Nosso Blog

Diagnóstico automotivo, aplicações com osciloscópios

Diagnóstico automotivo, automóveis de passeio, transporte de passageiros ou carga, estes veículos cada vez mais utilizam de dispositivos baseados em uma sofisticada eletrônica embarcada.  Isto requer pessoal qualificado e ferramentas adequadas para diagnósticos precisos.  PicoScopes  são módulos com interface USB capazes de transformar um laptop ou desktop em uma poderosa ferramenta de diagnóstico para sinais eletrônico . Pense nisso como a máquina de raios-X , que permite a visualização de qualquer alterações de sinais elétricos dentro dos condutores

automotive-oscilloscope

Osciloscópios são dispositivos que permitem a aquisição de sinais elétricos e sua apresentação em gráficos de nível por tempo , permitindo assim medidas destes sinais instantâneas . Como os Picoscopes funcionam como osciloscópios digitais, os sinais adquiridos podem ser processados em função da aplicação pretendida .

Diagnóstico automotivo, aplicações com osciloscópios

Diagnóstico automotivo – software Picoscope

O PicoScope automotivo é um pacote de software poderoso que combinado com um modulo Picoscope , transforma seu PC em um osciloscópio de diagnóstico para aplicações automotivas .  Este software foi projetado para tornar mais fácil para você  diagnosticar avarias dos veículos independente de modelo ou fabricante .  Com características tais como medições automatizadas, formas de onda de referência e a capacidade de salvar e imprimir formas de onda, o PicoScope Automotivo é a melhor ferramenta de diagnostico dentro de sua caixa de ferramentas durante as manutenções .

Software

O conjunto módulo Picoscope e software inclui o PicoDiagnostics que possibilita testar rapidamente as baterias, alternadores, motores de arranque, compressão e equilíbrio de cilindro.

Atualizações regulares do software inclui novas características / testes e são GRATUITOS durante toda a vida do produto . Consulte sobre a versão de demonstração do software que roda mesmo sem o modulo Picoscope.

 

Diagnóstico automotivo – Guia de testes PicoScope

Existem mais de 150 guias de teste, que vão desde testes de injetores simples até testes de temas mais complexos, tais como testes de barramento CAN, integrados no software.Quando  um teste é selecionado , todas as configurações de teste disponíveis ficam disponíveis , bem como o resultado esperado ( forma de onda)  é apresentado . Diagramas e fotos , em seguida as ligações e acessórios necessários para cada teste , como se conectar ao veículo  e como realizar o teste.Uma vez que o teste tenha sido concluído , você encontrará orientações sobre a compreensão da forma de onda, como o componente funciona , falhas típicas bem como correções recomendadas. Em função das constantes mudanças tecnológicas que os fabricantes implementam nos veículos , os testes necessitam ser implementados constantemente , por este motivo as atualizações de software são sempre disponibilizadas aos usuários .

picoscope-guided-tests

 

Diagnóstico automotivo – Biblioteca de forma de onda

Esta biblioteca permite compartilhar e fazer backup de suas formas de onda on-line e também pesquisar um banco de dados global de formas de onda enviados por usuários do PicoScope de todo o mundo. As poderosas opções de pesquisa permitem  acessar valiosas informações de formas de onda de veículos idênticos ao que você está trabalhando. Se você não tem certeza se você a correia dentada do seu veiculo em analise escorregou .  Não tem problema , existem centenas de CAM X formas de onda de manivela para comparar com o seu resultado .

automotive-waveform-database

 

Diagnóstico automotivo –  Atualização continua do Software PicoScope

 O software PicoScope vem sendo atualizado há mais de 20 anos. Isto permite a incorporação de aplicações com as mais recente tecnologia, tanto no hardware osciloscópio e do próprio PC. A interface com o usuário é moderna , organizada e de fácil de utilização . Não existem botões antiquados  e mostradores. Deixamos a maior parte do espaço livre para o que realmente importa,  suas formas de onda. Entre as funções atuais encontram-se :

– 720 graus de rotação: Ideal para analise de sincronismo do motor (ver forma de onda mostrando virabrequim , eixo de comando e a pressão no cilindro).

–  Etiquetas de canal: É importante para salvar um arquivo com identificação para cada canal.

