Vidro plano é uma grande parte da indústria do vidro. Vidro plano arquitetônico é usado na indústria solar, para monitores de tela plana, para brisas e janelas.

O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem e sua história é cheia de mistérios. Embora os historiadores não disponham de dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias, por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã, e que fora descoberto de forma casual.

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

Imagem antiga produção de vidro

 

Vidro Plano

O vidro float é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essas matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro, fundido a aproximadamente 1.000 graus, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.  É um vidro plano transparente, incolor ou colorido, com espessura uniforme e massa homogênea. É o vidro ideal para aplicações que exijam perfeita visibilidade, pois não apresenta distorção óptica, e possui alta transmissão de luz.

 

Imagem vidro plano

Também tecnologias avançadas como a indústria solar ou a indústria de displays estão usando vidro plano muito fino para painéis solares e pequenas telas sensíveis ao toque.

Os requisitos e especificações técnicas para o vidro plano estão aumentando, e para isso é importante ter uma medição de temperatura precisa em cada etapa de fabricação.

A LumaSense Technologies fornece os tipos corretos de pirômetros infravermelhos sem contato para as diferentes zonas na produção de vidro plano, como tanque de fusão, banho de estanho e recozimento.

A LumaSense oferece pirômetros para medir a superfície de vidro no lehr de recozimento, para medir dentro do vidro com uma profundidade de penetração e para medir através de chamas dentro do banho de estanho (zona quente) ou temperatura da superfície (zona fria).

Imagem fabricação vidro plano

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Vidro plano com monitoramento de temperatura é na PerCon

Vidro plano com monitoramento de temperatura pode ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Iluminação pública é na PerCon