Detecção de gases em processos agrícolas e industriais, o armazenamento de produtos agrícolas em silos e armazéns são indispensáveis tanto na produção de grãos, quanto no processamento industrial de alimentos. Entretanto, por suas dimensões e complexidades, podem ser fonte de vários e graves acidentes do trabalho.
As indústrias produtoras de alimentícios e as unidades armazenadoras de grãos, possuem alto potencial de risco de incêndios e explosões. O processo industrial que inicia com a chegada dos grãos que ao serem descarregados produzem uma enorme nuvem de poeira, em condições e concentrações propícias a uma explosão. O acúmulo de poeiras no local de trabalho representa um risco de incêndio muito grande. Isso ocorre quando, uma superfície de poeira de grãos é aquecida até o ponto de liberação de gases de combustão que, com o auxílio de uma fonte de ignição com energia, dá início ao incêndio. Além disso, a decomposição de grãos pode gerar vapores inflamáveis; se a umidade do grão for superior a 20%, poderá gerar metanol, propanol ou butanol. Os gases metano e etano, também produzidos pela decomposição de grãos, são igualmente inflamáveis e podem gerar explosões.
Detecção de gases em processos agrícolas e industriais
Os silos e armazéns são frequentemente locais fechados, onde a atmosfera local pode trazer riscos aos trabalhadores que atuam em seu interior, estes locais são conhecidos como espaços confinados e são objeto da norma trabalhista NR33 – SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS .
Os maiores riscos em espaços confinados são a queda do nível mínimo de oxigênio (O2), a presença em níveis perigosos de gases tóxico ( H2S e CO) e presença de gases explosíveis ou inflamáveis acima do nível inferior de explosividade (LEL).
Essas explosões ocorrem frequentemente em instalações agrícolas ou industriais onde são processados farinhas tais como farinha de trigo, de milho, de soja, de cereais ou particulados entre outros o açúcar, arroz, chá, cacau, couro, carvão e madeira .
Apesar do milho ser considerado um dos grãos mais voláteis e perigosos, toda poeira de grãos é potencialmente perigosa . Entre os exemplos mais frequentes de espaços confinados estão equipamentos ligados as diversas atividades da agroindústria tais como; silos, armazéns, tonéis (vinho/aguardente e etc) , reatores, colunas de destilação, vasos, cubas, tinas, misturadores, secadores, moinhos, depósitos, tanque de agrotóxicos e caminhão tanque entre outros.
Clique para saber mais sobre espaço confinado e seus conceitos básicos
Os parâmetros críticos para explosão de poeiras
- O tamanho da partícula: < 0,1 mm;
- A concentração da poeira: 40 a 4.000 g/m3;
- O teor de umidade do grão: <11 %;
- O índice de oxigênio no ar: > 12%;
- A energia de ignição: > 10 a 100 MJ (Mega Joule);
- A temperatura de ignição: 410 a 600 graus C .
Ações recomendadas para diminuir o risco de explosões
- Proceder à limpeza frequente do local;
- Evitar fontes de ignição (solda, fumo, etc.);
- Manutenção periódica dos equipamentos;
- Peças girantes devem trabalhar sem pó;
- Instalar bom sistema de aterramento (eletricidade estática);
- Nunca varrer o armazém; usar o aspirador de pó;
- Equipar elevadores, balanças e coletores de alívios contra pressões;
- Usar sistemas corta-fogo em dutos de transporte, e outros;
- Cuidados com ventiladores e peças girantes (faíscas);
- Manter umidade do local => 50% (ambiente seco é explosivo).
- Identificar espaços confinado e áreas classificadas nas plantas industriais pois elas obrigam cuidados especiais para trabalhos com segurança .
Clique para saber mais sobre áreas classificadas em atmosferas explosivas
Detecção de gases
Para o trabalhos com segurança em espaços confinados , existem aparelhos que indicam a concentração de gases perigosos no interior dos silos (e demais espaços confinados), que dão segurança ao operário que vai adentrar nesse recinto. Entre estes equipamentos destacam-se os detectores fixos , os detectores portáteis com e sem bomba , as estações de verificação e calibração automáticas , os monitores de área e os sistemas com gestão centralizada de detecção de gases .
Clique catálogo 2017 da Industrial Scientific
Clique para saber mais sobre detectores de gases noções básicas
Clique para saber mais sobre detecção de gases e os tipos de sensores
Clique para saber mais sobre detector de gases para espaço confinado
Clique para saber mais sobre aluguel de detectores de gases e instrumentos de teste
Clique para saber mais sobre detectores monogás
Clique para saber mais sobre detectores multigases
Clique para saber mais sobre monitor de áreas
Clique para saber mais sobre sistema automático de detecção de gases
Ventis Pro é o detector de gases para as aplicações do futuro
Calibração de detectores de gases
Calibração , verificação , ajuste , certificado de calibração e acreditação . Compreender o real significado de cada um destes termos pode evitar erros graves na interpretação correta de normas técnicas e trabalhistas .
Clique para saber mais sobre calibração de detectores de gases
Clique em assuntos relacionados a alimentos :
Termografia conceitos e ferramentas
Processamento de alimentos com suporte da termografia
Alimentos, segurança e qualidade
Detecção de gases em processos agrícolas é na PerCon
Detecção de gases em processos agrícolas, serviços de reparo e calibração bem como outras soluções de segurança do trabalho podem ser encontradas na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369
Clique para obter informação adicional