Nosso Blog

Indústria petroquímica, monitoramento de temperatura

Indústria petroquímica , a produção mundial de petróleo tem aumentado em média 1% ao ano, enquanto a produção de gás cresce em média 3%. Espera-se que o consumo de energia a partir do gás natural supere o consumo de petróleo em 10 anos. Estima-se que as reservas de petróleo e gás provadas supram o mercado pelos próximos 55 anos. Contudo, historicamente, a produção continua andando lado a lado com a demanda, na medida que novas fontes e tecnologias são desenvolvidas. O conceito de “Pico do Petróleo” se mostrou equivocado.

A energia é um importante fator de custo na indústria química em geral, e, na indústria petroquímica, tem uma utilização ainda mais intensa de energia que outros subsetores dentro da indústria química. A indústria petroquímica é responsável por 70% do consumo de combustível da indústria química e 40% do consumo de eletricidade. Os custos de energia e materiais crus (que são em sua maioria derivados de combustíveis fósseis) são quase dois terços do valor total dos envios da indústria petroquímica. Devido a que a energia seja um fator de custo tão importante, a eficiência energética é uma oportunidade muito importante para redução de custos.

Enquanto se estima que uma refinaria tenha, em geral, uma eficiência de aproximadamente 90%, muitos dos processos, como destilação e reforma, exigem altas temperaturas de consumo intensivo de energia. Pequenas melhorias em eficiência nesses processos podem melhorar o rendimento e proporcionar um retorno imediato do investimento. Estima-se que uma economia de 5 a 15% seja possível no futuro próximo.

 

Indústria petroquímica

Indústria petroquímica, monitoramento de vasos de pressão críticos (CVM)

As indústrias química, petroquímica e de energia operam reservatórios críticos a altas temperatura e pressão, e estão em risco de falhas com a degradação de junções e refratários. As consequências de falhas não-detectadas podem ser desastrosas.

Métodos convencionais de monitoramento em tempo real são de instalação de alto custo e operação duvidosa. A medição precisa de temperatura tem sido sempre uma das coisas mais importantes e difíceis de fazer no monitoramento da segurança de vasos de pressão críticos em refinarias e em outras plantas industriais.

Temperaturas extremas e gradientes de temperatura não uniformes impossibilitam aos métodos tradicionais de medição de temperatura monitorar cada ponto crítico ou obter dados completos de temperatura.

A falta da detecção precoce e precisa de mudanças na temperatura aumenta a probabilidade de problemas relacionados com as falhas, os quais ocasionam problemas de segurança e confiabilidade. As consequências de falhas não detectadas podem ser muito sérias e acarretar riscos extremos de segurança se um vaso de pressão não é monitorado adequadamente.

Uma ruptura em reatores químicos, tanques de armazenamento e sistemas de tubulação podem levar a perdas de vidas, de produtos e de capacidade. Tudo isso requer técnicas de monitoramento sofisticadas para identificar temperaturas irregulares e tendências que antecedem problemas inseguros e custosos.

Imagem monitoramento de vasos de pressão crítico (CVM)

 

Indústria petroquímica, nossas soluções para a detecção precoce de pontos quentes com Imagem Termográfica

Durante muito tempo, os sistemas de termopares e sensores de fibra óptica têm sido vistos como a solução tradicional para medição de temperatura em aplicações críticas de monitoramento de vasos de pressão. Mesmo assim, esses sensores podem ser pouco confiáveis e custosos demais para serem instalados e operados. Esses tipicamente utilizam redes cabeadas ou de fibra óptica e utilizar sensores pontuais que somente monitoram a temperatura de pontos discretos na parte externa do vaso de pressão. Isso pode resultar em medições imprecisas devido a gradientes de temperatura superficial.

Adicionalmente, falhas dos termopares deixam furos perigosos em esquemas de monitoramento geral até que um reparo ou uma troca possa ser realizada. É claro, pontos faltantes no esquema de monitoramento colocam em risco o vaso de pressão crítico, a planta e os trabalhadores, quando pontos quentes inesperados aparecem.

Sistemas inovadores de imagem termográfica, porém, têm demonstrado como a termografia radiométrica tem evoluído até chegar a ser uma alternativa de custo competitiva. A natureza de “não contato” da imagem termográfica é mais robusta, mais confiável, e mais fácil de manter. É também mais moderna e com maiores vantagens tecnológicas como visores gráficos, capacidade de levar registros e tendências históricas e fácil integração com sistemas SCADA.

