Osciloscópios para PC via USB, tradicionalmente os osciloscópios são usados para analise e medidas de sinais elétricos . Estes instrumentos vêm sendo usados em P&D , depuração de projetos de hardware , fabricação , manutenção e educação tecnológica . Com o surgimento dos osciloscópios digitais cada vez mais estes equipamentos estão incorporando capacidades de outros instrumentos tais como geradores de funções e arbitrários ,multímetros , analisadores de barramentos serias , analisadores lógico e de espectro  entre outros . Osciloscópios USB utilizam recursos disponíveis no notebook que já faz parte da bancada de qualquer profissional usuário deste produto , isto potencializa ainda mais a transformação de pequenas unidades em poderosos conjuntos de instrumentos de teste .

 

imagem6

 

Medidas automáticas com osciloscópios para PC

Estas medidas incorporadas aos modernos osciloscópios substituem muitos outros instrumentos de testes tais como multímetros e contadores de frequência .Alguns exemplos de medidas automáticas ;  valor RMS, RMS verdadeiro , período , dutycycle , valor médio , tempo de subida e descida , frequência, largura de pulso e etc.

imagem7

 

Geradores de funções em osciloscópios para PC

Um gerador de funções fornece sinais senoidais , quadrados , triangular, rampa, pulso, sin (x) / x,  ruído, PRBS ,formas de onda DC entre outros que são aplicados nos DUTs ( dispositivos em teste). Alguns dispõe também de funçãotais como varredura de frequência .  A limitação destes dispositivos é não gerar nenhuma função que não esteja entre suas características de fabricação e frequentemente necessitamos ir além disto.

 

imagem8

 

Geradores arbitrários em osciloscópios para PC

Muitos projetos eletrônicos exigem uma variedade grande de sinais de estímulo durante o teste. Osciloscópios USB frequentemente vêm com um gerador de funções que pode fornecer as formas de onda padrão, tais como seno, quadrado, triângulo, etc. Muitos modelos também incluem um gerador de forma de onda arbitrária (AWG) que suporta uma ampla gama de necessidades de aplicações. Além dos tradicionais sinais , o usuário pode programar o gerador de forma de onda arbitrária através de um arquivo de texto ou usando o editor de AWG embutido na mesma unidade onde se encontra o osciloscópio . O número de amostras na forma de onda criada é limitada apenas pelo hardware de seu osciloscópio , permitindo a geração de formas de onda complexas. Estes instrumentos podem exportar arquivos CSV e TXT, bem como capturar uma forma de onda usando o osciloscópio, modificá-la (se necessário) usando o editor de AWG e em seguida, reproduzir esta forma de onda usando o AWG. A tela abaixo mostra um exemplo de forma de ondas que seria impossível de ser gerada por um gerador de funções convencional.

 

imagem9

Analise lógica em osciloscópios para PC

Alguns osciloscópios USB possuem até 16 canais lógicos além de seus canais de entrada para sinais analógicos . As entradas digitais podem ser apresentadas individualmente ou em grupos nomeados com valores binários, decimais ou hexadecimais mostradas como um barramento. O trigger digital destes osciloscópios podem ser ativados por qualquer padrão de bits combinado por uma transição em qualquer entrada. Gatilhos lógicos avançados podem ser definidos nos canais analógicos ou digitais de entrada, ou ambos, o que permite a criação de sinal misto e complexo para um disparo de aquisição .

 

imagem10

 

 

Decodificação barramento serial e análise de protocolo em osciloscópios para PC

Osciloscópios USB podem decodificar barramentos ARINC 429, CAN, DCC, DMX512, Ethernet 10Base-T e 100Base-TX, FlexRay, I²C, ps, LIN, PS / 2, SPI, UART (RS-232 / RS-422 / RS-485)e ainda garantir o suporte de novos protocolos em desenvolvimento que estarão disponíveis no futuro através  de upgrades gratuitos de software .

No formato gráfico os dados decodificados (em hexadecimal, binário, decimal ou ASCII) são apresentados na forma de calendário com barramento de dados em um eixo de tempo comum e com frames de erro marcados em vermelho. Esses quadros podem ser ampliados para se investigar problemas de ruído ou de integridade de sinal.

imagem11

 

No formato de tabela uma lista dos quadros descodificados é apresentada, incluindo os dados , todas as bandeiras e identificadores. Você pode configurar as condições de filtragem para exibir somente os quadros que você está interessado ou procurar quadros com propriedades especificas. A opção de estatísticas revela mais detalhes sobre a camada física, tais como horários de quadros e níveis de tensão. Alguns osciloscópios USB também podem importar planilhas para decodificar os dados em sequências de texto definidas pelo usuário.

imagem12

 

Analise de espectral em osciloscópios para PC

Ao contrário dos osciloscópios que apresentam amplitude por tempo, analisadores de espectro apresentam telas de amplitude por frequência. A analise espectral é ideal para aplicações de ruído ou interferência de um sinal que muitas vezes parecem aleatórias no domínio do tempo. É também muitas vezes o melhor modo para testes de distorção , resposta de frequência , estabilidade de amplificadores, filtros e osciladores. Osciloscópios USB com analisador de espectro frequentemente utilizam Transformada Rápida de Fourier (FFT) que ao contrário de um analisador de espectro por varredura de frequência não têm a capacidade de exibir o espectro de forma de onda não repetitiva .

Osciloscópios USB de boa qualidade necessitam ter baixo nível de ruído, baixa distorção , alta resolução e faixa dinâmica. Isso os torna capazes de revelar detalhes dos sinais que outro osciloscópios e até mesmo analisadores dedicados não mostram .

Você pode exibir múltiplas visões de espectro com diferentes seleções de canal e fatores de zoom, e colocá-los ao lado de visualizações de osciloscópio dos mesmos dados. Um conjunto abrangente de medidas no domínio da frequência automáticas podem ser adicionados à exibição, incluindo THD, THD + N, SNR, SINAD e IMD.

 

imagem13

 

SKD Software Development Kit para osciloscópios para PC

Alguns osciloscópios dispõe de uma ferramenta chamada de SDK que permite ao usuário escrever seu próprio software e incluindo drivers para Microsoft Windows, Apple Mac (OS X) e Linux .

O SDK dispõe de interface para pacotes de software de terceiros, como o Microsoft Excel, LabVIEW da National Instruments e MathWorks MATLAB e linguagens de programação como C, C #, C ++, e Visual Basic .NET.

MathWorks MATLAB

imagem14

 

National Instruments LabVIEW

imagem15

Microsoft Visual Basic for Applications

imagem16

 

imagem16

 

Osciloscópios para PC USB  são na PerCon

Osciloscópios para PC USB podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Osciloscópios para PC