Ultrassom são chamados os sons com frequência superior as frequências que o ouvido humano pode perceber (20Hz a 20KHz) , ou seja superior 20.000 Hz. Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Na indústria , a ultrassonografia é usada para detectar falhas em produtos e estruturas.

faixa-de-som

A propagação do som ocorre exclusivamente em um meio material pois depende da vibração de moléculas . A sua velocidade de propagação do som , difere de meio para meio: é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos e é mais lenta nos gases.
Além do meio onde está presente, outros fatores também influenciam a sua velocidade como a densidade, a elasticidade e a temperatura (quanto maior é a temperatura, menor é a densidade do ar e maior é a velocidade de propagação do som).

 V= d / ∆t ou  V = λ . f      Unidade SI:  d  (m),  λ ( m) , ∆t  (s) , f ( 1/s) e v (m/s) .

A velocidade de propagação do som no ar é 330 m/s , no alumínio é de 6300m/s , no cobre é de  4700m/s ,  no ouro é de  3200m/s , no  aço é de  5900m/s , no  aço inoxidável é de  5800m/s , no  nylon é de  2600m/s , no óleo(SAE30) é de  1700m/s ,  na água é de  1480m/s , na   prata é de  3600m/s , no  titânio é de  6100m/s , no  níquel é de  5600m/s ,  no tungstênio é de  5200m/s , no  magnésio é de  5.800m/s , no  acrílico é de  2.700m/s , no  aço fundido é de  4.800m/s . Uma mudança no meio de propagação do som tem como consequência a mudança de velocidade de propagação e a consequente reflexão de parte na energia que estava sendo propagada antes da mudança do meio .

Assim como uma onda sonora, reflete ao incidir num anteparo qualquer ( eco) , uma onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, que pode ser um metal, plástico, concreto, etc…refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna neste meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades. No exemplo abaixo, o feixe sônico do transdutor, incidiu na falha ocorrendo uma reflexão captada pelo mesmo transdutor, enviando o sinal ao aparelho, mostrado na tela em forma de um pulso ou eco.

 

 

propagacaoflexaosomfuncionamento-ultrassom

 

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Ensaios não destrutivo ( END ) incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes/equipamentos/estruturas, sem a alteração dos materiais.

OS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS MAIS COMUNS SÃO A ANÁLISE DE VIBRAÇÕES, CORRENTES PARASITAS, EMISSÃO ACÚSTICA,  ESTANQUEIDADE, LÍQUIDO PENETRANTE,  PARTÍCULAS MAGNÉTICAS, ENSAIO RADIOGRÁFICO, TERMOGRAFIA, ENSAIO VISUAL E ENSAIO ULTRASSÔNICO .

O ensaio ultrassônico possui as seguintes vantagens em relação a outros ensaios:

  • O método ultrassônico possui alta sensibilidade na detecção de pequenas descontinuidades internas tais como; trincas , fissuras e outras de difícil detecção por ensaio de radiações penetrantes (radiografia ou gamagrafia).
  • Para interpretação das indicações, dispensa processos intermediários, agilizando de inspeções .
  • No caso de radiografia ou gamagrafia, existe a necessidade do processo de revelação do filme, que via de regra demanda tempo do informe de resultados.
  • Ao contrário dos ensaios por radiações penetrantes , o ensaio ultrassônico não requer planos especiais de segurança ou quaisquer acessórios para sua aplicação.
  • A localização, avaliação do tamanho e interpretação das descontinuidades encontradas são fatores intrínsecos ao exame ultrassônico, enquanto que outros exames não definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado num filme radiográfico define o tamanho mas não sua profundidade e em muitos casos este é um fator importante para proceder um reparo.

cordex-ut5000

 

Ultrassom Ex para medidas de espessura

Os principais motivos de falha detectados durante manutenções preditivas por medidores de espessura são a corrosão e a erosão dos materiais  com que as estruturas são construídas :

Corrosão: Contaminantes nos materiais da estrutura , condições  de operações onde a estrutura esta localizada e micro organismos que vivem na superfície da estrutura .

corrosao

Erosão: O afinamento das paredes é o resultado natural de pressão ou movimento de materiais através de partes curvas de dutos

erosao

 

CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS EM MEDIDORES DE ESPESSURA

Segurança intrínseca para sua utilização em áreas com atmosfera explosiva . Esta característica garante que o instrumento foi projetado para que seus circuitos internos e acessórios não gerem nenhum tipo de ignição em operação em áreas classificadas e perigosas .

seguranca-intrinseca

Capacidade de gerar e exportar relatórios que possibilitem o acompanhamento periódico de falhas da estruturas em todas as suas partes . A tecnologia RFID possibilita a utilização de TAGs digitais de RF que são detectados pelo ultrassom que associa suas localizações nas partes especificas da estrutura com os resultados de suas inspeções periódicas . Assim cada parte da estrutura poderá ser acompanhada periodicamente .

rfidtag-rfidend-planilha-resultado

Função que permita a eliminação das reflexões decorrentes de superfícies tais como revestimentos , ferrugem ou tintas, para que os resultados referentes a espessura da estrutura em teste não sejam afetados .

echoechomode

Clique em assuntos relacionados com material elétrico Ex

Área classificada

Material elétrico Ex  (à prova de explosão e segurança aumentada)

Tramontina Ex – Eletrik

Tomadas Ex e plugues Ex para atmosfera explosiva

Sinalizador Ex para atmosfera explosiva 873

Luminária fluorescente para atmosfera explosiva série E840

Luminária LED para atmosfera explosiva

Fusível Ex para atmosfera explosiva

Disjuntor Ex para atmosfera explosiva

Chave seccionadora Ex para atmosfera explosiva série 513

Chave de comando Ex e emergência para atmosfera explosiva serie 533

Amperímetro Ex e voltímetro Ex para atmosfera explosiva ACEx 205

Caixa de junção Ex – CEEx

Painel de comando Ex em poliéster para atmosfera explosiva

Painel de comando Ex em alumínio para atmosfera explosiva

Painel de comando Ex em aço carbono ou inox para atmosfera explosiva

Painel para atmosfera explosiva

Botoeira de comando e sinalização Ex para atmosfera explosiva

 

 

Clique em assuntos relacionados com ferramentas para atmosfera explosiva

Iluminação em área classificada Ex

Câmera termográfica intrinsecamente segura

Multímetro intrinsecamente seguro Fluke 87V Ex

Câmera fotográfica para áreas classificadas

Trena a laser a prova de explosão 3000XP

Medidor de espessura com segurança intrínseca UT5000

Calibrador de loop intrinsecamente seguro Fluke 707 Ex

 

Ultrassom  é na PerCon

Ultrassom e outros produtos e serviços de teste e medição  podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369 .

Clique para obter informação adicional

Fluke é na PerCon