Pirômetro IR (infravermelho) é o instrumento de medida de temperatura sem contato, óptica baseada na propriedade de todos os materiais de emitir radiação eletromagnética (radiação infravermelha). O termômetro infravermelho (pirômetro ou termovisor) utiliza esta radiação para determinar sua temperatura. Atualmente um termômetro infravermelho responde nas faixas próxima, média ou distante do espectro.
Para a escolha correta do instrumento de medição em uma aplicação específica, várias propriedades do objeto a ser medido devem ser consideradas, como sua faixa de temperatura, material e tamanho.
– Pirômetro IR / Alcance de Temperatura
Nossos pirômetros medem temperaturas de -40 a 3500°C. Os instrumentos estão disponíveis para diferentes intervalos de temperatura. A seleção da faixa de temperatura depende da aplicação onde será utilizado.
– Pirômetro IR / Intervalo de Espectro
O material do objeto exige a correta seleção do intervalo de espectro do pirômetro para uma determinada aplicação. Portanto o intervalo de espectro correto é uma das características mais importantes
Os intervalos de espectro mais comuns são:
– Pirômetro IR / Emissividade
O coeficiente de emissão é a relação entre o sinal emitido de um objeto e o sinal emitido por uma fonte de radiação de corpo negro à mesma temperatura. O coeficiente é influenciado pelo material do objeto e depende do comprimento de onda, da temperatura e de outros fatores físicos.
O coeficiente de emissão de um objeto é o parâmetro mais importante na medição de sua temperatura com um pirômetro. Para uma medição correta da temperatura de superfície de um objeto através de um pirômetro deve-se utilizar um valor de coeficiente de emissão, ou emissividade, coerente. O parâmetro deve ser adicionado no sistema de medição do pirômetro.
A princípio a emissividade de um material é influenciada pelo comprimento de onda, temperatura, entre outros fatores. Portanto tabelas de emissividade fornecem valores aproximados para diferentes aplicações.
Clique na tabela de emissividade de diversas superfícies
– Pirômetro IR / Campo de Visão
As dimensões do objeto medido determinam a largura mínima do feixe do pirômetro. A largura do feixe deve ser pelo menos do tamanho do objeto a ser medido, a fim de se obter uma leitura de temperatura correta. A largura do feixe depende do tipo de pirômetro e da distância de medição, e pode ser calculada a partir da proporção da distância ou campo de visão (Field of View – FOV).
FOV = distância de medição / largura do feixe
(por exemplo, 240 : 1 corresponde a:
Em uma distância de 1200 mm a largura do feixe é 5 mm).
Exemplo:
– Pirômetro IR / Tempo de Resposta
O tempo de resposta é o intervalo em que, após uma mudança abrupta no valor da temperatura a ser medida, não há alteração do valor fornecido pelo pirômetro, dentro de certos limites.
– Pirômetro IR / Mira
Para um simples alinhamento entre o pirômetro e o objeto a ser medido estão disponíveis diferentes sistemas de mira ; pontaria por LED, pontaria por laser, visor e câmera de TV
– Pirômetro IR / Pontaria por Laser
Para um simples alinhamento com o objeto a ser medido o pirômetro pode ser equipado com um laser de pontaria. O laser é uma luz vermelha visível com comprimento de onda entre 630 e 680 nm e potência máxima de 1mW. São classificados como produtos laser de classe 2.
– Pirômetro IR / Características
Os pirômetros IMPAC são projetados para uso industrial sob condições severas. O alojamento dos pirômetros fixos é fabricado em aço inoxidável ou alumínio fundido, com uma proteção classe IP65. O alojamento dos modelos portáteis é fabricado em plásticos robustos. Estão disponíveis ; pirômetros compactos com lente integrada, pirômetros por fibra óptica (LO) e portáteis
– Pirômetro IR / Saída
Os diversos pirômetros fornecem níveis de saída diferentes. Estão disponíveis saídas com interface analógica e digital. Alguns pirômetros possuem diversas saídas comutáveis, e a saída do IN 3000 deve ser indicada no pedido de compra.
Clique no handbook de termômetros infravermelho
Calibração Acreditada a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
Confira o Certificado
Escopo no CGCRE