Termografia infravermelha, termografia consiste de um ensaio não destrutivo, que se utiliza de dispositivos ópticos eletrônicos para detectar e medir a radiação infravermelha, e correlacioná-la com a temperatura da superfície.

 

Termografia infravermelha conceitos e ferramentas

O mau funcionamento ou desgaste de muitos dispositivos esta relacionado com o aumento de temperatura . O acompanhamento de imagens térmicas destes dispositivos permite uma melhor programação, minimizando a mão de obra e recursos envolvidos na manutenção destes equipamentos . A termografia possibilita identificação de sobreaquecimentos facilitando a predição de falhas sem a interrupção do processo produtivo .

Fig 1Fig 2fig 3

 

 

Principio de funcionamento da termografia

A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético , que está adjacente aos comprimentos de ondas longos ou final vermelho do espectro da luz visível.

Fig 4Fig 5

                                            Fig 6

 

 

 

A transferência de calor por radiação térmica ocorre em toda superfície com temperatura maior que zero graus Kelvin , Estas superfície emitem energia na forma de ondas eletromagnéticas. Assim, na ausência de um meio, existe uma transferência de calor por radiação entre duas superfícies que se encontram a diferentes temperaturas. O calor que sentimos ao aproximar a mão de uma lâmpada incandescente é essencialmente um resultado de radiação infravermelha emitida pelo filamento incandescente e absorvida pela mão. Todos os objetos emitem radiação eletromagnética (chamada de radiação térmica) por causa de sua temperatura.

 

Fig 7

 

A fotografia de uma mão feita com um filme sensível a radiação infravermelha mostra a distribuição de temperaturas desta mão . Esta técnica é utilizada em medicina para detectar qualquer alteração no fluxo do sangue ou uma presença de infecção .

 

Fig 8

 

 

Termografia infravermelha com câmeras termográficas ou termovisores

Câmera termográfica ou termovisor é um dispositivo que captura a energia infravermelha (calor) usando a informação de emissividade para calcular a temperatura deste objeto . A imagem térmica é enquadrada por lentes e converge para um detector  formado por diversos sensores infravermelhos (pixels). A PerCon oferece alternativa que vão desde instrumentos portáteis até sistemas de monitoramento termográfico infravermelho de equipamentos térmicos industriais.

Fig 9Imagem termica de um vaso de pressão

 

 

Termografia infravermelha – Emissividade 

Todos os objetos estão irradiando (emitindo) calor continuamente. No equilíbrio térmico, a potência irradiada ou emitida por um objeto é igual à potência que ele absorve, na forma de radiação, dos objetos vizinhos. Emissividade mede a capacidade de um corpo emitir energia na banda infravermelha . Os corpos podem além de emitir IR , refletir e transmitir estas radiações.

 

Fig 10

 

Principais componentes de um termovisor , disponíveis nos produtos da Fluke de termografia 

  • Lentes: Recebe a radiação infravermelha e a focaliza sobre um detector. O detector responde e cria uma imagem eletrônica (térmica) .
  • Monitores ( Tela ) : Onde as imagens serão exibidas. Deverá possuir tamanho e brilho suficientes para fácil visualização nas mais diversas aplicações . Importante apresentar as informações sobre escala de temperatura com cores, carga da bateria, data e hora .
  • Detector e sistema de processamento eletrônico: São usados para processar energia infravermelha e transformá-la em informações que possam ser utilizadas.
  • Controles: Usado para refinar a imagem térmica exibida no monitor, vários ajustes eletrônicos podem ser feitos através deles . Exemplo de ajustes eletrônicos: faixa de temperatura, fusão de imagens, emissividade e etc .
  • Dispositivos para armazenamento dos dados: São arquivos eletrônicos digitais que para armazenamento de imagens térmicas e dados. Alguns dispositivos permitem armazenamento de dados de voz e de texto suplementares .
  • Software para processamento de dados e geração de relatórios: As imagens térmicas adquiridas pelo termovisor são exportadas para um computador pessoal onde podem ser exibidas usando-se vários tons de cores e onde podem ser feitos ajustes adicionais em todos os parâmetros e todas as funções de análise . Após os ajustes, as imagens são inseridas em modelo de relatório para impressão ou envio .

