Termometria Fluoroptic,  em 1978 a Luxtron (atual LumaSense Technologies) inventou os sensores de medição de temperatura por fibra ótica através da criação de sua tecnologia Fluoroptic®.

Imagem termometria com a tecnologia fluoroptic

Termometria com a tecnologia Fluoroptic

A tecnologia de sensor ótico Fluoroptic® baseia-se no tempo de decaimento da fluorescência de um sensor especial fosforescente sensível ao fósforo localizado na extremidade de um cabo de fibra ótica (veja a Figura 1).

Imagem figura 1

Figura 1. O sensor de fósforo no final da sonda de fibra óptica é excitado (brilho vermelho) por um LED localizado no instrumento.

 

A luz gerada por um LED de excitação é direcionada através de uma extensão e conectores da sonda, onde ela cai no sensor de fósforo localizado na ponta da sonda. Os sistemas de temperatura Fluoroptic® mais antigos usavam lâmpadas flash de xenônio que precisavam ser substituídas com o tempo. Os sistemas atuais usam LEDs que nunca precisam ser substituídos.

Quando estimulado com luz vermelha do LED, o sensor de fósforo da Luxtron emite luz sobre um amplo espectro na região do infravermelho próximo (veja a Figura 2).

 

Imagem Figura 2

Figura 2. Após a excitação pelo pulso de luz do LED, a luz emitida pelo sensor decai a uma taxa que varia precisamente com a temperatura.

 

O tempo necessário para a fluorescência decair depende da temperatura do sensor. Depois que o LED é desligado, o sinal fluorescente em decomposição continua a transmitir através da fibra para o instrumento, onde é focalizado em um detector. O sinal do detector é amplificado e amostrado após o LED ser desligado.

O tempo de decaimento medido é então convertido em temperatura pelo software de instrumentos, usando uma tabela de conversão calibrada. Diferentes tabelas de calibração são usadas dependendo da faixa de temperatura e aplicação, mas a capacidade geral da faixa de temperatura desta tecnologia de sensor óptico é atualmente de –200 ° C a 330 ° C.

O facto de o sinal de luz de excitação e o sinal de decaimento fluorescente passarem ao longo do mesmo trajeto óptico significa que a sonda de fibra óptica e a ponta de detecção podem ser relativamente pequenas. Isto é particularmente importante em aplicações de pesquisa médica. Sondas de fibra ótica com diâmetro de 0,5 mm (sonda STB) estão disponíveis. Outras configurações de sonda e sensores de temperatura de fibra ótica personalizados estão disponíveis.

Clique na literatura sobre sensores de temperatura com tecnologia Fluoroptic e GaAs

 

Termometria Fluoroptic e os produtos para diferentes  aplicações

  • Luxtron 812 – Monitoramento de temperatura industrial
  • Kit de Laboratório FOT – P & D, Laboratórios de pesquisa, universidades
  • m600 módulo OEM – Módulo OEM para aplicações industriais, militares e de semicondutores
  • m600 OEM utilitário FOT – Módulo OEM para aplicações de transformador de energia / utilitário
  • ThermAsset2 – Monitoramento de ponto de acesso para transformadores de energia pequenos a médios

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Termometria com a tecnologia Fluoroptic é na PerCon

Termometria Fluoroptic pode ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Iluminação pública é na PerCon