Gases e análise com tecnologia de infravermelho não dispersivo (NDIR)
Gases e analisadores NDIR
Gases, a tecnologia NDIR (Infravermelho Não Dispersivo) quantifica os gases conhecidos. Embora a tecnologia NDIR exista há muito tempo com a marca ANDROS® , foi a LumaSense Technologies a pioneira na análise de gases com a tecnologia NDIR para emissões automotivas e monitoramento de pacientes.
Gases e análise com a tecnologia de infravermelho não dispersivo (NDIR)
A tecnologia de infravermelho não dispersivo (Non-Dispersive Infrared – NDIR) utiliza um emissor infravermelho de banda larga, que cobre todos os comprimentos de onda para medição de um determinado conjunto de gases. Filtros óticos passa banda permitem a passagem de comprimentos de onda que podem ser absorvidos por esses gases. O espectro infravermelho para gases de uma combustão típica de gasolina é mostrado abaixo.
Cada filtro passa banda é conectado a um detector infravermelho. O detector produz um sinal que é proporcional à energia infravermelha absorvida pelo gás de interesse. Este sinal é processado eletronicamente e gera informações como concentração de gás, representadas nas unidades adequadas.
O NDIR é o coração do nosso conjunto de produtos SmartDGA projetados para a indústria de energia para análise de gás dissolvido (DGA) de transformadores e comutadores de derivação de carga (LTCs).
Com os módulos ANDROS® NDIR, o custo da medição de gás é bastante reduzido porque nossos módulos podem medir vários gases e a calibração de campo não é necessária usando nossa abordagem única de caminho único.
Gases , analise com tecnologia Andros NDIR
Fornecendo apenas no mercado OEM, o foco dos produtos Andros NDIR é o de atender a necessidades específicas de medição nas principais aplicações, através da escolha de filtros ópticos passa banda apropriados para a medição. Nosso maior objetivo é desenvolver produtos NDIR para produção em larga escala, mantendo as características de alto desempenho, qualidade e confiabilidade, a um valor honesto para nossos clientes.
Principais características:
- Alta reprodutibilidade entre os lotes fabricados
- Inspeção prévia , configuração, calibração e verificação final automáticos
- Protocolo de comunicação bem definido para facilitar a integração
- Requisitos mínimos para expansão em campo
- Desenvolvimento modular, facilitando a manutenção
- Atende a diversos requisitos de conformidade como o RoHS
- Fabricado em conformidade com a ISSO 9001:2000 e a ISSO 13485
Os principais componentes dos sensores de gás NDIR são: uma fonte de infravermelho (IR) (lâmpada), uma câmara de amostragem de gás ou tubo de luz, um filtro óptico de banda e o detector de infravermelho. O gás é bombeado ou difunde-se para a câmara de amostra e a concentração de gás é medida oticamente pela sua absorção de um comprimento de onda específico no espectro IR. A luz infravermelha é direcionada através da câmara de amostras em direção ao detector. O detector possui um filtro óptico à sua frente que elimina toda a luz, exceto o comprimento de onda que as moléculas de gás selecionadas podem absorver (veja o diagrama).
O sinal IR da fonte é modulado para que os sinais térmicos de fundo possam ser deslocados do sinal desejado. Em algumas aplicações, pode ser necessário compensar a presença de gases não alvo que absorvem na mesma porção do espectro infravermelho.
O processo automático de calibração permite a caracterização de cada gás em seu respectivo canal, e corrige eventuais interferências entre canais. Esse processo é realizado em diferentes temperaturas para determinar o coeficiente de temperatura de cada canal. Ao término de uma calibração bem-sucedida, as informações da curva de calibração e coeficientes de calibração são armazenados na memória flash da unidade.
Nossos engenheiros de aplicações e cientistas trabalham em estreita colaboração com os clientes para determinar o que é necessário para uma medição de gás precisa.