Boroscópio Fluke DS701 com tela LCD de 7 pol. para inspeções precisas em espaços difíceis de alcançar. Iluminação LED e zoom digitais reguláveis para imagens de qualidade. A tecnologia Up is Up™ gira a tela para permitir a exibição correta das imagens, independentemente da orientação da ponta de prova. Interface do usuário intuitiva com tecnologia de botões fácil de navegar.

A manutenção industrial requer por vezes a inspeção e o acesso a componentes de difícil acesso ou que se encontram dentro de componentes grandes e complexos de equipamento. Quer seja a

inspecionar turbinas, permutadores de calor, caixas de velocidades, motores, bombas, válvulas, compressores ou tubagens, os técnicos de manutenção sabem que aquilo que não conseguem ver pode causar problemas perigosos, dispendiosos e morosos. Estão constantemente a procurar formas de inspecionar equipamento industrial sem terem de o desmontar.

Boroscópio Fluke DS701

 

Boroscópio Fluke DS701

Principais recursos

  • Ponta de prova de alta definição com câmera de visão dupla
  • Velocidades de processamento que geram imagens estáveis, claras e consistentes
  • Tela LCD de 7 pol. para visualização fácil
  • Função de zoom de micro a macro
  • Iluminação regulável para captar a melhor imagem
  • Tecnologia Up is Up™ para uma orientação adequada, qualquer que seja a localização da ponta de prova (apenas ponta de prova de 1,2 m)

Boroscópio Fluke DS701 é a ferramenta certa para o trabalho.

Podem apresentar aos técnicos de manutenção uma visualização interior de tubagens, turbinas, caixas de velocidades e motores, bem como áreas de difícil acesso de equipamento e válvulas em rotação. Os técnicos podem ver o que necessitam sem terem de desmontar o equipamento e conseguem captar imagens e vídeo das áreas alvo para análise adicional, criação de relatórios e estabelecer uma medição de base e um histórico de manutenção de cada peça.

Os videoscópios, como o novo Fluke série DS700, consistem num dispositivo tipo “tablet” que se liga a uma sonda flexível equipada com uma câmara e uma fonte de luz na extremidade. A sonda é inserida num tubo ou abertura para inspeção no componente e apresenta ao utilizador uma visualização de diagnóstico do que se passa no interior. Utilizando o videoscópio, os técnicos podem inspecionar:

  • Tubos e canalizações para corrosão, obstrução e bloqueios
  • A parede interior de turbinas e contentores para fissuras, corrosão e danos
  • Maquinaria rotativa para sinais de desgaste ou danos graves
  • Moldes para danos, rebarbas ou deformações
  • Peças soltas (parafusos, pregos, etc.)
  • Identificação de número da peça dos componentes internos do equipamento

Utilizar um videoscópio robusto num ambiente industrial pode reduzir significativamente o tempo de inatividade das máquinas e melhorar a produtividade proporcionando uma visualização clara e em tempo real do que se passa num componente específico. Também pode ajudar os técnicos a identificar as causas principais mais rapidamente e a fornecer provas para documentação. A equipa pode utilizar o videoscópio para inspecionar o componente, captar vídeo ou fotos detalhadas e, em seguida, analisar os resultados para descobrir problemas. Se encontrarem problemas, apenas então desmontam o equipamento, realizam a manutenção e voltam a instalar a máquina.

As câmaras de inspeção por vídeo poupam tempo e reduzem o risco Em instalações industriais, os videoscópios robustos permitem aos técnicos navegar rapidamente por tubos e todos os tipos de componentes de difícil acesso para procurar problemas que possam ter impacto na produção, tais como:

  • Corrosão em rotores e estatores
  • Fissuras ou corrosão em roldanas de cabos e polias
  • Corrosão, bloqueios ou fissuras de canais para líquidos
  • Dutos de AVAC bloqueados ou com fugas
  • Integridade material

Porque os videoscópios poupam horas de tempo de inspeção, as organizações podem realizar inspeções mais frequentes, resultando na detecção inicial de problemas e melhores decisões de manutenção.

