A fabricação de papel é uma indústria competitiva em que reduzir os custos de funcionamento e aumentar os lucros é um desafio constante. O processo de fabricação de papel, o qual é baseado na remoção de água através de drenagem, prensagem mecânica e da aplicação de calor, tem várias fases diferentes que podem fornecer uma impressão térmica.  A utilização de equipamento de infravermelhos para monitorizar estas fases, bem como prevenir a falha elétrica e mecânica realizando a manutenção preventiva tradicional com tal equipamento, pode resultar num produto de elevada qualidade e minimizar os custos ao evitar falhas de equipamentos com perdas de produção .

 

Camera termografica é na PerCon Termovisor é na PerCon

 

Fabricação de papel com termografia no processo industrial

Fase de Secagem – As imagens por infravermelhos fornecem um excelente método para monitorização de uma das partes mais difíceis do processo de fabricação de papel, a fase de secagem.  A raia de frio em direção ao extremo do rolo de papel é causada pelo arrefecimento por evaporação.  Isto corresponde a variações de umidade resultantes de secagem irregular. As alterações feitas no processo de secagem para corrigir este problema podem ser imediatamente monitorizadas em todos os passos da produção.

Listras de umidade em papel – Os chuveiros de alta pressão são utilizados para manter a secção de prensagem de tecidos limpa. Ocasionalmente, o padrão de fluxo do chuveiro é transferido para o rolo de papel e estes padrões podem ser identificados através de imagens por infravermelhos. Esta condição pode causar problemas na secção de secagem, tais como o enferrujamento de rolos de retorno que leva ao desgaste prematuro do tecido do secador. Além disso, se o papel tiver listras molhadas pode ter um efeito prejudicial na qualidade e no desempenho do papel num processo de conversão e impressão subsequente. Consequentemente, as câmaras de infravermelhos podem desempenhar um papel importante na identificação e na eliminação da causa de tais padrões antes de danos significativos serem sofridos.

Fugas de Vapor – As fugas de vapor em bobinas de vapor para o sistema de ventilação de bolso da seção de secagem podem ser identificadas durante uma inspeção de infravermelhos da máquina de papel. Tais fugas podem levar a que a máquina de papel tenha frequentes quebras, o que pode ter um efeito adverso sobre a produção. Em virtude de uma única análise por infravermelhos, não só se previne inconvenientes futuros, como a fábrica de papel ganha milhares de dólares no aumento da produção.

Parte elétrica – As fábricas de papel, tal como outras unidades fabris, podem viver períodos de inatividade inesperados devido a falha de um componente elétrico, tal como barramentos elétricos, divisões de linha, desativações de comutadores, transformadores, disjuntores e painéis de distribuição. Estas falhas podem ser facilmente descobertas antes do tempo utilizando o equipamento de infravermelhos e corrigidas antes de uma avaria parar a produção.

Parte mecânica – A inspeção regular por infravermelhos em sistemas mecânicos, tais como rolamentos de motores, rolamentos de rolos, correias e caixas velocidade pode ser realizada e o trabalho de manutenção pode ser programado se forem observados “pontos quentes”.

 

Termografia em fabrica de papel é na PerCon

 

Clique em assuntos relacionados :

Termografia conceitos e ferramentas

Clique para conhecer soluções para medidas de temperatura

Processamento de alimentos com suporte da termografia

Segurança alimentar com monitoramento da temperatura

Alimentos, segurança e qualidade

Petroquímica , termografia no processo de refino

Plástico, termografia no processo industrial

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Fabricação de papel com termografia no processo  industrial

Fabricação de papel com termografia no processo  industrial é na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Fabricação de papel