 

Termografia infravermelha – Metodologia de inspeções termográficas

Método Comparativo: É o método mais usado , consiste de comparar componentes semelhantes sob condições semelhantes, e avaliar a condição do equipamento que está sendo testado . Em sistema trifásico comparam-se as três fases .

Fig 11

Fig 12Fig 13

 

 

Método Referencial: O objetivo é estabelecer um ponto de referência para o equipamento operando em condições normais e em bom estado de funcionamento. Um exemplo seria, depois que um motor é instalado e colocado em operação normal, qualquer diferença no sinal térmico provavelmente surgirá em futuras imagens térmicas.

Fig 14  Fig 15

 

 

Método de Tendências Térmicas: É um método utilizado para comparar as distribuições de temperatura no mesmo componente ao longo do tempo e sem referencia previa . Este método é muito usado para inspecionar equipamentos mecânicos onde os sinais térmicos podem ser complexos, ou quando os sinais térmicos que detectam falhas geralmente se desenvolvem lentamente. Um exemplo é o monitoramento do desempenho de um isolante refratário (altas temperaturas), ao longo do tempo, para que se possa determinar a programação ideal para que ele seja retirado de serviço para manutenção .

Fig 16

 

Termografia infravermelha – Inspeções qualitativas e quantitativas

Inspeção qualitativa ( sem medida de temperatura ) :

  • Rastreamento de mudanças nas condições de operação do equipamento .
  • Programação de atividades de manutenção corretiva com base nos resultados.

Fig 17

 

Inspeção quantitativa ( com medida de temperatura ):

  • Medição precisa de temperatura ou distribuição da temperatura .
  • Ligeiras variações relacionadas a mudanças da emissividade, condições atmosféricas e outros fatores podem distorcer as leituras
  • As distorções dos valores medidos podem ser causadas pelo tamanho do ponto focal do objeto alvo e pelo plano de fundo do ambiente

Fig 18

 

Termografia infravermelha – Recurso de termovisores para inspeções

Tons de Cor : São usados para mostrar as variações e os padrões térmicos de uma imagem térmica. Seja em inspeções ou em análises, o objetivo é selecionar o tom que melhor identifique e comunique o problema. Algumas aplicações podem ser vistas e analisadas melhor em tons monocromáticos, tais como uma escala em cinza.

 

Fig 18  Fig 19Fig 20Fig 21

 

 

Ajuste de Foco : Recurso que permite um ajuste para uma melhor visualização do material inspecionado. O ajuste de foco é possível, girando o controle de foco até que a imagem exibida no visor LCD esteja a mais nítida possível. Permitindo assim uma melhor captura .

Fig 20

 

Alguns recursos inovadores das atuais câmeras termográficas

  • Foco IR Optiflex– Elimina a necessidade de ajuste de foco, ou seja, está sempre em foco para distâncias maiores de 1,2m. Além da opção de foco manual para distâncias menores. Com o IR Optiflex, é mais fácil e rápido tirar fotos precisas e com foco nítido.
  • Tecnologia IR-Fusion – Tecnologia patenteada pela Fluke mescla imagens digitais e infravermelhas em uma única imagem para documentar com precisão áreas com problema .
  • Gravação de vídeo Multi-Mode – Grava vídeos sem a necessidade de ajuste de foco em luz visível e infravermelha com recursos completos do IR-Fusion. Monitora os processos ao longo do tempo, cria relatórios de vídeo infravermelho e soluciona problemas quadro a quadro.
  • IR PhotoNote – Capture até três fotos digitais por arquivo de imagem térmica e faça um registro preciso dos modelos de equipamentos, placas de identificação e outras informações úteis.
  • Bússola eletrônica – Salve a leitura da bússola com a imagem térmica, garantindo que você e as outras pessoas saibam o local do problema.
  • Software profissional SmartView® para análise e emissão de relatórios – Pacote profissional de ferramentas de análise e emissão de relatórios para visualizar, comentar e editar imagens infravermelhas. Software sem necessidade de licenças e com upgrades vitalícios gratuitos.
  • Fluke Connect – Upload via WiFi para o armazenamento do Fluke Cloud™ que permite compartilhar imagens em tempo real .

 

Termografia infravermelha – Principais especificações de termovisores

Campo de Visão ( FOV – Field of View ) : É a especificação que define o tamanho do que será visto no termovisor , alguns termovisores permitem a troca de lentes, aumentando ou diminuindo o campo de visão, dependendo da aplicação desejada .

