Área classificada com risco de explosão é aquela onde foram avaliados os níveis de risco, e delimitada como local com probabilidade da existência ou com possibilidade de formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com o ar, formando a atmosfera explosiva .

 

Área classificada com risco de explosão

Segundo a ABNT NBR IEC 60079-0/2013 a atmosfera explosiva é definida como a mistura do ar, sob condições atmosféricas, com substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras, ou combustíveis suspensos os quais, se expostos a uma ignição são capazes de produzir combustão .

Para que inicie uma explosão são necessários três elementos oxigênio, combustível e calor . Com o oxigênio está presente no ar, basta reunir os outros dois elementos (combustível + centelha) para que se produzir uma explosão.

triangulo-do-fogoatmosfera-explosiva

A centelha não é elemento indispensável para se produzir uma explosão. Um equipamento pode, por aquecimento de superfície, atingir a temperatura de inflamação do gás ou do pó, e causar a ignição do combustível.  Conhecer a temperatura de ignição (menor temperatura em que a mistura explosiva entra em combustão) do combustível é de extrema importância para a correta especificação dos equipamentos destinados a atmosfera explosiva.

 

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Segundo a NR-10 – item 10.4.2 – Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle de riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

As áreas onde existe alto risco de vazamento de gases inflamáveis em situação de funcionamento normal devido a razões diversas (por exemplo, desgaste ou deterioração de equipamentos) são classificadas conforme normas internacionais, e de acordo com as classificação exigem a instalação de equipamentos e/ou interfaces que atendam as exigências prescritas nesta norma. Os pontos principais para classificação das áreas são a verificação presença de agentes inflamáveis; verificação de características das substâncias presentes, como por exemplo: ponto de fulgor, temperatura, auto inflamação etc…; verificação dos equipamentos e instalações.

trabalho-em-area-classificada lel

Áreas classificada normalmente cobre uma zona cujo limite é onde o gás (ou mistura de gases inflamáveis) estará tão diluído ou disperso que não poderá apresentar perigo de explosão ou combustão. Segundo as recomendações da norma IEC 79-10, as áreas classificadas são divididas da seguinte forma:

ZONA 0: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, está presente continuamente ou por grandes períodos de tempo.

ZONA 1: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, pode estar presente durante o funcionamento normal do processo.

ZONA 2: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, não está normalmente presente. Caso esteja, será por curtos períodos de tempo.

zonas-de-areas-classificadas

ZONA 20 : Área na qual uma mistura de poeira combustível /ar, potencialmente explosiva, está presente continuamente ou por grandes períodos de tempo.

ZONA 21: Área na qual uma mistura de poeira combustível /ar, potencialmente explosiva, pode estar presente durante o funcionamento normal do processo.

ZONA 22: Área na qual uma mistura de poeira combustível /ar, potencialmente explosiva, não está normalmente presente. Caso esteja, será por curtos períodos de tempo.

É evidente que um equipamento instalado dentro de uma área classificada também deve ser classificado, e esta classificação é baseada na temperatura superficial máxima que este equipamento pode alcançar em funcionamento normal e em caso de falha.

 

Área classificada com risco de explosão e equipamentos a prova de explosão  Ex d

Áreas de aplicação zonas  1 e 2 . Equipamentos com suas partes que podem causar a ignição confinadas dentro de invólucro capaz de suportar a pressão desenvolvida durante uma explosão interna, garantindo a não propagação para o meio externo .

trena-a-prova-de-explosao simbolo-a-prova-de-explosao

 

Área classificada com risco de explosão e equipamentos com segurança intrínseca Ex ib

Áreas de aplicação zonas 1 , 2 ou 21, 22 . Equipamentos projetados com componentes e circuitos que em  operação normal, não possuem energia suficiente capaz de provocar uma ignição na atmosfera explosiva .

equipamentoseguranca-intrinseca multimetro-com-seguranca-intrinseca

 

Clique em assuntos relacionados com material elétrico Ex

Material elétrico Ex  (à prova de explosão e segurança aumentada)

Tramontina Ex – Eletrik

Tomadas Ex e plugues Ex para atmosfera explosiva

Sinalizador Ex para atmosfera explosiva 873

Luminária fluorescente para atmosfera explosiva série E840

Luminária LED para atmosfera explosiva

Fusível Ex para atmosfera explosiva

Disjuntor Ex para atmosfera explosiva

Chave seccionadora Ex para atmosfera explosiva série 513

Chave de comando Ex e emergência para atmosfera explosiva serie 533

Amperímetro Ex e voltímetro Ex para atmosfera explosiva ACEx 205

Caixa de junção Ex – CEEx

Painel de comando Ex em poliéster para atmosfera explosiva

Painel de comando Ex em alumínio para atmosfera explosiva

Painel de comando Ex em aço carbono ou inox para atmosfera explosiva

Painel para atmosfera explosiva

Botoeira de comando e sinalização Ex para atmosfera explosiva

 

 

Clique em assuntos relacionados com ferramentas para atmosfera explosiva

Iluminação em área classificada Ex

Câmera termográfica intrinsecamente segura

Multímetro intrinsecamente seguro Fluke 87V Ex

Câmera a prova de explosão ToughPIX II

Trena a laser a prova de explosão 3000XP

Medidor de espessura com segurança intrínseca UT5000

Calibrador de loop intrinsecamente seguro Fluke 707 Ex

Detectores de gases fixos

Detectores de gases portáteis multigases

Detectores de gases portáteis monogás

Termômetro digital de penetração intrinsecamente seguro

 

Área classificada com risco de explosão é na PerCon

Área classificada com risco de explosão e outros produtos para manutenção  podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369 .

Clique para obter informação adicional

Área classificada com risco de explosão