Entenda as principais vantagens e limitações das tecnologias para medição de LEL/LIE (Limite Inferior de Explosividade)

Antes de elencarmos todas as principais vantagens e limitações das tecnologias para medição de LEL/LIE (Limite Inferior de Explosividade), é importante explicar no que consiste o Limite Inferior de Explosividade, e para isso convidamos os Amigos para acessarem e assistirem um vídeo sobre explosividade disponibilizado no nosso canal do YouTube, onde explicamos inclusive como calcular um LIE de uma atmosfera mista pela Lei de Le Chatelier.

Algumas questões quase nunca abordada pelos fornecedores de sistemas e soluções em detecção de gases, são:

– Qual é a sua aplicação envolvendo explosividade?

– Você sabe a diferença entre os tipos de tecnologias para medição de explosividade com sensores de LEL?

– Quer saber quais são as vantagens e as limitações destas tecnologiasmdisponíveis para medição de LEL?

A PerCon Tecnologia ao longo de seus mais de 20 anos completados em 2024, vai além de ser um provedor de soluções em tecnologia. Nós efetivamente possuímos uma missão que não está apenas no discurso, que é a de ajudar a preservar e salvar vidas humanas! Por este motivo entregamos conhecimento, pois consideramos que #ConhecimentoSalvaVidas e fazemos isso de forma gratuita através de nosso canal no YouTube!

– Será que todos os fornecedores de soluções voltadas para sistemas de detecção de gases, tem esta atitude, ou só ficam no discurso para poder vender suas soluções?

Vamos entender na tabela abaixo as principais vantagens e limitações das tecnologias para medição de LEL/LIE (Limite Inferior de Explosividade):

TIPO DE SENSOR (TECNOLOGIA)

PRINCIPAIS VANTAGENS

LIMITAÇÕES

Catalítico – Pellistor

Detecta uma gama completa de gases inflamáveis; Sensibilidade e fatores de correção previsíveis; Simples de operar;

Susceptível a envenenamentos e inibição (por graxas, sílicas, etc); Requer uma atmosfera com oxigênio para leituras precisas; Variação significativa em resposta a diferentes gases; As leituras são precisas para o gás alvo ou quando se utilizam fatores de correção. Outros gases serão detectados, mas as leituras podem ser imprecisas;

Infravermelho – NDIR

Imune ao envenenamento e à inibição; Baixo cosumo de energia; Opera em ambientes com oxigênio esgotado e enriquecido;

Incapaz de detectar hidrogênio e acetileno; As leituras só são precisas para o gás alvo; Outros gases podem ser detectados, mas as leituras serão imprecisas. Evitar umidade e particulados, podem atrapalhar as leituras. Sensor com custo elevado.

Abaixo destacamos algumas curvas de resposta e leituras dos sensores para LEL/LIE (Limite Inferior de Explosividade. Comparando o Sensor com tecnologia Catalítica (Pellistor) Vrs Sensor com tecnologia Infravermelho
(NDIR)

Fonte da imagem: jjstech.com/

OBS: As imagens acima demonstram bem as vantagens e desvantagens das tecnologias Catalítica e Infravermelho, e a importância da escolha certa mediante a aplicação e alvo da medição.

Caso necessitem de mais informações, ou queiram avançar com o estudo de suas aplicações, lembre #ConhecimentoSalvaVidas. Nossa equipe especializada estará a disposição para auxiliar!!!