  • Circuitos diferenciais possuem menos (idealmente nenhuma) distorção de ordem par.
  • Osciloscópios com canais isolados aumentam muito a segurança dos operadores.
  • Preservam o investimento evitando graves dados aos osciloscópios.
  • Osciloscópios com canais isolados são muito mais barato que a compra de um osciloscópio comum e de pontas diferenciais que são muito caras.

 

 

Canais isolados e suas principais aplicações :

  • Medidas em locais sujeitos a ruídos eletromagnéticos irradiados ou conduzido onde o aterramento da carcaça do osciloscópio não é confiável . Um exemplo claro desta aplicação são medidas em sistemas automotivos ou qualquer outra aplicação de eletrônica embarcada onde muitas medidas necessitam ser flutuantes . Os canais de entrada flutuantes são uma nova tecnologia que permite medições seguras e de baixo ruído, mesmo em situações em que nenhuma das entradas é aterrada. As entradas flutuantes permitem que uma única entrada realize testes de queda de tensão (por exemplo, ao longo da bateria para o cabo do motor de partida) e medições em sinais não aterrados, como unidades de motor elétrico híbrido.

Autopico é na PerCon

  • Medidas de diferentes tipos de sinais independente de sua fase em sistemas bifásicos ou trifásicos.

Pico4425 é na PerCon

  • Medidas de relação de sinais de sistemas de controle com circuitos de potencia tais com controle de velocidade de motores elétricos .

Medidas flutuantes são na PerCon

 

Clique em assuntos relacionados :

Osciloscópio de campo com canal isolado serie 2510 da BK Precision

Osciloscópio com multímetro em uma ferramenta de campo

Osciloscópio USB da Picotech

Scopemeter série Fluke 120

Osciloscópios portáteis scopeMeters Fluke 225C e 215C

Osciloscópio com canal isolado THS3014-TK

Scopemeter  190 série II – Modelos e características

Osciloscópio automotivo

Manutenção automotiva (eletrônica embarcada)

Eletrônica embarcada em automotivos

Transdutor de pressão automotivo

NVH ( Problemas de vibração , ruído e aspereza )

Diagnóstico automotivo , aplicações com osciloscópios

Osciloscópio conceitos básicos

Como comprar um osciloscópio

Osciloscópios da loja PerCon em condições especiais

Osciloscópio com canal isolado THS 3014-TK

Osciloscópio digital educacional Inove PO1022C

BK 2190D Osciloscópio digital 100MHz

TDS 2000C osciloscópios Tektronix de 50MHz a 200MHz

Osciloscópio Tektronix TBS1000 bandas entre 25 e 150MHz

Osciloscópio com alta taxa de amostragem Pico série 6000

MSO osciloscópio , gerador arbitrário e analise lógica em um

Osciloscópio com gerador arbitrário via USB série Pico 2200

Osciloscópio tipo caneta Pico 2105

Osciloscópio com resolução vertical flexível

Osciloscópio USB da Picotech

Osciloscópio de alta frequência Pico série 9000

Osciloscópio de alta resolução Pico série 4000

 

 

Canais isolados e sua aplicações são na PerCon

Canais isolados e suas aplicações podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Canais isolados