A Análise de vibração permite que possíveis falhas em componentes móveis de uma máquina, possam ser identificadas  pela taxa de variação das forças dinâmicas geradas. Tais forças afetam o nível de vibração, que pode ser avaliado em pontos acessíveis das máquinas, sem interromper o funcionamento destes equipamentos.

Vibração é na PerConVibração global é na PerCon

Vibração e manutenção preditiva

A manutenção preditiva tem como base a filosofia de usar a condição operacional real dos equipamentos de uma planta industrial para otimizar a operação total da planta. Consiste de um programa abrangente de gerência de manutenção que utiliza uma combinação das ferramentas mais efetivas para obter a condição operacional real de sistemas.

A manutenção preditiva é um programa de manutenção preventiva acionado por condições. Ao invés de se basear em estatística de vida média dos equipamentos da planta industrial (exemplo tempo médio entre falhas) para programar atividades de manutenção, a manutenção preditiva usa monitoramento direto das condições mecânicas, elétricas, térmicas, desgastes, fadigas, rendimento do sistema entre outros indicadores para determinar o tempo médio para falha real ou perda de rendimento para cada máquina.

Através do acompanhamento sistemático das variáveis que indicam o desempenho dos equipamentos, define-se a necessidade da intervenção. A manutenção preditiva privilegia a disponibilidade, pois as medições e verificações são efetuadas com o equipamento em funcionamento.

A manutenção preditiva pode ser dividida nas seguintes etapas :

Etapa de inspeção : Térmica , elétrica e mecânica

Entre outras ferramentas recomendadas para inspeções preventivas ou preditivas de máquinas sugerimos; termômetros, câmeras termográficas, alicates amperímetros, medidores de isolação, analisadores de vibração global e de qualidade de energia. Muitos destes instrumentos hoje estão disponíveis com a interface Fluke connect. Estes equipamentos podem indicar possíveis falhas e evoluções de falhas que deverão ser diagnosticadas e corrigidas nas etapas posteriores .

Instrumentos Fluke são na PerConFluke connect é na PerConFconnect é na PerCon

 

Diagnóstico : Testador de vibração, diagnósticos e recomendações

Analisador de vibrações

Fluke 810 é na PerConDiagnosticos de vibração é na PerConRecomendações de vibração é na PerCon

Este equipamento agrega a experiência de inúmeros especialistas, permitindo que pessoal com menor qualificação seja capaz de diagnosticar defeitos e recomendar soluções para a maioria do problemas de vibração em máquinas elétricas .

 

Correção : Ferramenta de alinhamento a laser

Alinhador a laser

Fluke 830 é na PerConAlinhador a laser é na PerConAlinhador a laser com Fluke 830 é na PerCon

Permite a correção de alinhamento de eixos que é responsável pela maioria dos problemas de vibração em máquinas .

 

Etapa de verificação e reporte : Térmica , elétrica e mecânica

Esta etapa utiliza os mesmos equipamentos recomendados para etapa de inspeção.

 

 

Ferramentas de testes de vibração

Fluke 805-FCMedidas de vibração global ( CF+ ) de uma máquina para triagem e identificação de problemas potenciais sem compromisso com qualquer diagnósticos .

Sinal de vibração é na PerConsetaFluke 805 é na PerConVibração Global com Fluke 805 é na PerCon

Todas as contribuições de ruídos de uma máquina são apresentados por um valor único global conhecido por CF (Fator de crista)

 

Fluke 810Diagnósticos de máquinas com falhas ( desalinhamento, desbalanceamento, folgas ou falha de rolamentos ) , severidades e recomendações .

Fluke 810 é na PerConDiagnosticos de vibração com Fluke 810 é na PerCon

  • Por mais de trinta anos, um time de especialista em vibração aprendeu que máquinas não são tão diferentes assim umas das outras.
  • Do ponto de vista vibracional, a grande maioria das máquinas é composta por um par de eixos, cada qual com dois rolamentos e algo os conectando (um acoplamento ou uma correia ou uma caixa de transmissão).
  • Os fatores determinantes de uma máquina que podem ser diagnosticados por um teste não são tamanho, criticidade ou complexidade, mas sim, se há qualquer grande e rápida variação nas condições da máquina: velocidade, carga e etc.

A maioria das máquinas rotativa possuem constância em seu estado no dado tempo necessário para realizar um teste de vibração e apenas algumas máquina requerem realmente um especialista utilizando um analisador de vibração avançado. Este equipamentos devem ser deixados a cargo de consultores e especialistas.

Analise de vibração é na PerConAnalise de vibração com Fluke 810 é na PerCon

 

Fluke 820-2 – Estroboscópio para medição de rotação sem contato ou fita reflexiva ideal para identificar a velocidade de rotações de equipamentos, observar falhas decorrentes de deslizamento de correias e escorregamentos de polias e roldanas.

Fluke 820-2 é na PerConEstroboscopio é na PerConEstroboscopio Fluke 820-2 é na PerCon

 

Fluke 830 – Ferramenta para alinhamento de eixo.

Alinhador a laser é na PerConAlinhamento a laser é na PerCon

50% das falhas são causadas por desalinhamentos , isto ocorre porque a maioria dos usuários ignora isto por considerarem que alinhamentos são difíceis de serem feitos . Frequentemente substituem rolamentos e selos no lugar de procederem com um simples alinhamento , gerando assim custos desnecessários que não resolvem o problema . Desalinhamentos provocam desgastes nas maquinas e o aumento do consumo de energia .

 

Vibração , ferramentas para inspeção, analise e correção é na PerCon

Vibração pode ser encontrado na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Fluke é na PerCon