Forno horizontal para calibração de termopares Fluke 9118A é uma fornalha de tubo horizontal, de extremidade aberta, com faixa de temperatura de 300 °C a 1.200 °C. Ela é usada para a calibração de comparação de termopares de metais nobres e básicos por laboratórios de alta temperatura secundários e oficinas de instrumentos em setores como aeroespacial, automobilístico, energia, metais e plásticos. A 9118A é a fornalha mais precisa, confiável e flexível em sua classe, atendendo às condições de calibração de termopares de alta temperatura.
Forno horizontal para calibração de termopares
Principais características
Sete características principais destacam o forno horizontal 9118A entre os outros fornos de calibração de alta temperatura:
- Ampla faixa de temperatura para atender a maioria das aplicações de alta temperatura
Padrões e diretrizes, como a AMS 2750 e EURAMET cg-8, exigem que um termopar seja calibrado em toda a faixa de temperatura na qual é utilizado. A faixa de temperatura de 300 °C a 1.200 °C da 9118A abrange a maioria das aplicações de alta temperatura.
- Configuração flexível para calibração de uma ampla variedade de tipos de termopares
O forno horizontal 9118A pode ser usado com ou sem um bloco isotérmico, o que aumenta a carga de trabalho de calibração que pode ser realizada com apenas um forno:
- Configuração do forno de tubo (sem o bloco isotérmico): termopares com base metálica normalmente são revestidos com materiais maleáveis, como fibra de vidro trançada ou PTFE. Durante a calibração, eles são fixados em torno de um termômetro de referência com um fio ou fita de fibra de vidro e inseridos em um forno de tubo.
- Configuração de bloco isotérmico: termopares revestidos com metal ou cerâmica geralmente são produzidos com termo elementos de metal nobre e por isso têm exigências mais elevadas de precisão de calibração. O bloco isotérmico, que acomoda até quatro sondas de 6,35 mm, melhora a transferência de calor e a estabilidade da temperatura. Isso iguala melhor a temperatura entre a sonda de referência e a UUT, o que diminui a incerteza da medição em comparação com a calibração sem um bloco.
A configuração do forno pode ser rapidamente alterada ao selecionar os parâmetros de calibração armazenados no controlador para a configuração desejada e ao inserir ou remover o bloco isotérmico cerâmico ou de alumina.
- A melhor da categoria em estabilidade e uniformidade para precisão da calibração
A uniformidade axial e radial, além da constante estabilidade da temperatura com o tempo, são fatores fundamentais que contribuem para calibrações de termopar precisas.
Para minimizar gradientes de temperatura axiais, três zonas de aquecedor ativamente controladas compensam diferenciais de temperatura entre a zona central e as zonas dianteira e traseira. Termopares do tipo S, que são menos suscetíveis a oscilação do que outros tipos, são usados para controle da zona e corte. A uniformidade de temperatura axial ao usar o bloco isotérmico é de ± 0,2 °C em uma zona de 60 mm (2,4 pol) da zona de imersão total a 1.200 °C.
A uniformidade radial (orifício a orifício) é de ± 0,25 ºC a 1.200 °C com uso de bloco isotérmico. E de ± 0,5 °C em uma zona de 14 mm (0,6 pol) de diâmetro no centro do tubo da fornalha sem um bloco.
Ao usar o bloco isotérmico, a estabilidade de temperatura é de ± 0,1 °C ou melhor sobre a faixa de temperatura total do forno.
Nenhuma outra fornalha de calibração em sua classe se aproxima desse nível de desempenho para ambos os modos de operação.
- Controle de ponto de ajuste automatizado para melhorar a produtividade do laboratório
Um controlador programável exclusivo, disponível em nove idiomas (inglês, chinês, francês, alemão, japonês, coreano, português, espanhol e russo), permite que os técnicos automatizem o controle do ponto de ajuste de temperatura em até oito pontos de ajuste de temperaturas, a taxa de rampa da temperatura e o tempo durante o qual a fornalha controla cada ponto de ajuste.
A automação e a coleta de dados podem ser ainda mais melhoradas quando o Super-DAQ Fluke 1586A é conectado ao forno horizontal 9118A por meio da interface RS-232. O Super-DAQ pode ser programado para controlar os pontos de ajuste das temperaturas da fornalha e coletar dados de todos os sensores em teste após a fornalha ter se estabilizado dentro dos parâmetros definidos pelo usuário. Após os dados terem sido coletados na primeira temperatura programada, o Super-DAQ avançará a fornalha para as demais temperaturas programadas, coletando dados em cada ponto de ajuste. Após ter configurado e iniciado o teste, o técnico pode se afastar e continuar a trabalhar em outras atividades.
- O bloco não metálico ajuda a minimizar a contaminação do termopar
Fornalhas de calibração com blocos metálicos podem contaminar os termopares, fazendo com que sua precisão oscile com o tempo. Para minimizar o risco de contaminação, o bloco da fornalha e o bloco isotérmico do forno horizontal 9118A são construídos de alumina cerâmica não metálica. Isso elimina a necessidade de proteger os termopares em teste com o oneroso revestimento cerâmico, o que reduz o custo de propriedade.
- Grande profundidade de imersão para suportar a maior parte das calibrações de termopar
Os padrões do setor, como a AMS2750, recomendam calibrar termopares em sua profundidade de inserção de trabalho normal. A profundidade de imersão do forno horizontal 9118A é de 365 mm (14,4 pol), com o bloco isotérmico, e de 350 mm (13,8 em), para o ponto central da fornalha sem um bloco. Essa profundidade de imersão é adequada para a maioria das calibrações de termopar. O tubo do forno com 40 mm x 700 mm (1,6 x 27,6 pol), de extremidade aberta, também pode ser útil ao calibrar termopares multi junção ou ao testar bobinas de termopar por amostragem.
- Controle dinâmico do aquecedor e cortes para confiabilidade e segurança
o forno horizontal 9118A controla o nível de corrente do aquecedor abaixo de 100% para evitar que os elementos do aquecedor superaqueçam. Isso melhora a confiabilidade e a vida útil do aquecedor. Cortes de sobre temperatura redundantes estão incluídos no forno horizintal 9118A para garantir a operação segura da fornalha. Incluem sobre temperatura, termostato do chassi, falha da ventoinha, falha de controle do termopar e cortes programáveis pelo usuário.