O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro e insípido, mas também é venenoso. É produzido durante a combustão incompleta de substâncias que contêm carbono (petróleo, gás e combustíveis sólidos, etc.) Se o CO entrar na corrente sanguínea através dos pulmões, ele se mistura com a hemoglobina e impede que o oxigênio seja transportado no sangue; isso resultará em morte por asfixia. Por isso, é necessário checar regularmente as emissões do CO nos pontos de combustão dos sistemas de aquecimento e em lugares constantemente frequentados por pessoas (no nosso caso, nos lugares onde estão os sistemas de combustão para água quente), e nas redondezas.
- Sobre a medição:
A medição da corrente de ar é, na verdade, a medição da pressão diferencial. Essa pressão diferencial ocorre entre duas subáreas como resultado de uma diferença na temperatura. Isso, por sua vez, gera um fluxo para compensar. No caso dos sistemas de gás de combustão, a diferença na pressão é um indicador de “corrente de ar na tubulação da chaminé”. Isso é medido entre o gás de combustão e o ar ambiente no orifício de medição no centro do fluxo do gás de combustão.
Para garantir que os gases de combustão sejam transportados com segurança pela chaminé, deve haver uma pressão diferencial (corrente de ar na tubulação da chaminé) para sistemas de queimadores que funcionaram com pressão baixa.
Se a corrente de ar estiver muito alta e inalterável, a temperatura média do gás de combustão aumentará a perda de gás de combustão.´ O nível de eficiência é reduzido.
Se a corrente de ar estiver muito baixa e inalterável, pode ser que esteja faltando oxigênio durante a combustão, resultando em fuligem e monóxido de carbono. Isso também acarretará em uma redução do nível de eficiência.
Medindo os parâmetros do gás de combustão do queimador com o Testo 310 (CO, O2, temperatura, etc.)
A medição do gás de combustão para um sistema de aquecimento ajuda a estabelecer os poluentes liberados com o gás de combustão (exemplo: monóxido de carbono CO) e o aquecimento de energia perdido com o gás de combustão aquecido.´ Em alguns países, a medição do gás de combustão é um requisito legal. Há dois objetivos principais:
1. Garantir que a atmosfera esteja o menos contaminada possível por poluentes; e
2. usar a energia de forma mais eficiente possível.
As quantidades estipuladas de poluentes por volume de gás de combustão e perdas de energia nunca devem ser excedidas.
Medições em termos de resultados exigidos pela lei ocorrem durante a operação padrão (cada execução usando o aplicativo, principalmente) Usar uma sonda de Lambda (com furo único ou multi-furos), a medida é tirada no centro do fluxo no tubo de conexão (no centro do corte transversal do tubo, não na beira) entre a caldeira e a chaminé/tubulação. Os valores medidos são registrados pelo analisador de gás de combustão e podem ser posteriormente registrados tanto para impressão como em um computador.
A medida é tomada pelo instalador no comissionamento e, se necessário, quatro semanas após o inspetor de gás de combustão/varredura da chaminé, e depois em intervalos regulares pelo engenheiro de serviço autorizado.
Medindo a pressão nos queimadores com o Testo 310 (pressão do bocal, pressão do fluxo de gás, etc.)
As leituras padrão tomadas durante os serviços de aquecimento doméstico incluem a verificação da pressão do gás nos queimadores. Isso envolve a medição da pressão do fluxo de gás e da pressão em repouso do gás. A pressão do fluxo, também denominada pressão fornecida, se refere à pressão de gás do fluxo de gás e a pressão de repouso do gás estático. Se a pressão do fluxo para queimadores de gás estiver ligeiramente fora da variação de 18 a 25 mbar, não devem ser feitos ajustes e o queimador não deverá operar. Todavia, se colocado em operação, o queimador não funcionará de forma apropriada e haverá explosões no momento em que a chama for acesa e, por fim, não funcionará; portanto, o queimador falhará e o sistema de aquecimento será desligado.
Clique para assuntos relacionados
Autovistoria de gás e analisador de gases Testo 310
Analisador de gases de emissões Testo 320
Analisador de combustão Testo 340
Teste de vazamento em tubos de gás (teste de vazamento e carga)