Instrumentos de teste na fabricação de vidro , o monitoramento de temperaturas em ligações críticas durante a produção é imperativo para a compreensão total e o controle eficiente do processo de fabricação de vidro. Como a natureza do processo de fabricação de vidro é térmico, a qualidade do vidro fabricado depende da obtenção de leituras de temperatura precisas de vários elementos, como o molde de vidro, a “massa”, a correia transportadora de aço e a fornalha. O uso de equipamento infravermelho facilmente implantável para monitorar essas temperaturas, além de evitar falhas elétricas e mecânicas pela realização da manutenção preditiva tradicional com esse equipamento, pode resultar em um produto de mais qualidade e minimizar os custos com a prevenção de falhas.

fabVidro FabVidroI

 

Instrumentos de teste – Monitoramento de temperatura no processo

Temperatura da Massa

O vidro é transportado da fornalha para o molde em uma esteira. No final da esteira, um êmbolo força o vidro para fora em bolas chamadas de “massas” em calhas que levam à máquina de molde. É extremamente importante monitorar a temperatura das “massas” porque ela controla o peso do vidro, sua viscosidade e a formação do recipiente no molde. Portanto, a qualidade do produto final pode ser garantida pela realização da inspeção conveniente infravermelha sem contato das massas conforme elas saem do êmbolo.

 

Temperatura da Correia

Os recipientes de vidro são transportados em uma correia transportadora de aço da máquina de molde para o recozimento. Para evitar que a correia resfrie as partes inferiores dos recipientes de maneira irregular, causando falhas, a correia é aquecida com chamas de gás antes de chegar às máquinas de engarrafamento. É essencial que os fabricantes meçam a temperatura da correia em intervalos regulares para evitar falhas e garantir um retorno alto o suficiente para manter o lucro em uma indústria competitiva. Uma câmera infravermelha é ideal para essa aplicação.

 

Manutenção Preventiva

Clique para conhecer ferramentas para manutenção

 

Molde de Vidro

É necessário que os fabricantes de recipientes de vidro monitorem a temperatura do molde de vidro de perto, já que ela afeta a qualidade dos recipientes. Se o molde não for resfriado corretamente, o recipientes não reterá sua forma depois de sair do molde ou se o molde estiver muito frio, o recipiente não será moldado corretamente. Portanto, é uma vantagem para os fabricantes de recipientes que usem o equipamento infravermelho para adquirir temperaturas de molde de tempos em tempos para garantir que o resfriamento esteja ocorrendo a uma temperatura apropriada.

 

Monitoramento da Fornalha

O derretimento econômico de matérias primas em vidro exige supervisão e monitoramento constante. Dependendo de seu tamanho, as fornalhas de vidro podem produzir entre 50 e 600 toneladas de vidro por dia. A maioria das fornalhas é acionada por gás natural por meio de portas laterais e a temperatura de derretimento é cerca de 1200°C. O vidro derretido eventualmente flutua para fora da fornalha por meio dos alimentadores para as máquinas de formação anexadas a cada fornalha. A condição e a segurança da estrutura refratária de toda a fornalha e a refinadora são extremamente importantes. Uma câmera infravermelha de alta temperatura pode ser facilmente utilizada para fazer verificações e minimizar a possibilidade de quebra de vídeo ou falha refratária.

Fig 45 Fig 28Fig 37

A PerCon oferece um linha completa de termovisores que podem poupar tempo e dinheiro para encontrar problemas potenciais antes que eles se tornem extremamente dispendiosos. Termovisores que também são chamados de câmeras térmicas ou câmeras infravermelhas são equipamentos profissionais leves, robustos e de fácil operação que capturam imagens infravermelhas utilizando tecnologia patenteada IR-Fusion®, além dos últimos modelos com sistema de foco IR-Optiflex, opção para vários modos de gravação de vídeos, bússola eletrônica e sistema de anotações IR-PhotoNotes entre outras

Clique para informações adicionais sobre termografia

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

 

Clique para falar com a PerCon

 

Instrumentos de teste na fabricação de vidro são na PerCon

Instrumentos de teste usados na fabricação de vidro podem ser encontrados na PerCon Tecnologia (percon@acessopercon.com.br) / 21-2596-8369

Instrumentos de teste