Aplicações boroscópio Fluke

– Boroscópio Fluke DS701 e suas principais aplicações

  1. Permutadores de calor

Um videoscópio pode ajudá-lo a verificar a integridade do revestimento anti corrosão nos tubos dos permutadores de calor durante o fabrico e quando os permutadores estiverem em utilização.

  1. Tubos e caldeiras de pressão

As instalações petroquímicas têm vários tubos de pressão que operam em condições de elevada temperatura e pressão elevada. A inspeção destes tubos com um videoscópio pode ajudá-lo a detectar corrosão interna ou um bloqueio que pode causar graves consequências até e incluindo uma explosão numa conduta.

  1. Coletor de superaquecedor

O vapor superaquecido pode causar degradação e fissuras no material dentro dos tubos de vapor e dos coletores de super aquecedores. Por sua vez, isto pode causar a acumulação de matéria estranha interior causando obstrução e pondo em perigo o funcionamento seguro a longo prazo da caldeira. Uma inspeção com videoscópio pode ajudá-lo a descobrir estes problemas antes que atinjam um ponto vital.

  1. Coletor de dessuperaquecedor

Um dessuperaquecedor está habitualmente localizado ao lado de um super aquecedor para manter a temperatura do vapor dentro dos limites aceitáveis e reduzir o risco a longo prazo para a caldeira. Por conseguinte, está sujeito à mesma obstrução, fissuras e condições de degradação que o super aquecedor. Estas condições podem ser facilmente detectadas com um videoscópio.

  1. Coletor economizador

No processo de absorção de calor de gases de escape a alta temperatura e de redução da temperatura do fumo de escape, o economizador fica sujeito a bloqueios e obstrução de matéria estranha e corrosão. Um videoscópio pode detectar estas condições antes de a acumulação afetar o desempenho.

  1. Coletor inferior de painel de cuba refrigerada por água

As peças metálicas por vezes caem dentro da bolsa de vapor e lama pode acumular-se e obstruir o

interior do coletor inferior do painel de cuba refrigerada por água. Um videoscópio com uma fonte de luz forte e uma sonda que consiga manter a forma mesmo em temperaturas elevadas pode facilmente localizar obstruções e acumulação na área do coletor.

  1. Coletor de reaquecedor

Tal como outros coletores na caldeira, o coletor de reaquecedor está sujeito a corrosão e obstrução. O videoscópio consegue detectar matéria estranha ou obstrução em redor do aquecedor.

  1. Conduta interna e extra de fornalha

Um videoscópio pode ser utilizado para verificar a corrosão e fissuras da parede interior dentro de tubos internos e externos de fornalhas. O tubo de apoio da sonda deverá ser suficientemente flexível para passar pelo cotovelo do tubo.

  1. Orifício central do eixo grande do motor a vapor

Após o tampão do eixo ser removido, a sonda do videoscópio pode ser inserida no orifício do

eixo para inspecionar a parede interior do tanque para corrosão e degradação.

  1. Interior de turbina a vapor

A parede interior da turbina a vapor pode ser inspecionada para corrosão, fissuras e outros danos

inserindo uma sonda de videoscópio através do orifício de observação.

  1. Moldes de peças

Um videoscópio é uma ferramenta valiosa para inspeções de controlo de qualidade de moldes de peças. Certifique-se de que o videoscópio que selecionar tem uma sonda com um diâmetro suficientemente pequeno e flexível para inserir facilmente em peças de diferentes tamanhos e formatos. Procure também uma câmara de alta definição e tela de display para facilitar a visualização de orifícios profundos, sem luz ou escalonados.

  1. Infraestruturas de abastecimento de água e sistema de esgotos

Equipar os trabalhadores de manutenção de empresas municipais com videoscópios podem aumentar a velocidade e qualidade das inspeções a infraestruturas de condutas de sistemas de esgotos e abastecimento de água. Os requisitos chave do videoscópio para estas aplicações

incluem uma sonda à prova de água, capacidades de zoom digital e uma sonda com comprimento de vários metros.

  1. Números das peças

Localize e identifique números de peças para componentes internos que têm de ser substituídos, encomende a peça antes de desgastar o equipamento.

 

Boroscópio Fluke DS701 para manutenção industrial  é na PerCon

Boroscópio Fluke DS701 para manutenção industrial pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Temperatura é na PerCon