Área classificada

Área classificada com risco de explosão é aquela onde foram avaliados os níveis de risco, e delimitada como local com probabilidade da existência ou com possibilidade de formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com o ar, formando a atmosfera explosiva.

Segundo a ABNT NBR IEC 60079-0/2013 a atmosfera explosiva é definida como a mistura do ar, sob condições atmosféricas, com substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras, ou combustíveis suspensos os quais, se expostos a uma ignição são capazes de produzir combustão.

Para que inicie uma explosão são necessários três elementos oxigênio, combustível e calor. Com o oxigênio está presente no ar, basta reunir os outros dois elementos (combustível + centelha) para que se produzir uma explosão.

A centelha não é elemento indispensável para se produzir uma explosão. Um equipamento pode, por aquecimento de superfície, atingir a temperatura de inflamação do gás ou do pó, e causar a ignição do combustível. Conhecer a temperatura de ignição (menor temperatura em que a mistura explosiva entra em combustão) do combustível é de extrema importância para a correta especificação dos equipamentos destinados a atmosfera explosiva.

NR-10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Segundo a NR-10 – item 10.4.2 – Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle de riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

As áreas onde existe alto risco de vazamento de gases inflamáveis em situação de funcionamento normal devido a razões diversas (por exemplo, desgaste ou deterioração de equipamentos) são classificadas conforme normas internacionais, e de acordo com as classificação exigem a instalação de equipamentos e/ou interfaces que atendam as exigências prescritas nesta norma. Os pontos principais para classificação das áreas são a verificação presença de agentes inflamáveis; verificação de características das substâncias presentes, como por exemplo: ponto de fulgor, temperatura, auto inflamação etc…; verificação dos equipamentos e instalações.

Áreas classificada normalmente cobre uma zona cujo limite é onde o gás (ou mistura de gases inflamáveis) estará tão diluído ou disperso que não poderá apresentar perigo de explosão ou combustão. Segundo as recomendações da norma IEC 79-10, as áreas classificadas são divididas da seguinte forma:

ZONA 0: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, está presente continuamente ou por grandes períodos de tempo.

ZONA 1: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, pode estar presente durante o funcionamento normal do processo.

ZONA 2: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, não está normalmente presente. Caso esteja, será por curtos períodos de tempo.

ZONA 20: Área na qual uma mistura de poeira combustível/ar, potencialmente explosiva, está presente continuamente ou por grandes períodos de tempo.

ZONA 21: Área na qual uma mistura de poeira combustível/ar, potencialmente explosiva, pode estar presente durante o funcionamento normal do processo.

ZONA 22: Área na qual uma mistura de poeira combustível/ar, potencialmente explosiva, não está normalmente presente. Caso esteja, será por curtos períodos de tempo.

É evidente que um equipamento instalado dentro de uma área classificada também deve ser classificado, e esta classificação é baseada na temperatura superficial máxima que este equipamento pode alcançar em funcionamento normal e em caso de falha.

Área classificada com risco de explosão e equipamentos a prova de explosão  Ex d

Áreas de aplicação zonas  1 e 2. Equipamentos com suas partes que podem causar a ignição confinadas dentro de invólucro capaz de suportar a pressão desenvolvida durante uma explosão interna, garantindo a não propagação para o meio externo.

Área classificada com risco de explosão e equipamentos com segurança intrínseca Ex ib

Áreas de aplicação zonas 1, 2 ou 21, 22. Equipamentos projetados com componentes e circuitos que em  operação normal, não possuem energia suficiente capaz de provocar uma ignição na atmosfera explosiva.

multimetro-com-seguranca-intrinseca