Um das tendências atuais que está fazendo sucesso nos setores químico, de energia e refinaria é a proliferação de câmeras de imagem termográfica para monitoramento de vasos de pressão críticos. Esses aparelhos permitem aos operadores de vasos de alta pressão e temperatura observar, em cores, o comportamento térmico em tempo real do equipamento. Essa visão não é possível para sistemas de fibra óptica, o que dá à imagem termográfica infravermelha uma grande vantagem quando se trata de detecção precoce de possíveis falhas.

Imagem do esquema CVM

Os sistemas de imagem termográfica vão além, provendo mais detalhe ao perfil térmico do vaso; salientando os potenciais perigos. Com um sistema de câmeras infravermelhas monitorando constantemente todo o ambiente, é menos provável que um problema potencial não seja observado.

 

Sistema ThermalSpection™ CVM

O sistema de monitoramento de vaso de pressão crítico ThermalSpection™ é a solução perfeita para monitorar vasos de pressão críticos como temperatura gaseificadora de superfície.

Imagem thermalSpection CVM

Clique na literatura do ThermalSpection CVM

 

LumaSpec™ RT Software

Software de Geração de Imagem Térmica baseado em Windows, que oferece aquisição de dados em tempo real e capacidade para análise de imagens.

Imagem lumaspec rt

Clique na literatura do software LumaSpec RT

 

Indústria petroquímica, reformadores, melhorando a eficiência e a segurança

Os fornos reformer e cracker são equipamentos críticos em refinarias petroquímicas. Maximizar a eficiência do processo de produção, minimizando o tempo de inatividade do sistema e questões de segurança, é uma preocupação primordial para os operadores da fábrica.

Preocupações comuns dentro desses processos incluem o ajuste adequado da eficiência de queima do queimador e a manutenção dos tubos do forno nas temperaturas corretas para prolongar a vida útil dos tubos. O objetivo é minimizar a variação na temperatura da parede do tubo (TWT) e operar a uma temperatura de saída mais alta (ROT) sem violar o TWT máximo permitido.

Os métodos convencionais de monitoramento incluem pirômetros portáteis, termovisores portáteis e termopares tipo K blindados. No entanto, esses métodos foram comprovados como não confiáveis, caros para serem implementados, propensos à variação do operador e não fornecem uma capacidade abrangente para detectar pontos de acesso.

 

 

Medição direta usando o FurnaceSpection ™ para reformadores e crackers

Rede de termovisores especializados projetados para visualização contínua de fornos tubulares.

  • Medição precisa da distribuição de temperatura nas peças (alta resolução da câmera de 640 por 480 pixels).
  • Software de imagem térmica em tempo real LumaSpec ™ RT

 

Análise em tempo real e exibição de dados de temperatura (por exemplo, HotSpots, Isotherms).

  • O software coleta dados térmicos de streaming de câmeras e calcula continuamente TWT para exibição para o operador e saída diretamente para o DCS.
  • Monitoramento sistemático de regiões definidas pelo usuário com o modo de alarme automático.
  • Integração em uma rede de empresa existente via Ethernet e possibilidade de conexão a um PLC.

 

FurnaceSpection™

Projetado e desenvolvido para medição de temperatura contínua dentro de caldeiras de alta temperatura para refino e produção de metais e vidro, o gerador de imagens FurnaceSpection™ provê aos usuários uma ferramenta crítica para melhorar os processos e reduzir os resíduos.

FurnaceSpection™ ajuda os operadores a monitorar e controlar a uniformidade da temperatura mediante transmissão de imagens termográficas e um poderoso software para realizar análises e mostrar tendências históricas, saída de dados para automação e DCS, e um servidor web em tempo real para transmitir as imagens para a rede local da planta.

Projetado e desenvolvido para medição de temperatura contínua dentro de caldeiras de alta temperatura para refino e produção de metais e vidro, o gerador de imagens FurnaceSpection™ provê aos usuários uma ferramenta crítica para melhorar os processos e reduzir os resíduos.

Imagem FurnaceSpection

 

Software LumaSpec™ RT

Software de geração de imagem térmica baseado em Windows, que oferece aquisição de dados em tempo real e capacidade para análise de imagens.

Imagem softaware lumaspec rt

Indústria petroquímica, monitoramento da unidade de recuperação de enxofre (SRU)

A operação ideal dos fornos de Unidade de Recuperação de Enxofre (SRU), Queimador de Enxofre e Oxidante Térmico requer medição precisa de gás de processo (Chama) e medição precisa de Refratário para segurança operacional (alarmes de alta temperatura).

