Calibração e metrologia são termos muito importante para manutenção da performance de qualquer instrumento de medida o que certamente inclui detectores de gases.

Smart 3G C e D Gr1Tango TX1Monitoramento com o monitor de área Radius ™ BZ1

Calibração e metrologia

Calibração e metrologia – O que é metrologia ?

Metrologia é a ciência da MEDIÇÃO e suas aplicações, ou seja, a ciência que se ocupa do campo do conhecimento relativos às medições. Apesar de ser uma ciência antiga, tem ganhado relevância na atualidade através dos impactos que ela gera em atividades fundamentais para a sociedade relacionadas a COMPETITIVIDADE por garantir resultados na CONFIABILIDADE E CREDIBILIDADE das organizações . Gas Detection Basics CONFIABILIDADE E CREDIBILIDADE das organizações .

Calibração e metrologia – O que é calibração ?

calibração é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.

Calibração e metrologia – Por que calibrar instrumentos de medição ?

A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a Garantia da Qualidade da Fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a Qualidade Final do Produto.

 

Calibração e metrologia – Com que frequência que um instrumento necessita ser calibrado ?

Detecção de gases

  • A frequência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a frequência de utilização do mesmo. Por exemplo: Um instrumento pode ter uma periodicidade de calibração de 1 ano e ser usado raramente.
  • Outro instrumento que já é usado mais frequentemente deve ter uma periodicidade menor, por exemplo, 6 meses. Não é uma regra, existem diversos estudos para se saber a frequência ideal de calibração de um instrumento, mas é sempre importante analisar aonde e como o instrumento é usado antes de se estipular um período.

A importância da ABNT NBR ISO/IEC 17025

O estabelecimento de um sistema de comprovação eficiente para a calibração é um fator indispensável . A norma internacional que fornece informação para tal fim é a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 . Esta norma Gas Detection Basics informação para tal fim é a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 . Esta norma estabelece os requesitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

A importância das normas na calibração 

Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

Associação Associação Brasileira Brasileira de Normas Técnicas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável responsável pela normalização normalização técnica técnica no país, fornecendo fornecendo a base necessária necessária ao O que é Norma? Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. Gas Detection Basics desenvolvimento desenvolvimento tecnológico tecnológico brasileiro brasileiro.

Calibração rastreada

Estabelecer a rastreabilidade metrológica é comparar um valor de medição desconhecido com um valor conhecido (com incerteza estabelecida) , que por sua vez é ligado a um outro valor conhecido e assim sucessivamente. Cada valor conhecido tem uma incerteza de Gas Detection Basics medição menor do que o valor desconhecido . Calibrações rastreadas a RBC são calibrações feitas por padrões que foram calibrados dentro da Rede Brasileira de Calibração.

Calibração de detector de gases

Seja na área de manufatura de processo ou de serviços, mais cedo ou mais tarde, por uma dezena de motivos, equipamentos e instrumentos de qualquer setor industrial precisam passar pelo processo de calibração. Esse tipo de serviço é vital para garantir a qualidade do processo e de extrema importância para que o país amadureça o mais breve possível nessa questão. O motivo é muito simples: O serviço de calibração está intimamente ligado ao Metrologia Gas Detection Basics questão. O motivo é muito simples: O serviço de calibração está intimamente ligado ao SUCESSO ou FRACASSO de empresas exportadoras. Produtos que não estejam adequados ou fora de padrões podem ter mercado restrito no exterior, ou em casos mais graves, recusados por clientes. Mesmo para empresas que não planejam exportar seus produtos, a calibração é peça importante para o mercado interno.

Qualquer instrumento é passível de calibração. Mas quem limita o serviço de calibração é o cliente no momento da compra do Instrumento. Desta forma , o que determina o envio ou não de um instrumento para calibração é a sua aplicação, pois quanto maior for a necessidade de se ter CONFIABILIDADE maior a necessidade de CALIBRAÇÃO .

Calibração e metrologia

Clique para obter informação adicional