Termovisor termográfico , a medição de temperatura sem contato é uma medida óptica baseada na propriedade de todos os materiais para enviar radiação eletromagnética (radiação infravermelha). O instrumento de medição infravermelho (pirômetro ou termovisor) usa essa radiação para determinar a temperatura.
Os termovisores operam no comprimento de onda curto, médio e longo. Para escolher o instrumento de medição correto para uma determinada aplicação, diferentes propriedades do objeto de medição devem ser levadas em consideração, como temperatura, comprimento de onda, material e superfície.
Imagem softaware lumaspec rt

Termovisor termográfico, principais características

– Radiação eletromagnética

A energia viaja pelo universo à velocidade da luz na forma de radiação eletromagnética. Dependendo do nível de energia, essas radiações são classificadas como raios gama, raios X, raios ultravioletas, raios visíveis, infravermelhos, micro ondas e ondas de rádio. Juntos, todos esses tipos de radiação formam um longo espectro contínuo chamado “espectro eletromagnético”.

O nível de energia da radiação eletromagnética é medido em termos de comprimento de onda denotado por (λ). Às vezes segmentos do espectro eletromagnético são descritos em termos de frequência (f). A relação entre comprimento de onda e freqüência é

f = 1 / λ

 

– Radiação infra-vermelha

Níveis de energia entre 0,75 µm a 14 µm no espectro eletromagnético são radiação infravermelha. Todos os objetos acima de 0 ° K emitem radiação (energia) de sua superfície na forma de ondas eletromagnéticas devido à vibração dos átomos. A quantidade de energia emitida depende da temperatura da superfície e das características da superfície.

 

– A faixa de temperatura:

Nossos termovisores medem temperaturas de -40 a 3000 ° C. Os instrumentos estão disponíveis em diferentes faixas de temperatura. A seleção da faixa de temperatura depende da aplicação.

 

– Emissividade

A emissividade é altamente dependente do material e sua composição. Para medir a temperatura do objeto alvo com precisão, é necessário saber:

tipo de material usado no objeto alvo (por exemplo, ferro fundido, alumínio, aço etc.)

composição do material (por exemplo, Liga 20 NI, 24 Cr, 55 Fe ou Latão 73% Cr, 27% Zn etc.)

Além da composição do material e do material, conhecer a condição da superfície do objeto alvo também é muito importante. A condição da superfície pode ser:

  • Superfície lisa ou áspera
  • Cor escura ou clara
  • Oxidado ou não oxidado
  • Polido ou maçante
  • Enferrujado ou revestido ou pintado
  • Poroso ou impermeável
  • Galvanizado ou não
  • Conhecer a condição da superfície e levar em consideração ao determinar a emissividade reduzirá a incerteza nas medições.

Clique na tabela de emissividade para varias superfícies

 

– Comprimento de onda

A emissividade de um material pode mudar dependendo do comprimento de onda. Isto é especialmente verdade para metais. A capacidade de um metal em emitir radiação térmica aumenta em comprimentos de onda mais curtos. Portanto, para aplicações em metal, é melhor selecionar um termômetro que mede o comprimento de onda curto. Objetos transparentes, como vidro, filmes plásticos ou gases, possuem faixas de comprimento de onda distintas, nas quais as características de radiação são boas. Para medir com precisão a temperatura desses objetos, é necessário selecionar termômetros de radiação com sensores especiais e filtros sensíveis a um determinado comprimento de onda.

 

Material                                               Comprimento de onda do material (µm)

Vidro                                                                              4,8

 

Filmes plásticos feitos de PE, PP, PS3,                     43

 

Filmes plásticos feitos de PET, PA, PUR                  7,9

 

Gases de combustão fria                                          4,27

 

Gases de combustão quente                                   4,5

 

 

Termovisor termográfico, principais produtos :

Termovisores MIKRON

A LumaSense é especializada em soluções chave na mão, consistindo em serviços completos de engenharia, projeto e instalação para atender aos mais severos e desafiadores requisitos do sistema de imagens térmicas.

As séries MIKRON MC320 e MC640 representam outro marco na inovadora termometria infravermelha. Projetados com eletrônicos avançados sem necessidade de manutenção e embalagens industriais de proteção, esses termovisores oferecem precisão inigualável para aplicações industriais e industriais exigentes.

Imagem termovisores da serie MC320Imagem termovisores série MCS640

Clique literatura termovisor série MC320

Clique no datasheet série MCS640

 

TERMINAIS DE COMPRIMENTO DE ONDA LONGO (8 … 14 µm)

Para as mesmas temperaturas não-metálicas entre -40 … 1600 ° C

Como opção, há vários encapsulamentos protetores disponíveis. Alternativamente, os termovisores podem ser alojados em encapsulamentos ou em várias partes por integradores de sistema. Para as aplicações específicas, adaptadas às lentes adicionais.

 

TERMOVISORES DE COMPRIMENTO DE ONDA MÉDIO (3 … 5 µm)

Medições em metal e cerâmica, começando em 150 ºC, em vidro e entre as luzes entre 150 … 1600 ° C

Como opção, há vários encapsulamentos protetores disponíveis. Alternativamente, os termovisores podem ser alojados em encapsulamentos ou em várias partes por integradores de sistema. Para as aplicações específicas, adaptadas às lentes adicionais.

Imagem termovisor mcl 640

Clique no datasheet do termovisor MCL640

 

TERMOVISORES DE COMPRIMENTO DE ONDA BAIXO (1 µm)

Para medições em metal com temperatura entre 600 … 3000 ° C

Como opção, há vários encapsulamentos protetores disponíveis. Alternativamente, os termovisores podem ser alojados em encapsulamentos ou em várias partes por integradores de sistema. Para as aplicações específicas, adaptadas às lentes adicionais.

Imagem termovisor mcs 640-hd

Clique no datasheet do termovisor MCS640 HD

Clique na literatura de câmeras de imagem térmica

 

Sistemas LumaSpection

As câmeras termográficas LumaSense e os sistemas LumaSpection™ medem a temperatura com precisão e operam utilizando tecnologia infravermelha confiável. Estes instrumentos de alta tecnologia podem determinar com precisão a temperatura do objeto e a distribuição da temperatura mesmo em objetos pequenos e em movimento.

Estes sistemas LumaSpection™ são sistemas turn key para que você obtenha o melhor retorno do seu investimento. Fornecendo produtos confiáveis e de alta qualidade, além de serviço e suporte consistente, nosso objetivo é garantir tranquilidade o maior nível de satisfação do nosso cliente.

Clique e conheça outras alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Termovisor termográfico para criação de imagens térmicas é na PerCon

Termovisor termográfico pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Termovisor termográfico