Calibração de detectores de amônia pode ser melhor compreendida a partir do conhecimento deste importante composto químico. O amoníaco ou amônia é constituído por um átomo de nitrogênio (N) e por três átomos de hidrogênio (H).
A amônia é um produto básico na indústria química e tem tanto aplicações domésticas quanto industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos.
A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e em outros materiais orgânicos se decompõem.
Como fluido usado na refrigeração, o amoníaco apresenta numerosas características e vantagens, sendo as mais importantes as seguintes:
– Possui boas propriedades termodinâmicas, de transferência, de calor e de massa, em particular dentro das condições definidas pelos serviços e o rendimento das máquinas utilizando amoníaco é dos melhores.
– É quimicamente inerte para os elementos dos circuitos frigoríficos, com exceção do cobre.
– O amoníaco não se mistura com o óleo lubrificante.
– É facilmente detectável em caso de fuga por apresentar um odor pungente muito característico, desta forma, é muito difícil ter uma falha de circuito.
– O amoníaco é fabricado para muitos mais usos além da refrigeração, o que permite a manutenção do seu preço baixo e acessível. Em qualquer caso, o preço do amoníaco é muito inferior ao custo total da maioria dos outros refrigerantes e para além disso, quantidades inferiores permitem o mesmo efeito.
Os trabalhadores em todas as indústrias devem saber que, apesar de seu uso comum, a amônia representa riscos à saúde e, esses riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI), detectores de gás com sensor de amônia e procedimentos de segurança e manuseio bem elaborados que incluem a calibração constante de seus detectores fixos e portáteis.
A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Sendo assim qualquer vazamento de amônia deverá ser detectado o mais rapidamente possível .
Em 19 de abril de 2013 foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a Norma Regulamentadora 36 (NR-36) que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Na prevenção de acidentes do trabalho, a norma regulamentadora exige a detecção de amônia nos frigoríficos.
Ao adotar sistemas de detecção de vazamento de amônia e outros gases tóxicos os frigoríficos precisam se atentar para a necessidade de manter seus equipamentos calibrados periodicamente.
Clique em assuntos relacionados :
Calibração de detectores de VOC
Calibração Acreditada a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
Confira o Certificado
Escopo no CGCRE