Câmeras Seguras Intrinsecamente para uso em Área de risco de Zona 1/21 e Divisão 1 da ATEX/IECEx

zonas-areas-responsabilidade-empresa-1

Segurança é prioridade máxima

A segurança é extremamente importante em todos os locais onde substâncias inflamáveis são produzidas, processadas, transportadas ou armazenadas – especialmente na indústria química e petroquímica, no setor de produção de petróleo e gás natural e na mineração.
Para proporcionar o mais alto nível de segurança possível, a legislação da maioria dos estados desenvolveu condições correspondentes na forma de leis, regulamentos e normas. Estas devem agora ser implementadas por empresas, pois o operador da planta é exclusivamente responsável pela operação segura de acordo com a portaria 1999/92/EC.

zonas-areas-responsabilidade-empresa-3

A causa de uma explosão

Três elementos são necessários para causar uma explosão: Combustível (gás ou poeira), oxigênio O2 e uma fonte de ignição (por exemplo, faíscas elétricas, superfície quente, curto-circuito…).
O risco de uma explosão é baseada na probabilidade de uma mistura de combustível e oxigênio (ar) que ocorre ao longo do tempo.
Nossa gama de dispositivos e equipamentos intrinsecamente seguros garantem que as prováveis fontes de ignição sejam removidas ou evitadas. Ao fazer isso, o risco de uma explosão é completamente eliminado.
Assim, a área de responsabilidade estende-se a:

  • Determinação das áreas explosivas (zonas).
  • Elaboração de um documento de proteção contra explosão.
  • Introdução de medidas organizacionais e técnicas para a proteção contra explosão.
  • Implementação de verificações.
  • Uso de produtos em áreas Ex que atendam as exigências da portaria 2014/34/EU.
A divisão de zonas na IEC

A Comissão Eletrotécnica Internacional ou, abreviado, IEC (www.iec.ch) é uma organização internacional de normalização no setor de eletrotecnologia e eletrônica com sede em Genebra.

zonas-areas-responsabilidade-empresa-2

Áreas sujeitas à explosão por gás

Zona 0
Área na qual uma atmosfera explosiva consistente em uma mescla de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou névoa, está presente constantemente ou por longo tempo.

Zona 1
Área na qual se deve esperar que uma atmosfera explosiva consistente em uma mescla de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou névoa se forme durante o funcionamento normal.

Zona 2
Área na qual não se precisa esperar que uma atmosfera explosiva consistente em uma mescla de ar e substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou névoa se forme durante o funcionamento normal e, se ocorrer, será apenas raramente e por pouco tempo.

Áreas com poeiras inflamáveis

Zona 20
Área na qual existe uma atmosfera explosiva na forma de nuvem de poeira inflamável no ar constantemente, por longo tempo ou frequentemente.

Zona 21
Área na qual se deve esperar que uma atmosfera explosiva na forma de nuvem de poeira inflamável no ar ocorra às vezes durante o funcionamento normal.

Zona 22
Área na qual não se precisa esperar que uma atmosfera explosiva na forma de nuvem de poeira inflamável no ar ocorra às vezes durante o funcionamento normal e, se ocorrer, será apenas por pouco tempo.

Sistema de Divisão da América do Norte

O Sistema de Divisão da América do Norte considera somente a ocorrência de duas possibilidade de misturas explosivas de combustível/oxigênio:

Divisão 1
Uma mistura de gás inflamável, poeira ou vapor ocorre de forma permanente ou ocasional. O mesmo que a Zona 1 e 0.

Divisão 2
A mistura ocorre raramente e por pouco tempo. O mesmo que a Zona 2.