Calibração de instrumentos de medidas

Calibração de instrumentos elétricos

Calibração de instrumentos elétricos refere-se ao processo de verificação de desempenho (ou ajuste) de qualquer instrumento que realize medições ou testes de parâmetros elétricos. Normalmente, essa disciplina é chamada de metrologia elétrica CC e de baixa frequência.  Entre os principais parâmetros, estão a tensão, a corrente, a resistência, a indutância, a capacitância, o tempo e a frequência.  Outros parâmetros (inclusive potência elétrica e fase) também estão nesse segmento da metrologia.  Frequentemente, as comparações métricas da razão de parâmetros similares são realizadas a fim de comparar um parâmetro conhecido com um parâmetro semelhante, porém desconhecido.

Calibração inicil

A calibração de instrumentos elétricos envolve o uso de dispositivos precisos. Eles avaliam o desempenho das propriedades principais de outros dispositivos, chamados de unidades sob teste (UUTs).  Como estes dispositivos precisos possuem características de desempenho bastante conhecidas em comparação com a UUT, é possível realizar a avaliação de desempenho e/ou o ajuste de calibração da UUT a fim de identificar ou reduzir erros.  Normalmente, o desempenho desses dispositivos de precisão deve ser no mínimo quatro vezes superior ao da UUT.

Os dispositivos de precisão são divididos em três categorias amplas. Geralmente, as fontes de sinais elétricos são chamadas de calibradores ou padrões. Os dispositivos de medição de precisão muitas vezes são classificados como multímetros digitais de precisão, padrões de medição ou pontes para medição de razão.

Calibração 0

Calibração de instrumentos – Calibradores e padrões
Normalmente, um calibrador é capaz de fornecer uma ampla gama de sinais de saída de precisão, como configurações de tensão a partir de alguns microvolts, subindo para milivolts e volts até chegar ao valor máximo comum de cerca de um quilovolt.Além disso, os calibradores modernos geralmente fornecem saídas para diversas funções elétricas diferentes (como tensão, resistência e corrente).
Um padrão é considerado ainda mais preciso que um calibrador.  Ele é capaz de obter um desempenho no mínimo quatro vezes melhor que um calibrador.  No entanto, seu desempenho aprimorado costuma ser limitado em comparação com um calibrador.  Muitas vezes, um padrão pode fornecer somente uma função elétrica, contando apenas com uma ou com poucas configurações de saída.
Multímetros digitais de precisão, padrões de medição e pontes para medição de razão
Os multímetros digitais (DMMs) de precisão proporcionam um desempenho de medição excelente para vários parâmetros elétricos, abrangendo diversas escalas de valores.  As funções de medição normalmente incluem tensão, corrente e resistência.  Também podem estar incluídas funções menos comuns, como frequência, capacitância, entre outras.  A categoria de desempenho mais alta de um dispositivo de medição é denominada “padrão de medição” ou até mesmo “ponte de medição”.  É comum que esses dispositivos tenham menos funções e maior desempenho do que os DMMs de precisão.
Para a realização de uma calibração adequada, há necessidades adicionais além do simples uso de dispositivos de precisão para avaliar a UUT.  Esses dispositivos de precisão também devem ser calibrados com frequência, de modo a manterem-se em conformidade com (ou ser rastreável em relação a) um padrão internacional do parâmetro avaliado.  Isso é evidenciado por uma cadeia contínua de comparações documentadas com padrões cada vez melhores.Com o tempo, essa cadeia de padrões comparados passa a incluir um padrão nacional, internacional ou intrínseco.

Fluke 8508A

 

 

 

 

 

 

Calibração de instrumentos – Produtos para calibração elétrica

A Fluke Calibration fabrica uma linha completa de calibradores multiprodutos, multifunção e elétricos, que obedecem a padrões elétricos padrão usados em laboratórios elétricos primários em todo o mundo. Acesse qualquer um deles utilizando as Conexões rápidas à direita ou encontre as descrições de cada grupo de produtos abaixo.

Padrões

Os padrões da Fluke Calibration são encontrados nos principais laboratórios de calibragem ao redor do mundo. Uma ampla gama de padrões elétricos e de frequência foram desenvolvidos para atender às necessidades atuais dos laboratórios para rastreabilidade e certificação de qualidade, sendo ao mesmo tempo portáteis, fáceis de usar e de manter. Os padrões elétricos incluem: Padrões de tensão; padrões de transferência CA/CC; padrões de medição CA; padrões de resistência; padrões de relação, shunts de corrente.