 

Fig 21

 

Campo de Visão Instantâneo (IFOV – Instantaneous Field of View) :

É a resolução espacial que consiste da especificação usada para descrever a capacidade que um termovisor tem de decompor os detalhes espaciais . O IFOV é normalmente especificado como um ângulo em milirradianos (mRad). : Na imagem do exemplo abaixo IFOV é como ver uma placa ao longe, enquanto a medida do IFOV é como ler a placa, seja porque ela está mais próxima ou porque é maior.

Fig 22

 

 

Medição do IFOV : É a resolução de medição de um termovisor que descreve o corpo de menor tamanho que pode ser medido a uma determinada distância. Também é especificado como um ângulo em mRad, mas é normalmente maior que o IFOV por um fator de 3. Pois o aparelho precisa mais informações sobre a radiação de um alvo para medir, do que para detectar.

 

Resolução : Este termo é frequentemente usado como uma contagem de pixels em uma imagens . Uma imagem de N pixels de altura por M pixels de largura teria uma resolução de N x M pixels ( colunas x linhas ) . Quanto maior a resolução , maior a capacidade de um termovisor de mostrar e medir uma imagem térmica .

Fig 22

 

Fig 23           Fig 24

                                                                                                                    19.200 pixels

O exemplo acima mostra que um termovisor com resolução de 160 x 120 seria equivalente a 19.200 termômetros digitais cada um medindo a temperatura de um pixel .

 

Termografia infravermelha – Produtos de termográfica portáteis

Serie Performance – As câmeras infravermelhas da Série Performance oferecem boa qualidade de imagem por um preço acessível. Com resolução espacial até 84% melhor do que os modelos concorrentes e tela até 32% maior, você pode ver mais detalhes em cada imagem, mesmo estando distante . Em termografia detalhes podem indicar possível problemas . Todo modelo de serie vem com o Fluke Connect® , um cartão SD removível, uma bateria inteligente com LED indicador de carga, possuem design robusto com alça manual resistente e ajustável .

Modelos da série : TiS10, TiS20 , TiS40 , TiS45 , TiS50 , TiS55 , TiS60 e TiS65 .

 

Fig 25 Fig 26Fig 27

 

 

Serie Profissional – As câmeras infravermelhas da Série Professional oferecem imagens focalizadas, nítidas e detalhadas mais rápido do que outras câmeras infravermelhas industriais . Foco com a velocidade e precisão do laser em seu alvo, sem se preocupar com obstáculos, em sua visualização com o LaserSharp™ com foco automático. Todo modelo vem com o Fluke Connect, documentação e recursos de visualização avançados e uma LCD sensível ao toque para que você possa ver claramente o que está medindo e navegar rapidamente pelo menu. Medição de altas temperaturas, até 1200 °C (2192 °F) . Acrescente uma lente telefoto ou grande angular para obter mais detalhes de longe ou de perto.

Modelos da série : Ti 200 , T1 300 e Ti400 .

 

Fig 45  Fig 28  Fig 29

 

Serie Expert – Os termovisores da Série Expert produzem imagens extremamente detalhadas, e com os amplos displays LCD (até 5,7 polegadas), você tem a melhor experiência de visualização. A articulação permite que você navegue sobre, sob e ao redor de objetos para capturar as imagens mais difíceis com facilidade. Medição de até 1.200 °C (2.192 °F) no modo padrão e até 2.000 °C (3.632 °F) com a opção de alta temperatura (disponível em alguns modelos). Aproveite as opções de foco mais avançadas disponíveis, para ter imagens sempre com foco – incluindo Foco Automático LaserSharp®, foco manual, gravação multifocal EverSharp e ajuste de nitidez da imagem (os recursos variam de acordo com o modelo). Todos os modelos vêm com o aplicativo Fluke Connect .

Modelos da série : TiX 520 , TiX 560 , TiX 640 , TiX 660 e TiX 1000

Fig 30  Fig 31  Fig 32

 

Termografia infravermelha – Sistemas fixos para aplicações industriais

As câmeras para imagens térmicas e os sistemas da LumaSense medem de forma precisa a temperatura e operam utilizando a mais confiável tecnologia infravermelho. Esses equipamentos high-tech também são capazes de determinar precisamente a temperatura e sua distribuição em um objeto, mesmo em objetos pequenos e velozes.

