Instrumentos de manutenção, segundo o dicionário Aurélio , manutenção é :  “O Conjunto de atividades necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação”. Em nosso caso poderíamos dizer que são procedimentos planejados ou não, que incluem cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de equipamentos tais como motores, máquinas, dispositivos elétricos, eletrônicos e estruturas metálicas. Os instrumentos de teste e medição são ferramentas indispensáveis a estas atividades .

 

imagem28

Instrumentos de manutenção tradicional

Tradicionalmente plantas industriais utilizam dois tipos de manutenção, que são também as mais conhecidas; manutenção corretiva e manutenção preventiva .

Manutenção corretiva – Atua somente quando o equipamento quebra . Este tipo de manutenção aparentemente trás uma economia grande, visto que somente se gasta com manutenção quando o equipamento para de funcionar. Na realidade a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção. Também é o método mais caro de gerência de manutenção. Os maiores custos associados com este tipo de gerência de manutenção são: altos custos de estoques de peças sobressalentes, demanda de mão de obra altamente qualificada, altos custos de trabalho extra, elevado tempo de paralisação da máquina, ausência de qualquer previsibilidade e baixa disponibilidade de produção. Estudos indicam que os custos de um reparo realizado no modo corretivo é de 2 a 3 vezes maior do que  o mesmo reparo feito dentro de uma manutenção programada ou preventiva.

Manutenção preventiva – Fundamentalmente consiste de programas de manutenção que são planejadas por tempo. Estes programas são definidos em função da vida útil dos equipamentos através de indicadores tais como o MTBF (tempo médio entre falhas) indicado pelos fabricantes.Comparados aos custos da manutenção corretiva os maiores benefícios da preventiva são: a possibilidade de planejar interrupções na produção em momentos mais oportunos, interrupções feitas durante períodos adequados ao mão de obra disponível para as atividades, adquirir somente as peças que serão efetivamente usadas com preços de mercado devidamente negociados entre outras vantagens.

Instrumentos de manutenção corretiva.

Elétrica e Eletrônica – A necessidade de reparos em equipamentos elétricos ocorrem a qualquer momento e frequentemente interrompem o funcionamento de máquinas e sistemas, causando sérios problemas de produção. Nestes casos as equipes corretivas devem agir com rapidez e eficiência no restabelecimento operacional dos mesmos. Ferramentas portáteis, alimentadas por bateria mas poderosas, versáteis, de fácil operação e principalmente seguras para o operador são indispensáveis.

 

Destacamos os seguintes instrumentos que são soluções pensadas para atender a NR-10 e possuem certificações quanto a categoria de segurança, fundamentais para manutenções corretivas :

O Fluke 233 é um multímetro digital com display removível , tem a vantagem de permitir que o seu display seja colocado onde possa ser visto mais facilmente, liberando as mãos dos operadores o que aumenta muito a segurança durante as manutenções.

imagem29

Clique para obter informações adicionais sobre Fluke 233

 

O Fluke 381 é um alicate amperímetro que possui garra flexível e display removível. Estas características aumentam o acesso aos pontos de medição e a segurança para o operador.

imagem30

Clique para obter informações adicionais sobre Fluke 381

 

O Fluke 771 é um alicate miliamperímetro especialmente projetado para atender necessidades de processos industriais. Entre outras coisas permite medir a corrente proporcional de 4 a 20mA sem interromper o loop.

imagem31

Clique para obter informações adicionais sobre Fluke 771

 

O Fluke VT-04 é um termômetro por infravermelho com apresentação visual de mapa de calor que preenche a lacuna entre os termômetros de IR de baixo custo e as câmaras termográficas de custo elevado, que são mais recomendadas para preventivas e preditivas. Com esta ferramenta o usuário tem uma visão completa da imagem térmica do dispositivo em teste.

imagem32

Clique para obter informações adicionais sobre Fluke VT-04 ou VT-04A

 