Cal I

Calibração de instrumentos – Calibradores

Os calibradores elétricos da Fluke Calibration incluem muitas soluções multifuncionais e inovadoras para ajudar os laboratórios a operar de modo eficiente, aumentar a produtividade e cumprir com as normas de qualidade atuais. Os modelos e as opções versáteis fornecem uma ampla gama de possibilidades para atender às cargas de trabalho e aos orçamentos. Os calibradores elétricos incluem: Calibradores multiprodutos; calibradores multifunção; calibradores de osciloscópios; calibradores de potência; calibradores de pressão/temperatura.

Cal II

Calibração de instrumentos – Medidores de laboratório padrão

Os medidores da Fluke Calibration têm a precisão e a versatilidade necessárias para lidar com as medições mais exigentes, na bancada ou em um sistema. Esses instrumentos são fáceis de usar e oferecem excelente valor o que os torna uma solução ideal para muitas aplicações. Os medidores de laboratório padrão incluem: Multímetros de referência, multímetros digitais de precisão e multímetros de bancada

Cal III

Software para calibração de instrumentos elétricos

Calibração de instrumentos – Software MET/CAL®

O software de gerenciamento da calibração MET/CAL® Plus é uma solução completa para automação dos processos de calibração mais o gerenciamento e o relatório dos ativos de medição. O MET/CAL é um ambiente de calibração automatizada eficiente, flexível e repleto de recursos para PCs que executam o sistema operacional Microsoft Windowss®. Ele cria e grava resultados de testes para o banco de dados SQL gerenciado pelo MET/TRACKs®. É a solução de software mais completa para profissionais de calibração. Usar o software MET/CAL permite reduzir o tempo de calibração pela metade ao automatizar completamente a carga de trabalho da calibração elétrica e RF e mais. Os processos documentados e os resultados da calibração, mais os relatórios, ajudam você a cumprir com as normas de qualidade como a ISO 9000, ANSI Z540, ISO/IEC 17025.

5080/CAL

O 5080/CAL é um software de calibração fácil de usar para o Calibador Multiproduto 5080A.

Software de calibração
O software de calibração está disponível para mecanizar todos ou parte dos muitos processos de calibração, gerenciar os dados de calibração e de ativos, assim como realizar outras tarefas úteis. A Fluke Calibration oferece uma grande variedade de aplicativos de software líderes do setor para cada uma das disciplinas de produto.

 

Calibração de instrumentos de Pressão

Pressão é uma disciplina de medição sofisticada. Mas a Fluke Calibration tem especialistas  e as soluções de produtos mais bem projetadas . Nós podemos responder a todas às suas perguntas.

Medidores de pistão

Os medidores de pistão da Fluke Calibration fornecem medições de pressão de primeiro nível de referência para alguns dos principais laboratórios ao redor do mundo. Nossa linha de medidores de pistão inclui modelos que oferecem completa automação. Nossos equilíbrios de pressão de nível primário usam uma equação fundamental para determinar a pressão gerada com níveis de incerteza muito baixos. Os modelos de medidores de pistão incluem os sistemas PG7000 e PG9000 DHI com manipulação de massa AMH automatizada e outros hardwares de automação; Os medidores de pistão 2465, 2468, 2470 e 2485 Ruska e a célula de pressão diferencial 24xx e outros acessórios de medidores de pistão; padrão de pressão muito baixa FPG8601 DHI; Padrão de pressão diferencial 2482 Ruska.

Cal IX

Calibração de instrumentos de pressão – Controlador / Calibradores

A Fluke Calibration oferece diversos modelos de calibrador/controlador de pressão para líquido e gás confiáveis e resistentes e fornece diversas opções para atender às suas necessidades de precisão, velocidade, faixa de pressão e orçamento. Os modelos incluem: Calibradores/controladores de pressão de gás PPC4 e PPC4E DHI e calibradores/controladores de pressão de gás 7250, 7252 e 7250LP Ruska; controladores de gás de alta pressão PPCH-G DHI e controladores de gás de alta pressão 7350 Ruska; controladores de pressão hidráulica PPCH DHI e controladores de pressão hidráulica 7615 Ruska.

