Sprinklers são chuveiros automáticos que ficam fixos ao nível do teto e servem para o combate ao incêndio em edificações. Eles são alimentados por uma reserva de água e um sistema de pressurização. Por mais que não costumem ser instalados sozinhos, mas sim consistindo em uma rede de sprinklers fixos de combate ao incêndio, eles funcionam de forma independente.

Os sprinklers atualmente são uma das melhores opções para combater incêndios em edificações. Entretanto, é importante ressaltar que estes têm a função somente de combate primário, ou seja, na fase inicial do incêndio, antes que o fogo se espalhe, tentando extingui-lo ou controlá-lo até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Ao atingirem sua temperatura de operação, a solda do elemento termo sensível é derretida, permitindo que os sprinklers comecem a funcionar. A partir desse momento a água é descarregada automaticamente em forma de aspersão (em formato de guarda-chuva) sobre uma determinada área, com vazão e pressão especificadas.

É importante deixar claro que os sprinklers não têm como dar um falso alarme. Eles apenas entram em ação quando o ar em torno do seu sistema atinge a temperatura pré determinada. Eles jamais funcionam por meio de fumaça, poeira ou sprays de aerossol .

Sprinklers

 

Sprinklers

Sistemas completos de sprinklers incluem o dimensionamento do reservatório da água, a bomba de pressurização da tubulação da água, as Válvulas de Governo e Alarme (VGA) e os bicos dos sprinklers. Podem também incluir a detecção de fumaça e/ou calor.

  • Conforme a necessidade de proteção, os sistemas de sprinklers podem ser dos seguintes tipos:
  • Tubulação Molhada – é o mais tradicional e com maior utilização nas obras civis
  • Water Spray – água nebulizada – para a proteção de transformadores, esteiras transportadoras, tanques de combustíveis, locais que precisam de grande resfriamento pela água, etc.
  • Pre-Action – tubulação seca – para a proteção de armazéns frigoríficos e para áreas limpas, nas quais a água é o ultimo recurso para o combate ao incêndio.
  • Dilúvio (deluge) – para locais aonde o fogo se propaga muito rapidamente, havendo necessidade de grande quantidade de água para o combate.

Nosso expertise em segurança, engenharia de incêndio, engenharia de automação predial busca soluções inteligentes na redução de custos e perdas.  Trabalhamos com tecnologia convergentes e avançadas. Nossa equipe técnica é treinada, certificada e homologada pelos fabricantes, Atuamos em todo o processo: Projeto, desenvolvimento, comercialização e assistência técnica.

 

Sprinklers são na PerCon Tecnologia

Sprinklers podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Méier – Méier – Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone: 21-2596-8369

Clique aqui para obter mais informação sobre este produto

Sprinklers