As câmeras para imagens térmicas e os sistemas realizam uma função de controle essencial nas principais indústrias de transformação. Através do monitoramento da temperatura, os usuários podem controlar integralmente os processos de produção nas plantas tão bem quanto assegurar os mais elevados padrões de qualidade.

Estes sistemas de imagem térmica são sistemas turnkey para que você obtenha o melhor retorno do seu investimento.

Fornecendo produtos confiáveis e de alta qualidade, além de serviço e suporte consistente, nosso objetivo é garantir tranquilidade o maior nível de satisfação do nosso cliente.

Clique na literatura de câmeras de imagem térmica

 

Imagem termica vidroImagem termica aço

 

Câmera termográfica também chamada de termovisor ou câmeras infravermelho

Termovisor MIKRON

Câmera termográfica projetada para medir especialmente metal e cerâmica a temperaturas mais baixas, entre 150 e 800ºC (MC320M, MC320ME) ou entre 400 e 1600°C (MC320MHT, MC320MHTE).

Medições através de chamas e gases quentes em fornalhas aquecidas por chama, a temperaturas entre 200 e 800 ºC (MC320F, MC320FE) e 400 e 1600 °C (MC320FHT, MC320FHTE).

Imagem termovisores da serie MC320

Clique Termovisor MIKRON

 

Termovisor fixo MIKRON MCS640

Câmera termográfica fixa para aplicações em altas temperaturas, tais como em superfícies de metal. A câmera detecta temperaturas em faixas entre 600 e 3000 ºC.

Imagem termovisores série MCS640

Clique Termovisor fixo MIKRON MCS640

 

Termovisor industrial para alta temperatura MIKRON MCS640-HD

Câmera termográfica para instalação fixa em aplicações em altas temperaturas, por exemplo: em superfícies de metal. A câmera detecta temperaturas em faixas entre 600 e 3000 ºC.

Imagem termovisor mcs 640-hd

Clique Termovisor industrial para alta temperatura MIKRON MCS640-HD

 

Termovisor estacionário MIKRON MCL640

Câmera termográfica MIKRON MCL640 de alto desempenho para aplicações de geração de imagens exigentes. A câmera detecta temperaturas em intervalos entre -40 e 1600 ° C.

Imagem termovisor mcl 640

Clique Termovisor estacionário MIKRON MCL640

 

Imagem térmica e softwares

Imagem térmica com o software LumaSpec™ RT

Software de Geração de Imagem Térmica baseado em Windows, que oferece capacidade de dados em tempo real e capacidade para análise de imagens.

Imagem termica do tanque de fusão de vidro

 

Imagem térmica com software LumaSpec™ Offline

Processamento avançado de imagem térmica, análise e software de gravação de relatórios

lumaspec-offline-analyzer-1_md

Clique Imagem térmica e softwares

 

Outras Soluções de Temperatura :

Modelos ; VT 02 , VT04 , 62 MAX / 62 MAX + e Janelas de inspeção infravermelho

VT 02 – O Termômetro IR Visual VT02 combina a conveniência de um termômetro infravermelho com a vantagem visual de uma câmara termográfica, criando uma categoria completamente nova de ferramenta: uma câmera de detecção de problemas com um mapa de calor infravermelho.

Fig 33  Fig 34  Fig 35

 

VT 04 – Compacto e intuitivo, os Termômetros de IR Visual VT04A e VT04 combinam numa imagem virtual com uma sobreposição de mapa de aquecimento, para ajudar a identificar rapidamente o local dos problemas.

Fig 36  Fig 37  Fig 38

 

62 MAX e 62 MAX + Suportam calor, poeira, água e quedas de até 3 metros. O Fluke 62 MAX e o 62 MAX+ são os únicos minitermômetros IR no mercado que pode ser manuseado sem cuidados especiais .

Fig 39  Fig 40  Fig 41

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

 

Janelas de inspeção infravermelho – O maior investimento de uma empresa não é seu equipamento que está por trás da porta do painel. A prioridade é oferecer segurança de última geração para eletricistas, engenheiros e inspetores que arriscam suas vidas todos os dias em seus trabalhos.

 

Fig 42  Fig 43  Fig 44

 

Clique e conheça outros assuntos relacionados :

Ferramentas para termografia

Termovisor para locação

Câmera termografia para áreas classificadas

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Termografia infravermelha é na PerCon

Termografia infravermelha e produtos podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

 

Termografia infravermelha