O Tektronix THS 3014 TK é um osciloscópio que vai muito além de simplesmente mostrar formas de onda no domínio do tempo. Com baterias recarregáveis e quatro canais isolados ele é uma poderosa ferramenta para analise de camadas físicas dos sinais elétricos em uma planta industrial.

imagem33

 

Clique para obter informações adicionais sobre Tektronix THS 3014 TK

 

O Picoscope 3206MSO é um osciloscópio USB com dois canais analógicos e 16 digitais o que permite aos usuários correlacionarem informações lógicas com analógicas em sistemas de controle a automação. Esta é uma característica importante visto que muitos equipamentos elétricos de potencia são controlados por dispositivos digitais.

imagem34

 

Osciloscópio PC Picotech da série 3000

Clique para obter informações adicionais sobre osciloscópios Picoscope

 

O Fluke 718-300G é um calibrador de pressão que juntos com módulos de diferentes faixas de pressão, são excelentes ferramentas para calibração de transmissores de pressão em campo.

imagem35

Clique para obter informações adicionais sobre  Fluke 718

Clique para obter informações adicionais sobre  Fluke 719Pro-300G

 

O Fluke 9142A-P-156 é um bloco seco metrológico para calibração de transmissores de temperatura em campo.

 

imagem36

Clique para obter informações adicionais sobre  série Fluke 914XA

 

Instrumentos de manutenção preventiva

Ferramentas de manutenção preventiva se confundem com os instrumentos usados para manutenções preditivas, sendo assim vamos nos referir a estes equipamentos como ferramentas para manutenções planejadas.

Instrumentos de manutenção preditiva

A manutenção preditiva tem como base a filosofia de usar a condição operacional real dos equipamentos da planta industrial para otimizar a operação total da planta. Consiste de um programa abrangente de gerência de manutenção que utiliza uma combinação das ferramentas mais efetivas para obter a condição operacional real de sistemas.

A manutenção preditiva é um programa de manutenção preventiva acionado por condições.

Ao invés de se basear em estatística de vida média dos equipamentos da planta industrial (exemplo tempo médio entre falhas) para programar atividades de manutenção, a manutenção preditiva usa monitoramento direto das condições mecânicas, elétricas, térmicas, desgastes, fadigas, rendimento do sistema entre outros indicadores para determinar o tempo médio para falha real ou perda de rendimento para cada máquina.

Através do acompanhamento sistemático das variáveis que indicam o desempenho dos equipamentos, define-se a necessidade da intervenção. A manutenção preditiva privilegia a disponibilidade, pois as medições e verificações são efetuadas com o equipamento em funcionamento.

 

Instrumentos de manutenção planejada (preventiva ou preditiva)

Analise termográfica

Termografia consiste de um ensaio não destrutivo, que se utiliza de dispositivos ópticos eletrônicos para detectar e medir a radiação infravermelha, e correlacioná-la com a temperatura da superfície . Conheça as câmeras infravermelhas da série Fluke TiS . Elas oferecem boa qualidade de imagem por um preço acessível. Com resolução espacial até 84% melhor do que os modelos concorrentes e tela até 32% maior, você pode ver mais detalhes em cada imagem, mesmo estando distante — detalhe que pode indicar um possível problema.

imagem37

Clique para obter informações adicionais sobre série de termovisores Fluke TiS

Termografia conceitos e ferramentas

Analise da qualidade de energia

O Fluke 435 série II captura valores RMS de tensão, corrente e frequência de sistemas trifásicos e suporta as seguintes aplicações; Eficiência de inversores de energia, contabilização da energia, avaliação da energia, diagnóstico rápido de problemas, detecção e prevenção de problemas de qualidade da energia antes de causarem paradas na operação, análise de longo prazo de problemas intermitentes  e estudos de carga.

imagem38

Clique para obter informações adicionais sobre o Fluke 435 série II

Clique para saber mais sobre qualidade de energia , considerações e ferramentas

 