Cal V

Calibração de instrumentos – Monitores de pressão

Cal VI

Calibração de instrumentos – Deadweight Tester

Cal VII

Calibração de instrumentos – Calibradores manuais e monitores

Os calibradores manuais são uma solução rápida e prática para gerar e ajustar a pressão ao calibrar os manômetros de pressão analógicos e outros sensores. São convenientes para aplicações de calibração móvel. Os monitores de pressão da Fluke Calibration combinam capacidade de medição de alta precisão e uma variedade de recursos exclusivos em pacotes compactos e fáceis de usar, sejam independentes ou integrados ao calibrador. Os modelos incluem testadores de peso morto eletrônicos E-DWT DHI; monitores de pressão RPM4 DHI e monitores de pressão 7050 Ruska.

Cal VIII

Calibração de instrumentos – Calibração de Air data

A Fluke Calibration oferece monitores de pressão digital, calibradores de dados de ar e padrões de laboratório para calibrações da faixa de pressão dos dados de ar. Cada um desses sistemas possui faixas de pressão, unidades de medição e recursos específicos para calibrar os conjuntos de teste dos dados de ar e os instrumentos de dados de ar em conformidade com RVSM. Os modelos incluem padrões de nível primário 2468 Ruska e ADCS-601 DHI ; controlador/calibrador de dados de ar 7750i Ruska e monitor de pressão de referência RPM4-AD DHI.

Cal IX

Calibração de instrumentos – Monitores ambientais

Cal X

Calibração de instrumentos – Acessórios de calibração de pressão

A Fluke Calibration oferece acessórios de qualidade para a geração e o controle preciso da pressão e a interconexão e a proteção dos seus instrumentos. Todos eles possuem excelente qualidade, confiabilidade e facilidade de uso que se tornaram nossa marca registrada. Os modelos incluem controladores de pressão pneumática manual 3990 Ruska e MPC1 e GPC1 DHI; geradores/controladores de pressão hidráulica MPG2 e OPG1 DHI manuais; bombas a vácuo, compressores, tubulação flexível, válvulas e outros acessórios.

Cal XI

Calibração de instrumentos – Sistemas personalizados de calibração de pressão

Nossos sistemas personalizados integram os produtos da Fluke Calibration padrão, a geração de pressão e os acessórios de controle e/ou o hardware de aquisição de dados para atender às exigências do cliente. Os sistemas podem ser carrinhos de calibração móveis ou painéis ou bancadas de instrumentos montadas em prateleiras. Sistema do controlador de pressão de gás 7250-sys Ruska e os sistemas fabricados de modo personalizado para atender às suas necessidades de aplicação.

Cal XII

Calibração de instrumentos – Software de calibração
O software de calibração está disponível para mecanizar todos ou parte dos muitos processos de calibração, gerenciar os dados de calibração e de ativos, assim como realizar outras tarefas úteis. A Fluke Calibration oferece uma grande variedade de aplicativos de software líderes do setor para cada uma das disciplinas de produto.

 

Calibração de instrumentos de temperatura

Ninguém oferece uma linha mais completa de soluções em calibração de temperatura do que a Fluke Calibration. A partir das células de ponto fixo do ITS-90 até geradores de temperatura portáteis — combinados com sistemas de termometria precisos e extremamente fáceis de usar — nós podemos auxiliá-lo nos desafios do laboratório ou no chão de fábrica. Utilize as Conexões rápidas à direita ou as descrições abaixo para explorar nossa ampla variedade de soluções.

 

Calibração de instrumentos de temperatura – Padrões primários

Os instrumentos de definição da ITS-90 (Escala internacional de temperatura de 1990) são Termômetros de Resistência de Platina Padrão (SPRTs) e células de ponto fixo ITS-90. Os SPRTs são calibrados em células de pontos fixos para fornecer a exatidão de temperatura o mais alta possível. Os principais padrões oferecidos pela Fluke Calibration incluem: SPRTs de haste longa; SPRTs em cápsula; células de ponto triplo da água; células de ponto fixo de metal; banhos de manutenção e fornos de manutenção para células de ponto fixo; resistores padrão.

Cal XIII

Calibração de instrumentos de temperatura – Banhos de calibração

Os banhos de temperatura da Fluke Calibration oferecem excelentes ambientes de temperatura para calibrações de temperatura “secundárias” ou de “comparação”. Eles proporcionam alta estabilidade e uniformidade, um grande volume de trabalho e flexibilidade para calibrar uma variedade de sensores de temperatura. Um controlador de temperatura de classe mundial e mais de 30 anos de experiência tornam esses banhos a opção escolhida por Institutos nacionais de metrologia e de laboratórios de calibração de todo o mundo. Os banhos de temperatura da Fluke Calibration incluem: banhos de temperatura compactos; banhos de temperatura de bloco profundo; banhos de calibração padrão; banhos de manutenção do resistor; banhos do ponto de congelamento; controladores de banho/temperatura.