– Banco de dados do veículo: Uma lista de marcas e modelos.  Os últimos veículos trabalhou em são armazenados em uma lista para recuperação rápida.

As atualizações de software são gratuitas durante a vida útil do produto.

engine-timing-waveform

 

Diagnóstico automotivo – PicoDiagnostics

Além do software PicoScope 6 a Picotech oferece gratuitamente o software PicoDiagnostics transformando o seu PicoScope em um dispositivo de diagnóstico altamente poderoso. Veja os testes listados abaixo e vislumbre de como PicoDiagnostics pode turbinar o desempenho de seu PicoScope .

 

Diagnóstico automotivo – Teste de compressão

Verificação de problemas mecânicos em segundos: Basta colocar as pontas de prova na bateria e dar a partida no motor. A compressão relativa de cada cilindro é mostrada em um formato de gráfico de barras fácil de compreender. Para mostrar a compressão absoluta, pode ser adicionado um transdutor de pressão opcional a um cilindro, e o software irá calcular a pressão .

compression-test

 

Diagnóstico automotivo – Teste de bateria, arranque e alternador

O PicoScope também pode operar como uma bateria de alta precisão e eficiência . Isto permite testar os veículos sem a necessidade de ferramentas de teste caras dedicadas.Usando PicoDiagnostics, você pode verificar a bateria, arranque, alternador e fiação, tudo em um teste rápido. Gera relatórios fáceis de entender , possui com recurso de cores  vermelho, laranja ou indicadores verdes que pode ser impresso , seja para mostrar que o sistema elétrico está em bom estado, ou para explicar porque um componente precisa ser substituído.

O teste de bateria verifica o estado de carga, a queda de tensão durante a partida, e compara em Amp com a partida a frio (CCA) especificada para a bateria.

O teste de carga verifica se o alternador está carregando corretamente a bateria , podendo identificar problemas, tais como sobrecarga ou ondulação excessiva devido a um diodo soprado.

O teste de arranque ajuda a identificar falhas em um motor de arranque , medindo a resistência da bobina.

O teste de queda mede a queda de tensão (resistência e) dos cabos que funcionam a partir da bateria para o motor de arranque.

battery-alternator-test

 

Diagnóstico automotivo -Teste de equilíbrio cilindro
Verificar a existência de falhas de ignição e verifica se cada cilindro está contribuindo com a mesma quantidade de energia em um teste de equilíbrio cilindro.
Basta conectar o canal A do PicoScope à bateria do veículo e o arranque do motor. O software detecta mudanças na velocidade do motor  medida a cada explosão dos cilindros. Um display gráfico de barras facilita o entendimento e  apresenta a potencia de saída relativa a cada cilindro.

v1.4.39cylbal

Atenção: Este teste poderá não funcionará corretamente em alguns veículos que desativam cilindros por razões de controle de emissões ou em motores de baixa compressão com 8 ou mais cilindros.

 

Diagnóstico automotivo – Software que cresce com você
PicoScope foi projetado para ser fácil de usar para o novato , os testes guiados possibilitam um rápido aprendizado para pessoas que já conhecem a operação de multímetros ou osciloscópios , para eles não haverá nenhum problema para o rápido domínio de um PicoScope.
O mesmo PicoScope também dispõe de recursos que torna este instrumento a melhor escolha para usuários experientes , especialistas em diagnósticos e projetistas de sistemas de eletrônica embarcada para veículos . Designers , fabricantes de veículos, fornecedores, técnicos de serviço de campo, todos usam a mesma ferramenta .
picoscope-automotive

 

Clique e consulte assuntos relacionados

Transdutores de pressão automotivos

NHV ( Problemas de vibração , ruído e aspereza )

Osciloscópio automotivo

Eletrônica embarcada

Cores automotivas

Manutenção automotiva

Vídeo boroscópio de inspeção

Videoscópio articulado de alta definição

Boroscópio à prova d’água

Multímetro para isolamento 2 em 1

Multímetro térmico

Termômetro Infravermelho com visualização

Câmera infravermelha

 

Diagnostico em automotivos  é na PerCon

Diagnostico em automotivos com osciloscópios e outros produtos de teste e medição podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição  dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

 Clique para obter informação adicional

Diagnóstico automotivo

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo por aqui.