Analise de vibração

O Fluke 805 é conhecido com uma caneta de vibração ou verificador de rolamentos pois é um dispositivos de rastreio de vibração em um ponto único. Ao invés de olhar para os detalhes de vibração (ou seja, análise de espectral), este instrumento simplesmente calcula a vibração global ou condição do rolamento e fornece um único número.  A vibração global é importante para acompanhar evolução de uma falha em conformidade com a ISO 10816, programar os níveis de alarme e executar  testes  do tipo GO / NO GO.

imagem39

Clique para obter informações adicionais sobre o Fluke 805

Clique para obter informações adicionais sobre o Fluke 805 FC

O Fluke 810 é um testador de vibração para identificação e solução de problemas mais avançados de vibração, para ser usado por equipes de manutenção mecânica que precisam de respostas imediatas. Sua exclusiva tecnologia de diagnóstico ajuda na identificação e na priorização rápida de problemas mecânicos, colocando a experiência de um analista de vibração em suas mãos. As medições de vibração gerais e os diagramas de espectro fornecem aos técnicos a capacidade de avaliar rapidamente o estado geral da máquina, enquanto os relatórios aprimorados e as recomendações práticas proporcionam a confiança necessária para tratar dos problemas críticos pela primeira vez.

imagem40

Clique para obter informações adicionais sobre o Fluke 810

Clique para obter informações adicionais sobre o alinhador a laser Fluke 830

 

O Picoscope 4224 é um osciloscópio USB com 2 canais e 12 bits de resolução, ideal para uso com sensores eletromecânicos (acelerômetros) na função FFT para analise espectral de vibrações .

imagem41

Clique para obter informações adicionais sobre os osciloscópios da série Picoscope 4000

 

Testes de Isolação

O Fluke 1507 reuni funções de multímetro digital com um testador de isolação ideal para manutenções planejadas, trabalhando na faixa de 0,01MΩ a 10GΩ e tensão de teste do isolamento de 50V, 100V, 250V, 500V, 1000V.

imagem42

Clique para obter informações adicionais sobre o  Fluke 1507 e 1503

O Fluke 1555C oferecer testes de isolamento digital de até 10kV, tornando esta ferramenta ideal para testar uma ampla gama de equipamentos de alta tensão, incluindo comutadores, motores, geradores e cabos.

imagem43

Clique para obter informações adicionais sobre o  Fluke 1550C e 1555C

 

Instrumentos de manutenção preditiva através do controle de espessuras por ultrassom

As espessuras de estruturas metálicas tais como gasodutos, oleodutos, tanques de armazenamento e etc podem variar basicamente em função de desgastes provocados por corrosão ou erosão .

Corrosões ocorrem em função de contaminantes que atuam nos materiais da estrutura e/ou de condições adversas de operações e/ou micro organismos que vivem na superfície desta estrutura.

imagem44

 

Erosões provocam o afinamento das paredes das estruturas e é o resultado natural de pressão ou movimento de materiais através de partes curvas de dutos.

imagem45

 

O acompanhamento constante de possíveis evoluções de alterações de espessuras decorrentes de erosões ou corrosões permite a previsibilidade de uma possível falha em estruturas metálica.

Como muitas destas estruturas se encontram dentro de áreas com atmosfera com elevado risco de explosão, os instrumentos de teste que podem ser utilizados deverão ser intrinsecamente seguros ou a prova de explosão. O medidor de espessura CorDEX UT5000 é intrinsecamente seguro e possui leitor com tecnologia RFID, que permite a leitura e memorização de TAGs de RF para geração automática de uma base de dados referente as inspeções periódicas, que permite a previsão de falhas decorrentes de desgastes da estrutura.

imagem46

Clique para obter informações adicionais sobre o  CorDEX UT5000

 

Instrumentos de manutenção para áreas classificadas :

Muitas vezes em ambientes industriais, necessitamos usar algumas das ferramentas listadas acima e locais onde existe risco de explosão.

Área classificada é na PerCon

Clique para consultar área classificada

 

Instrumentos de manutenção são na PerCon

Instrumentos de manutenção podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Instrumentos de manutenção