Sistema de supervisão e controle ou abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em inglês Supervisory Control and Data Acquisition) também chamado de software supervisório ou software SCADA, são sistemas que utilizam software para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de sistemas de controle conectados através de servidores/drivers de comunicação (drivers) específicos. Estes sistemas podem assumir topologia mono-posto (standalone), cliente-servidor ou múltiplos servidores-clientes. Atualmente tendem a libertar-se de protocolos de comunicação proprietários. Permitem realizar operações de leitura e escrita na áreas de memória de dados e imagem (I/O) dos dispositivos PACs (Controladores Programáveis para Automação), módulos DAQ (aquisição de dados), controladores lógicos programáveis (CLPs), controladores singleloop/multloop, sistemas de fieldbus, etc. Os diferentes hardwares utilizados possuem interfaces físicas de comunicação e protocolos proprietários ou abertos de comunicação. Portanto é necessário um servidor/driver de comunicação específico para cada caso. Este driver pode estar sendo executado no contexto do próprio software SCADA ou em um software independente. Nesse último caso tem-se a arquiteturas cliente-servidor de comunicação. No Windows podem ser utilizados alguns protocolos de interface para estabelecer a relação cliente-servidor, que podem ser o OPC (OLE for Process Control), DDE (Dynamic Data Exchange), entre outros. Atualmente o Software SCADA tende operar em diferentes sistemas operacionais com uso de diversos protocolos como por exemplo: OPC UA, MQTT, Mobus RTU, Modbus TCP e muitos outros.

Sistema de supervisão e controle

 

Sistema de supervisão e controle predial

Garante o funcionamento das utilidades 100% em automático com protocolos abertos em todos os níveis de controle.

Garante integrabilidade com os demais sistemas eletrônicos melhorando a funcionalidade dos mesmos.

Escalabilidade – facilidade em futuros upgrades por disponibilizar equipamentos de alta performance e tecnologia preservando o investimento.

Todos os switches fornecem dispositivos contra ataques/invasões com a intensão de “derrubar” a rede.

Nosso expertise em segurança, engenharia de incêndio, engenharia de automação predial busca soluções inteligentes na redução de custos e perdas.  Trabalhamos com tecnologia convergentes e avançadas. Nossa equipe técnica é treinada, certificada e homologada pelos fabricantes, Atuamos em todo o processo: Projeto, desenvolvimento, comercialização e assistência técnica.

 

Sistema de supervisão e controle é na PerCon Tecnologia

Sistema de supervisão e controle é na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Méier – Méier – Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone: 21-2596-8369

Clique aqui para obter mais informação sobre este produto

Supervisão e controle