Detector a prova de explosão com selo do Inmetro, isto garante acima de tudo que seu detector de gases não possa gerar a ignição necessária para que ocorra uma explosão. Lembre que este equipamento será frequentemente usado em locais com alto risco de explosão.
Sempre observe no verso dos detectores de gases se eles apresentam o selo do Inmetro garantindo que o detector foi avaliado pelo Inmetro e este instituto certificou que o detector é incapaz de gerar calor ou centelha durante sua utilização. Se ocorrer algum sinistro, a utilização de equipamentos não certificados em áreas com risco de explosão, poderá acarretar em muitos problemas e responsabilizações.
Clique e saiba mais sobre Área classificada Ex
Uma confusão que algumas pessoas fazem é entre a certificação de que o material possui segurança intrínseca, sendo incapaz de gerar uma ignição com a certificação de que o detector foi calibrado seguindo as normas estabelecidas pelo Inmetro. Ambas são importantes certificações do Inmetro mas com focos bem diferentes.
A certificação de que o detector possui segurança intrínseca deverá ser fornecido pelo fabricante e ser observada no momento da aquisição. A existência de certificações internacionais não reconhecidas pelo Inmetro têm pouco ou nenhum valor no Brasil. Sendo assim a existência do selo do Inmetro no detector de gases extremamente recomendável.
No entanto, como qualquer instrumento de medidas um detector de gases necessita ser calibrado periodicamente e é recomendável que este serviço seja prestado por uma instituição que faça parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC). Esta é uma rede de laboratórios acreditados, certificados e auditados pelo Inmetro. O certificado de calibração pela RBC assegura a qualidade da calibração independe do fabricante.
Clique e saiba mais sobre Calibração de detectores de gases
Clique em assuntos relacionados :
Detector fixo de gás inflamável ou tóxico ou oxigênio
Clique no datasheet detectores de gases SMART3G
Consulte painel de detecção de gases Inflamáveis ou tóxicos ou oxigênio
Calibração Acreditada a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro
Confira o Certificado
Escopo no CGCRE