De particular importância é o controle das temperaturas do processo do forno para evitar danos ao refratário do forno e garantir que as temperaturas de reação ou destruição sejam alcançadas e mantidas

Imagem SRU

 

Unidade de recuperação de enxofre com o E²T Pulsar

As unidades de recuperação de enxofre beneficiam-se de uma medição de temperatura contínua e instantânea

A ótima operação da sua Unidade de Recuperação de Enxofre (URE) requer medição e controle de uma complexa sequência de processos. Um processo particularmente importante é o controle da temperatura da caldeira de reação para prevenir danos no refratário a altas temperaturas e para prevenir que os sais de amônio obstruam os conversores a baixas temperaturas. O E2T da LumaSense utiliza tecnologia infravermelha sofisticada para a solução das suas necessidades para medição de temperatura da caldeira.

A família de sistemas de detecção E²T Pulsar da LumaSense foi desenvolvida para medição contínua e instantânea de Temperatura do refratário (RT), Temperatura do Gás (GT) ou Temperatura Integrada (FF) no recipiente, mesmo com o calor, da vibração e gases corrosivos. Cada sistema permite inspeção visual dos processos de combustão, da cura do refratário e da manutenção preventiva enquanto o forno está pressurizado e em operação.

Clique no datasheet pirômetro E2T-PULSAR 4

 

Indústria petroquímica, monitorização do oxidante térmico

A operação ideal dos fornos de oxidação térmica requer uma medição precisa do gás de processo (chama) para garantir que as temperaturas de destruição sejam alcançadas e mantidas.

Imagem E2T Pulsar

 

Monitoração do oxidante térmico como E²T Pulsar

A medição de termopar só fornece medição refratária não útil para confirmação de temperaturas de gás (chama). Os pirômetros infravermelhos de canal único típicos não compensam a troca de transparências de chamas, resultando em erros de medição de gás (chama) com temperaturas mais baixas do que as reais. Um erro baixo na medição da chama exigirá mais gás auxiliar e isso aumenta os custos operacionais para o proprietário.

Uma instalação de pirômetro único com dois sistemas de pirômetro de detectores filtrados infravermelhos independentes que fornecem medições de gás (chama) e refratário simultaneamente, combinados com o inovador algoritmo de medição de chamas LumaSense Smart FMA ™ que fará com precisão a compensação e correção da transparência da chama em tempo real. A aplicação do cálculo da transparência da chama com o FMA remove os erros de transparência da chama à temperatura do gás (chama), proporcionando a mais alta precisão das temperaturas do gás (chama), garantindo que as temperaturas de destruição sejam atingidas com o mínimo de gás de assistência.

Temperatura precisa do gás (chama) com o algoritmo de medição de chama LumaSense

Menor custo de operação, minimizando erros de baixa temperatura devido a transparências de chamas

Clique no datasheet pirômetro E2T-PULSAR 4

 

Indústria petroquímica, forno reformador e craqueador

Forno reformador e craqueador são equipamentos críticos em refinarias petroquímicas. Maximizar a eficiência do processo de produção, minimizando o tempo de inatividade do sistema e questões de segurança, é uma preocupação primordial para os operadores da fábrica.

Preocupações comuns dentro desses processos incluem o ajuste adequado da eficiência de queima do queimador e a manutenção dos tubos do forno nas temperaturas corretas para prolongar a vida útil dos tubos. O objetivo é minimizar a variação na temperatura da parede do tubo (TWT) e operar em temperatura de saída mais alta (ROT) sem violar o TWT máximo permitido.

Os métodos convencionais de monitoramento incluem pirômetros portáteis, termovisores portáteis e termopares tipo K blindados. No entanto, esses métodos foram comprovados como não confiáveis, caros para serem implementados, propensos à variação do operador e não fornecem uma capacidade abrangente para detectar pontos de acesso.

Imagem forno craqueador e reformador

Medição direta usando o FurnaceSpection ™ para reformadores e crackers

Rede de termógrafos especializados projetados para visualização contínua em fornos tubulares.

Medição precisa da distribuição de temperatura nas peças (resolução de alta resolução de 640 por 480 pixels).

Software de imagem térmica em tempo real LumaSpec ™ RT

Análise em tempo real e exibição de dados de temperatura (por exemplo, HotSpots, Isotherms).

