Gases de calibração, a calibração de detectores de gases é baseada no método comparativo através do qual a indicação do instrumento é comparada com o valor assumido como verdadeiro de referência que é oferecido pelo gás de calibração utilizado . Conhecer e garantir a rastreabilidade do cilindro de calibração é fundamental no processo de calibração.
Clique e saiba mais sobre gases de calibração e verificação de detectores de gases .
Gases de calibração ( MRC)
Rastreabilidade
Como podemos garantir que medidas feitas em diferentes países mantenham a relação entre elas? A solução foi estabelecer a rastreabilidade metrológica que comparar um valor de medição desconhecido com um valor conhecido (com incerteza estabelecida), que por sua vez é ligado a um outro valor conhecido, e assim sucessivamente. Cada valor conhecido tem uma incerteza de medição menor do que o valor desconhecido.
Rastreabilidade de cilindros de calibração
Detectores de gases são calibrados através de medições feitas em comparações com as concentrações dos gases dos cilindros de calibração . Sendo assim , os fabricantes destes cilindros devem garantir sua rastreabilidade . Tendo em vista a importância desta garantia e com o objetivo de assegurar a rastreabilidade, o Inmetro obriga ( Item 7.7 da NIT DICLA 030) , que os laboratórios acreditados que fazem parte da RBC ( Rede Brasileira de Calibração ) , calibrem obrigatoriamente detectores utilizando MATERIAL DE REFERÊNCIA CERTIFICADO ( MRC ). O Material de referência deve ser sempre acompanhado de uma documentação emitida por uma entidade reconhecida, a qual fornece um ou mais valores de propriedades especificadas com as incertezas e as rastreabilidades associadas, utilizando procedimentos válidos. Os MRCs devem atender integralmente a norma internacional ISO GUIDE 34.
Uma das maiores diferenças entre calibrações feitas por empresas acreditadas e as não acreditadas é a utilização de material de referencia certificado ( MRC ) e a consequente garantia da rastreabilidade. Outra diferença é o fato de que laboratórios acreditados são adequados a ISO17025 e periodicamente avaliados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro .
Clique em assuntos relacionados :
Assistência técnica de detectores de gases é na PerCon
Treinamento de detectores de gases
Manutenção de detector de gases – reparo e calibração
Locação de detector de gases – Programa LOCAR
Troca de detector de gases com reparo inviável – PROGRAMA RECICLAR
Monitoramento de gases em tempo real com o sistema iNet® Now
Treinamento de detectores de gases
Assistência técnica de detectores de gases
Bump test ou teste de verificação
Clique e conheça os cilindro de calibração
Clique e conheça as estações Microdock
Clique e conheça o sistema de gestão Inet
Clique e conheça os serviços de calibração acreditados
Ventis Pro é o detector de gases para as aplicações do futuro
Detector portátil de quatro ou cinco gases Ventis™ Pro Series
Monitor de área para espaços confinado
Teste de verificação ou bump test
Noções básicas sobre detectores de gases
Tipos de sensores de detectores de gases
Calibração de detectores de gases
Aluguel de detectores de gases
Segurança e saúde em espaço confinado
Detectores para compostos voláteis
Sensores de gás – princípios e tecnologias
Diferença entre calibração e teste de verificação
Precisão e exatidão em detectores de gases
Gases de Calibração como Material de Referencia Certificado (MRC)
Gases de Calibração para detectores de gases como material de referencia certificado ( MRC ) podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369
Clique para obter informação adicional