Monitor de chama de flare foi projetado para monitoramento contínuo de chamas de piloto em pilhas de flares sob variadas condições ambientais e mudanças climáticas. Relata a presença de uma chama através de uma saída de corrente de 4 a 20 mA .

Imagem E2T Quasar

Monitor de chama de flare ( piloto ) E²T Quasar M8100PM

Este sistema piloto de detecção de chamas único está projetado para a tarefa de monitoramento contínuo de chamas piloto em flares. O coração do sistema é o Modelo QUASAR M8100PM-EXP de múltiplos comprimentos de onda. Um termômetro infravermelho sem contato, o qual pode ser removido da caixa à prova de explosão para reparos ou substituição, deixa as fiações e o alinhamento do sistema intactos.

Um sistema óptico de visão e seleção de pontos focais de vários tamanhos possibilita que o QUASAR seja posicionado até 1300 pés de distância da chaminé que está sendo monitorada, permitindo movimento de chama, variação de luminosidade e variadas condições climáticas. O alinhamento da chama é alcançado através de uma óptica de visão soberba e da Montagem Giratória M-3. O fechamento de contato com alarme, a regulagem de atraso e a saída 4-20 mA podem ser personalizadas para localização ou aplicação específicas, eliminando alarmes falsos decorrentes de chamas intermitentes.  Um único detector aquecido internamente assegura estabilidade em longo prazo e operação sem distúrbio. O sistema é completado com base interna de água, montagem giratória e purga de ar.

Todos os objetos acima do zero absoluto emitem energia infravermelha. A quantidade de energia emitida é proporcional à temperatura corporal. O Modelo QUASAR 8100PM-EXP coleta essa energia por meio de um sistema óptico focal concentrando a energia de um corpo a um detector infravermelho sensível. O circuito de amplificação especializado converte o sinal recebido pelo detector para um nível DC a fim de ativar o relé e as saídas mA para indicações de sinal/sem sinal.

O QUASAR utiliza um circuito de pulso sincronizado para correção de amplitude, o qual, quando inicialmente programado, corrigirá automaticamente a diminuição da amplitude de radiação devido a condições climáticas. Quando ocorrer a perda total de sinal durante a medição de um produto, um circuito ajustável de retardamento da cronometragem começa uma contagem regressiva para ativar as saídas de “alarme de perda de sinal”. Esse retardamento permite à chama voltar acesa ou à vista em caso de ventos fortes ou bloqueio total por caminhões ou similares.

As saídas de alarme são um relé Normalmente Aberto ou Normalmente Fechado e um circuito 4-20 mA, que é 4 mA ou menos com sinal e 20 mA sem sinal.

Todos os componentes elétricos e ópticos do Modelo QUASAR 8100PM-EXP estão alocados em um único anexo APROVADO PELA CSA E CENELEC, com classificação de lugar perigoso de Classe 1, Divisão 1, Grupos C e D; Classe 1, Divisão 2, Grupos A ao D; e EExd IIB T4.

– Monitor de chamas de piloto de flare e suas principais características

  • Detecção da chama até 400 m
  • Detecção de chamas alaranjadas de hidrocarbonetos e chamas de hidrogênio
  • Caixa à prova de explosão CSA/US e ATEX
  • Proteção ambiental e segurança
  • Controle automático de amplificação para condições climáticas adversas
  • Unidade óptica para visualização de alta qualidade
  • Ajuste on board para alarme
  • Módulo opto eletrônico de fácil retirada da caixa
  • Pirômetro IR e circuito de amplificação em um único módulo

Clique no datasheet do monitor de chama de piloto de flare E2T Quasar 8100

 

Clique e conheça outras alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Monitor de chama de flare é na PerCon

Monitor de chama de flare pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Monitor de chama de flare