Detectores de gás, exatidão, precisão e desvio, qualquer discussão sobre estas questões, devem começar com um entendimento fundamental dos termos utilizados. Normalmente, exatidão é utilizada de forma intercambiável com precisão. No entanto, os significados de exatidão, precisão e desvio em termos científicos possuem definições muito específicas, que geralmente diferem do significado popularmente utilizado em conversas.

Detectores de gás – Exatidão

Exatidão é definida como a diferença entre uma medição e um padrão acordado. No contexto dos detectores de gás, caso um gás seja mensurado em 9,5 ppm, mas o valor aceito seja de 10 ppm, há uma diferença de 0,5 ppm. Esta diferença de 0,5 ppm é uma inexatidão ou um valor de 10%. Os erros de exatidão nos detectores de gás estão relacionados aos erros acumulados nos padrões utilizados para desenvolver o método do firmware/software de monitoramento do gás.

Detectores de gás – Precisão

Precisão é a reprodutibilidade de uma medição. Como são realizadas muitas leituras, o desvio das leituras de outras leituras no grupo define a precisão. Esta “dispersão” é um fenômeno aleatório ou indeterminável. Os erros de precisão nos detectores de gás são causados principalmente pelas diferenças na pressão de enchimento da célula de amostra, e em menor quantidade, pela temperatura e umidade

Detectores de gás – Desvio

Os desvios são classificados como “aleatórios” ou “fixos”. Desvios aleatórios serão estatisticamente cancelados, pois alguns irão aumentar a medição enquanto outros irão reduzi-la. Desvios fixos irão, consistentemente adicionar ou reduzir o resultado de uma medição. Uma balança que lê 0,25 libras mais que o real, por exemplo. Caso fossem feitas três medições de um peso de 100 libras (45 kg), cada leitura seria de 100,25 libras, se não houvesse outros desvios.

Detectores de gás – Uma analogia com exatidão e precisão

Talvez a forma mais fácil de ilustrar a diferença entre exatidão e precisão é utilizar a analogia de dados jogados em um tabuleiro de dardos. A mosca representa um padrão conhecido.

Detectores de gás – Exatidão ruim, precisão boa

Detector Fixo - Exatidão Ruim, Precisão BoaNa Figura ao lado, os dardos são agrupados em um padrão preciso, embora inexato. Ao fazer um ajuste que resulte nos dardos caindo na parte mais inferior e à esquerda, isso resultaria tanto em exatidão quanto em precisão. Isso é análogo por ter um instrumento calibrado para gerar melhores resultados.

Detector Fixo - Exatidão Boa, Precisão RuimDetectores de gás – Exatidão boa, precisão ruim

Na Figura ao lado, os dardos caem próximo ao padrão aceitável (mosca), mas não há consistência. Isto representa uma situação de exatidão sem muita precisão. Os erros de precisão podem ser causados por equipamentos ou métodos com falhas.

Detectores de gás – Exatidão boa , precisão boa

Detector Fixo - Exatidão Boa, Precisão Boa

Na Figura ao lado, os dardos caem próximo ao padrão aceitável (mosca), com consistência. Isto representa uma situação de exatidão com precisão. A exatidão em termos científicos é definida como exatidão e precisão juntas.

 

Fica claro que a exatidão e a precisão são dois conceitos muito diferentes, mas ambos compõem a exatidão. E todos os conceitos acima são o que realmente definem o desempenho de um Detector Infravermelho de Gases Hidrocarbonetos.

Assim, apresentamos abaixo especificações técnicas do Detector Searchpoint OPTIMA Plus, que utiliza a melhor configuração óptica possível, resultando num desempenho e qualidades superiores.

 

Clique para assuntos relacionados

Monitor de área Radius BZ1

Monitoramento de perímetro ou cerca de monitoramento usando Radius ™ BZ1

Tanque de armazenamento, monitoramento com o monitor de área Radius ™ BZ1

Monitoramento de espaço confinado com monitor de área Radius™ BZ1

Detector portátil de quatro ou cinco gases Ventis™ Pro Series

Monitor de área para espaços confinado

Teste de verificação ou bump test

Noções básicas sobre detectores de gases

Tipos de sensores de detectores de gases

Espaço confinado

Calibração de detectores de gases

Industrial Scientific

Aluguel de detectores de gases

Segurança e saúde em espaço confinado

Detector de gases

Monóxido de carbono CO

Detectores para compostos voláteis

Sensores de gás – princípios e tecnologias

Riscos atmosféricos

Calibração no cliente

Riscos com amônia NH3

Monitoramento de vazamento

Diferença entre calibração e teste de verificação

Metrologia

 

Detectores de gás

Clique para obter informação adicional