O processo de refino da indústria petroquímica tem uma intensidade energética extremamente elevada e requer uma monitorização térmica cuidadosa para alcançar as eficiências térmicas e de segurança de cada processo. A análise de tais processos térmicos com equipamento de infravermelhos com capacidade para efetuar a medição de temperatura elevada pode fornecer um diagnóstico rápido e preciso de problemas e poupar às refinarias elevados custos relacionados com os danos.  As refinarias podem atingir um elevado nível de produtividade e aumentar a rentabilidade ao utilizar câmaras de infravermelhos para executar a verificação do nível do depósito, o diagnóstico da aleta do condensador, a manutenção do forno, a gestão das perdas refratárias e a manutenção elétrica e mecânica.

Refino de petroleo , termografia é na PerCon Termovisor é na PerCon

 

Petroquímica com termografia no processo de refino

Inspeção do Forno – As câmaras de infravermelhos facilitam a inspeção de tubos do aquecedor em fornos para acumulação de escala de carbono. Este fenômeno, também conhecido como “coqueificação”, pode ser detectado facilmente com equipamento de infravermelhos de temperatura elevada adequado, porque as áreas com acumulação de coque aparecem como mais quentes do que as outras áreas da superfície do tubo. Isto mostra que o coque impede que o produto absorva uniformemente o calor do tubo. As desvantagens adicionais da coqueificação incluem elevadas taxas de acendimento do forno e vida útil do tubo reduzida. Isto proporciona um maior incentivo para o pessoal de manutenção efetuar análises regulares de infravermelhos para proteger contra a coqueificação.

 Inspeção do Tubo do Condensador – Ocasionalmente, os tubos do condensador numa refinaria podem ficar obstruídos, o que pode deteriorar significativamente a saída e ter um efeito adverso sobre a eficiência de funcionamento da refinaria. As imagens de infravermelhos de tais tubos podem revelar seções do tubo que estejam obstruídas, por isso, alerte o pessoal de manutenção para o problema antes que possa resultar em consequências mais graves.

Condutas de Pressão de Alta Temperatura – As condutas de pressão de alta temperatura são utilizadas extensivamente em fábricas de produtos petroquímicos. As fugas e os acidentes devidos a isso podem ocorrer ocasionalmente após um determinado período de tempo devido a corrosão dos meios, fendas devido aos defeitos de soldagem ou tensão e deterioração do material. Para assegurar um funcionamento seguro dos tubos é necessário ter uma ideia da integridade das paredes dos tubos e substituir apenas os tubos criticamente danificados. Dado que a termografia por infravermelhos é sem contato, rápida, inofensiva e facilmente implementável, é uma grande ferramenta para observar as descontinuidades nos padrões de fluxo de calor resultantes de defeitos na parede para tubos de pressão de alta temperatura.

Validação de Termopar – O equipamento de infravermelho  também pode fornecer um grande mecanismo sem contato para a validação da medição da temperatura de termopar. Os termopares são instalados em vários pontos num forno para proporcionar temperaturas de tubo muito precisas, mas quando a coqueificação ocorre à volta do termopar, é susceptível de se soltar ou fornecer dados imprecisos. Uma análise por infravermelhos pode prevenir isto, validando rapidamente a precisão de uma leitura da temperatura do tubo fornecida pelo termopar. Isto assegura um bom rendimento do produto.

 

Termografia no refino é na PerCon

 

Clique em assuntos relacionados :

Termografia conceitos e ferramentas

Clique para conhecer soluções para medidas de temperatura

Papel , termografia no processo industrial

Processamento de alimentos com suporte da termografia

Segurança alimentar com monitoramento da temperatura

Alimentos, segurança e qualidade

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Petroquímica com termografia no refino é na PerCon

Petroquímica com termografia no refino é na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Petroquímica