Cal IXV

Calibração de instrumentos de temperatura – Calibradores industriais

Um calibrador de temperatura, frequentemente chamado de calibrador de termômetro, é usado para corrigir inexatidões nos termômetros e sensores de temperatura instalados, pois a medição de temperatura é um parâmetro crítico em muitos processos industriais. Embora os simuladores sejam às vezes chamados de calibradores de temperatura ou de calibradores de termômetro e possam ser usados para fornecer calibração para os dispositivos eletrônicos em um sistema instalado, uma fonte de temperatura com um sensor de referência calibrado ainda é necessária para fornecer uma calibração completa e significativa. Os calibradores de temperatura industriais e de campo da Fluke Calibration incluem: Blocos de metrologia; Blocos de metrologia de campo; calibradores de bloco seco de campo; calibradores de bloco seco manuais; microbanhos; calibradores de infravermelho de alvo grande; calibradores de infravermelho de campo; bloco seco de ponto de congelamento e fornos termopares.

Cal XV

Calibração de instrumentos de temperatura – Sondas e sensores

A Fluke Calibration fornece termômetros com resistência de platina secundários de alta qualidade (PRTs); PRTs industriais; PRTs de resposta rápida para alta temperatura e outros PRTs para aplicações especiais; termistores padrão; sondas termistor secundárias; termopares tipo R e tipo S. Essas sondas podem ser utilizadas para medição, calibragem, monitoramento e validação de temperaturas.

Cal XVI

Calibração de instrumentos de temperatura – Dispositivos de leitura de termômetro

Os dispositivos de leitura do termômetro digital de precisão da Fluke Calibration são projetados especificamente para medir os sensores de temperatura para a calibragem. Como os dispositivos de leitura do termômetro da Fluke Calibration são projetados para a calibração, eles oferecem muitas vantagens, especialmente conveniência e exatidão. Os dispositivos de leitura da Fluke Calibration incluem: Super-Termômetros; Black Stacks; Chub-E4; Tweeners; leituras manuais e termo-higrômetros DewK para monitoramento ambiental.

Cal XVII

Calibração de instrumentos – Calibradores multifuncionais

Esta fonte de calibração multifuncional , simula e mede pressão , temperatura e sinais elétricos com uma precisão excepcional . Ela permite a utilização de procedimentos automáticos de calibração para uma ampla faixa de transmissores de pressão e temperatura , multímetros , medidores de pressão entre outros .

Cal XVIII

 

Calibração de instrumentos – Software de calibração
O software de calibração está disponível para mecanizar todos ou parte dos muitos processos de calibração, gerenciar os dados de calibração e de ativos, assim como realizar outras tarefas úteis. A Fluke Calibration oferece uma grande variedade de aplicativos de software líderes do setor para cada uma das disciplinas de produto.

 

Clique e conheça as ferramentas para calibração em campo:

Temperatura

Bloco metrológico de campo ultra frio Fluke 9190

Bloco seco metrológicos de campo série Fluke 9140X

Calibrador de temperatura Fluke 724

Calibrador de termopar Fluke 714B

Calibrador de temperatura Fluke 712B para RTD

 

Pressão

Calibrador de pressão portátil Fluke 3130

E-DWT-H Testador / Balança de Peso Morto Eletrônica

Controlador de pressão Fluke PPC4 para calibração

Calibrador de pressão com bomba interna série Fluke 718

Calibrador de pressão série Fluke 717

Modulo de pressão manométrica Fluke 700 P08

Modulo de pressão diferencial Fluke 700P22

 

Elétrica

Calibrador de loop intrinsecamente seguro Fluke 707 Ex

Calibrador de pressão com bomba elétrica Fluke 719

Calibrador de loop com multímetro Fluke 789

Fluke 787 – Calibrador de loop e multímetro

Calibrador Volt/mA  Fluke 715

Calibrador de circuitos Fluke 707

 

Multifuncional

Fluke 744 – Calibrador de Processo Multifunção com Documentação e HART

Fluke 726 – Calibrador de processo multifunção de precisão

Fluke 725 – Calibrador de processo multifunção

 

Detectores de gases

Calibração de detectores de gases

 

Calibração de instrumentos em campo ou na bancada é na PerCon

As melhores ferramentas para calibração de instrumentos em campo ou na bancada podem ser encontradas na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição dos maiores fabricantes de teste e  medição mundial  e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

 Clique para obter informação adicional

Calibração de instrumentos