Os coletores digitais são usados ​​para exibir dados do operador e enviar diretamente para o DCS.

Monitoramento sistemático de regiões definidas pelo usuário com o modo de alarme automático.

Integração em uma rede de empresa existente via Ethernet e possibilidade de conexão a um PLC.

Seus benefícios

Imagem equema reformador

Melhora o desempenho do sistema enquanto reduz os riscos potenciais de processo e segurança.

Aumente os lucros aumentando a produção e reduzindo os custos operacionais.

Menores custos de manutenção e reparo.

 

FurnaceSpection™

Projetado e desenvolvido para medição de temperatura contínua dentro de caldeiras de alta temperatura para refino e produção de metais e vidro, o gerador de imagens FurnaceSpection™ provê aos usuários uma ferramenta crítica para melhorar os processos e reduzir os resíduos.

FurnaceSpection™ ajuda os operadores a monitorar e controlar a uniformidade da temperatura mediante transmissão de imagens termográficas e um poderoso software para realizar análises e mostrar tendências históricas, saída de dados para automação e DCS, e um servidor web em tempo real para transmitir as imagens para a rede local da planta.

Imagem forno craqueador e reformador

 

Software LumaSpec™ RT

Software de geração de imagem térmica baseado em Windows, que oferece aquisição de dados em tempo real e capacidade para análise de imagens.

Segunda imagem LumaSpec RT

 

Indústria petroquímica , monitoramento do Flare

Os sistemas de chamas são comuns em muitas indústrias, acima de tudo nas indústrias do petróleo e gás, e são usados para queimar gases antes que eles entrem na atmosfera. No entanto, o impacto de sistemas de chamas no meio ambiente é frequentemente negligenciado, em especial quando se considera os efeitos dos gases estufa e da crescente pressão para reduzir as emissões de carbono e outros gases.

Imagem monitoramento de flare

Sistemas de chama exigem confirmação da chama piloto para operação segura, a fim de confirmar que há uma fonte de ignição para gases queimados. Além disso, Flares que não acendem liberam gases perigosos na atmosfera, causando riscos de segurança para a estrutura e para os funcionários e o não cumprimento de regulamentações ambientais. A detecção de chama piloto deve ser monitorada para assegurar a ignição da chama principal durante a operação. Porém, as falhas do termopar devido a choque térmico deixam os operadores sem capacidade de monitorar a chama piloto até a próxima manutenção programada da chaminé (flare).

Falhas no termopar, movimento da chama, luminosidade variável e condições climáticas adversas são alguns exemplos dos obstáculos que precisam ser superados para ganhar confiabilidade em longo prazo, sem alarmes falsos.

Os sistemas de detecção da família E²T QUASAR da LumaSense estão construídos para um monitoramento de trabalho contínuo de chama piloto (PM), chama principal (FM) e partículas de fumaça (SM) do flare. O sistema óptico de vista e a capacidade para observar diferentes campos de visão permitem ao QUASAR poder posicionar-se a ¼ de milha (400 m) distante do flare. Cada um dos sistemas inclui um módulo de câmera removível, duas saídas, carcaças a prova de explosões e regulagem de temperatura interna.

A combinação de características modulares num só sistema localizável torna o QUASAR fácil de instalar, manter e integrar com outros sistemas, e o torna um dos monitores de flare mais econômicos do mercado.

Imagem esquema monitoramento de flare

Indústria petroquímica, monitoramento de emissão

As operações no setor de Petróleo e Gás exigem o monitoramento do sistema de processos ambientais mais preciso e confiável. A LumaSense oferece medições de temperatura de chama (gás) precisas com nosso algoritmo Smart FMA em fornos de destruição e sistemas de monitoramento piloto para sistemas de queima.

Imagem monitoramento de emissão

As temperaturas (chama) e os típicos pirômetros infravermelhos de canal único não compensam a alteração das transparências de chamas, fazendo com que os erros de medição de gás (chama) tenham temperaturas inferiores às atuais. O baixo erro na medição da chama exigirá mais gás auxiliar e isso aumenta os custos operacionais para o proprietário.

O E2T PULSAR 4 Advanced da LumaSense foi projetado para medir dois comprimentos de onda para medição contínua e instantânea da Temperatura do Refratário (RT), Temperatura do Gás (GT) e Temperatura Integrada (FF).

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Indústria petroquímica, monitoramento de temperatura é na PerCon

Indústria petroquímica, monitoramento de temperatura pode ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Indústria petroquímica

 

 

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo por aqui.