Forno horizontal  para calibração de termopares Fluke 9118A é uma fornalha de tubo horizontal, de extremidade aberta, com faixa de temperatura de 300 °C a 1.200 °C. Ela é usada para a calibração de comparação de termopares de metais nobres e básicos por laboratórios de alta temperatura secundários e oficinas de instrumentos em setores como aeroespacial, automobilístico, energia, metais e plásticos. A 9118A é a fornalha mais precisa, confiável e flexível em sua classe, atendendo às condições de calibração de termopares de alta temperatura.

Fluke 8118A Fluke 9118A I

 

Forno horizontal para calibração de termopares

Principais características

Sete características principais destacam o forno horizontal 9118A entre os outros fornos de calibração de alta temperatura:

  1. Ampla faixa de temperatura para atender a maioria das aplicações de alta temperatura

Padrões e diretrizes, como a AMS 2750 e EURAMET cg-8, exigem que um termopar seja calibrado em toda a faixa de temperatura na qual é utilizado. A faixa de temperatura de 300 °C a 1.200 °C da 9118A abrange a maioria das aplicações de alta temperatura.

  1. Configuração flexível para calibração de uma ampla variedade de tipos de termopares

O forno horizontal 9118A pode ser usado com ou sem um bloco isotérmico, o que aumenta a carga de trabalho de calibração que pode ser realizada com apenas um forno:

  • Configuração do forno de tubo (sem o bloco isotérmico): termopares com base metálica normalmente são revestidos com materiais maleáveis, como fibra de vidro trançada ou PTFE. Durante a calibração, eles são fixados em torno de um termômetro de referência com um fio ou fita de fibra de vidro e inseridos em um forno de tubo.
  • Configuração de bloco isotérmico: termopares revestidos com metal ou cerâmica geralmente são produzidos com termo elementos de metal nobre e por isso têm exigências mais elevadas de precisão de calibração. O bloco isotérmico, que acomoda até quatro sondas de 6,35 mm, melhora a transferência de calor e a estabilidade da temperatura. Isso iguala melhor a temperatura entre a sonda de referência e a UUT, o que diminui a incerteza da medição em comparação com a calibração sem um bloco.

A configuração do forno pode ser rapidamente alterada ao selecionar os parâmetros de calibração armazenados no controlador para a configuração desejada e ao inserir ou remover o bloco isotérmico cerâmico ou de alumina.

  1. A melhor da categoria em estabilidade e uniformidade para precisão da calibração

A uniformidade axial e radial, além da constante estabilidade da temperatura com o tempo, são fatores fundamentais que contribuem para calibrações de termopar precisas.

Para minimizar gradientes de temperatura axiais, três zonas de aquecedor ativamente controladas compensam diferenciais de temperatura entre a zona central e as zonas dianteira e traseira. Termopares do tipo S, que são menos suscetíveis a oscilação do que outros tipos, são usados para controle da zona e corte. A uniformidade de temperatura axial ao usar o bloco isotérmico é de ± 0,2 °C em uma zona de 60 mm (2,4 pol) da zona de imersão total a 1.200 °C.

A uniformidade radial (orifício a orifício) é de ± 0,25 ºC a 1.200 °C com uso de bloco isotérmico. E de ± 0,5 °C em uma zona de 14 mm (0,6 pol) de diâmetro no centro do tubo da fornalha sem um bloco.

Ao usar o bloco isotérmico, a estabilidade de temperatura é de ± 0,1 °C ou melhor sobre a faixa de temperatura total do forno.

Nenhuma outra fornalha de calibração em sua classe se aproxima desse nível de desempenho para ambos os modos de operação.

  1. Controle de ponto de ajuste automatizado para melhorar a produtividade do laboratório

Um controlador programável exclusivo, disponível em nove idiomas (inglês, chinês, francês, alemão, japonês, coreano, português, espanhol e russo), permite que os técnicos automatizem o controle do ponto de ajuste de temperatura em até oito pontos de ajuste de temperaturas, a taxa de rampa da temperatura e o tempo durante o qual a fornalha controla cada ponto de ajuste.

A automação e a coleta de dados podem ser ainda mais melhoradas quando o Super-DAQ Fluke 1586A é conectado ao forno horizontal 9118A por meio da interface RS-232. O Super-DAQ pode ser programado para controlar os pontos de ajuste das temperaturas da fornalha e coletar dados de todos os sensores em teste após a fornalha ter se estabilizado dentro dos parâmetros definidos pelo usuário. Após os dados terem sido coletados na primeira temperatura programada, o Super-DAQ avançará a fornalha para as demais temperaturas programadas, coletando dados em cada ponto de ajuste. Após ter configurado e iniciado o teste, o técnico pode se afastar e continuar a trabalhar em outras atividades.

  1. O bloco não metálico ajuda a minimizar a contaminação do termopar

Fornalhas de calibração com blocos metálicos podem contaminar os termopares, fazendo com que sua precisão oscile com o tempo. Para minimizar o risco de contaminação, o bloco da fornalha e o bloco isotérmico do forno horizontal 9118A são construídos de alumina cerâmica não metálica. Isso elimina a necessidade de proteger os termopares em teste com o oneroso revestimento cerâmico, o que reduz o custo de propriedade.

  1. Grande profundidade de imersão para suportar a maior parte das calibrações de termopar

Os padrões do setor, como a AMS2750, recomendam calibrar termopares em sua profundidade de inserção de trabalho normal. A profundidade de imersão do forno horizontal 9118A é de 365 mm (14,4 pol), com o bloco isotérmico, e de 350 mm (13,8 em), para o ponto central da fornalha sem um bloco. Essa profundidade de imersão é adequada para a maioria das calibrações de termopar. O tubo do forno com 40 mm x 700 mm (1,6 x 27,6 pol), de extremidade aberta, também pode ser útil ao calibrar termopares multi junção ou ao testar bobinas de termopar por amostragem.

  1. Controle dinâmico do aquecedor e cortes para confiabilidade e segurança

o forno horizontal 9118A controla o nível de corrente do aquecedor abaixo de 100% para evitar que os elementos do aquecedor superaqueçam. Isso melhora a confiabilidade e a vida útil do aquecedor. Cortes de sobre temperatura redundantes estão incluídos no forno horizintal 9118A para garantir a operação segura da fornalha. Incluem sobre temperatura, termostato do chassi, falha da ventoinha, falha de controle do termopar e cortes programáveis pelo usuário.

Clique para obter informação adicional

Forno horizontal