O CLORO é altamente tóxico, e tem sua leitura em ppm. É usado em muitos setores, incluindo farmacêutico, alimentos e bebidas, papel e celulose, além do tratamento de águas residuais. O cloro também é usado na fabricação de plástico, pesticidas, aditivos de gasolina, fluido de freio e anticongelante. Muitas refinarias de petróleo injetam cloro diretamente nas chaminés para reduzir as emissões de enxofre.
A detecção do cloro é essencial em locais onde os trabalhadores estão mais propensos a serem expostos a este gás tóxico, como por exemplo em tanques de armazenamento e unidades de processamento próximas.
O cloro é um gás amarelo-esverdeado com um odor pungente característico. Embora não seja classificado como gás explosivo, o cloro reage explosivamente ou forma um composto explosivo quando combinado com substâncias como acetileno, éter, amônia, hidrogênio, e gases combustíveis. O cloro é altamente tóxico, e as toxinas são absorvidas
pelos pulmões, irritando o trato respiratório. Altas doses de cloro gasoso podem causar morte muito rapidamente.
Características e riscos:
O contato direto da pele com o cloro líquido pode causar ulcerações e queimaduras graves. Isso pode acontecer também pelo contato com o cloro gasoso. Já o gás cloro causa grave irritação ocular e sistema respiratório porque ao reagir com a umidade do corpo forma ácidos.
Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação: Vômito e salivação excessiva; Sonolência, Desorientação; Dificuldade de respirar; Desmaios, convulsão; Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas;
A PerCon Tecnologia preocupada em salvar vidas, entende que apenas uma excelente ferramenta não é suficiente para preservar as vidas de nossos amigos, colaboradores e clientes!
Assista ao vídeo gratuito com dicas, disponível em nosso Canal PerCon
Calibração Acreditada a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
Confira o Certificado
Escopo no CGCRE