O gás Sulfídrico (H2S), também conhecido como sulfeto de hidrogênio, representa um risco químico muito alto, pois é muito tóxico e altamente letal, além de ser mais pesado que o ar, e proporcionar um odor de ovo podre em baixas concentrações, mas inibindo o sentido do olfato em concentrações elevadas, formando misturas explosivas com o ar dependendo da concentração. É muito importante observar o ambiente, principalmente os confinados, já que o H2S ataca o aço e os selos de borracha rapidamente, podendo ser um bom indicativo e referência.
Este agente é também conhecido como o gás da morte, pois tem origem de diferentes fontes, podendo ser resultado de processos de biodegradação, tanto de matéria vegetal quanto de animal, ou de refinamento de petróleo e minérios.
Atenção ao limite IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde) da sigla em inglês IDLH, para este gás, apontado pela NIOSH com 100 ppm!!!
Atenção ao tempo de exposição ao gás tóxico!!!!
Você sabia que o H2S também é explosivo?
Sim, ele tem seu 100% de LEL / LIE com 4% de Vol, ou seja, bastando apenas este percentual de volume em um ambiente para torná-lo explosivo!
Quer saber mais sobre Limite Inferior de Explosividade (LIE ou LEL), e como calcular o LIE de um gás misto pela Lei de Le Chatelier?
Siga nosso canal no YouTube e assista o vídeo abordando este tema.
Acesse: https://www.youtube.com/@PERCONTECNOLOGIA
Sabe como monitorar este risco?
A PerCon tem as melhores soluções e profissionais para auxiliar nesta ação a FAVOR da PRESERVAÇÃO DAS VIDAS!!!!
Calibração Acreditada a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
Confira o Certificado
Escopo no CGCRE