Segurança alimentar, a contaminação dos alimentos frequentemente está relacionada com três bactérias comuns e são causadas por um controle incorreto da temperatura dos alimentos.

Armazenamento de carnes é na PerCon

Segurança alimentar com monitoramento da temperatura

Se sua empresa opera dentro da cadeia de frio, na produção, transporte, como laboratório de alimentos, ou em qualquer segmento onde você é responsável pela manipulação de alimentos, você precisa estar no controle total de seu negócio em todos os momentos. Mesmo a menor mudança na atmosfera pode resultar em bactérias prejudiciais (às vezes até mesmo mortais) espalhadas através de seus produtos.

Com todos os perigos presentes em seu local de trabalho, a prevenção e a preparação são absolutamente chaves. Desde que você esteja ciente dos perigos e tenha métodos de proteção suficientes , como por exemplo  um sistema de monitoramento de temperatura, você pode garantir um serviço seguro e eficaz.

Produção de alimentos segura é na PerCon

Com um sistema de monitoramento de temperatura você pode garantir que o alimento produzido é mantido nas condições corretas durante todo o processo .

Clique e saiba mais sobre alimentos, segurança e qualidade

No entanto, se você preferir não contar um rigoroso procedimento de medidas para controle de temperatura, você correrá o risco enorme.  Seus produtos serão expostos a um número de bactérias e patógenos criadores de doenças. Com a maioria das formas de bactérias formadas através de métodos inadequados de armazenamento.  As consequências poderão ser muito graves, tanto financeiramente quanto em termos da reputação de sua empresa.

  • Os três exemplos mais comuns de contaminação de alimentos causados por falta de um controle adequado de temperatura são :

Salmonella

Esta é uma das infecções bacterianas mais comuns e tornou-se uma ameaça notória em todo o mundo, então seria lógico concluir que nos dias atuais a contaminação e infecção de alimentos por esta bactéria fosse 100% evitada . Mas no entanto, repetidamente, fornecedores de alimentos e instalações de preparação em todo o mundo ainda falham ao manusear, armazenar e cozinhar alimentos levando graves transtornos aos seu clientes .

A Salmonella é mais comumente presentes em ovos crus e mal cozidos, aves e carne, mas também foi encontrada em frutas e legumes . Instalações que preparam o leite também devem estar sob vigilância.  A presença desta bactéria é dependente de como o alimento ou o produto lácteo em questão é cozido, a temperatura de seu ambiente de funcionamento precisa de ser estável, constante e precisa. Se não, a doença tem mais uma chance de se formar e se espalhar.

Essas lições devem ser seguidas mesmo se o laboratório estiver lidando com alimentos crus, já que as rápidas flutuações de temperatura ainda podem afetar a integridade do produto.

 

Salmonella controle é na PerCon

 

Campylobacter

O armazenamento correto é uma das partes mais vitais da segurança alimentar. Se for feito incorretamente, o risco de contaminação sobe muito, e compromete todo o negócio. Isto é especialmente verdadeiro com aves de capoeira e carne, como ambos são incrivelmente sensíveis à temperatura se estão em armazenamento ou sendo cozidos. Ambos são susceptíveis à bactéria Campylobacter, que é conhecida por se formar durante o armazenamento e provoca casos de intoxicação alimentar, se não for eliminado no processo de cozimento.

Toda  carne deve ser mantida à temperatura correta em todas as fases do processo de armazenamento e preparação. Mesmo em temperaturas de congelamento a bactéria não é sempre completamente eliminada, no entanto é um bom lugar para começar. Freezers são uma das áreas onde um sistema de monitoramento de temperatura é mais benéfico, pois isso pode alertar os gerentes de quaisquer mudanças de temperatura não planejadas, antes que se torne um problema real.

Alimento seguro é na PerCon

 

Listeria

Enquanto Campylobacter pode sobreviver a temperaturas de congelamento, a Listeria pode suportar o clima um pouco mais quente de um frigorífico, onde a maioria das outras bactérias causadoras de doenças perecem. Embora Listeria não tem o mesmo alcance da Campylobacter e Salmonella podem causar a doenças,  o que significa que precisa ser levada a sério.

As pessoas idosas, as mulheres grávidas e as crianças novas estão no grupo de risco. A Listeria afeta principalmente os alimentos prontos que são comumente armazenados na geladeira, um lugar que as pessoas normalmente associam com a segurança alimentar. Como o aparecimento desta bactéria é fortemente dependente de cozinhar, armazenar e reaquecimento da temperatura, os gerentes de laboratório de alimentos precisam ser cautelosos em todos os momentos.

 

Controle de temperatura é na PerCon

 

As vantagens de um sistema de monitoramento de temperatura para segurança alimentar

Há uma série de maneiras de acompanhar as condições climáticas internas. O mais utilizado é o uso de um registrador de dados básico e pequeno. Para determinadas aplicações, um registrador de dados é suficiente, por exemplo, monitoramento de um estoque onde não há perigo de danos e você simplesmente precisa dos registros para fins de referência.

Se você tem estoque sensível ao clima e especialmente se você não vai estar no site 100% de tempo, um alarme gerado por um sistema de monitoramento das condições de temperatura continuamente trará segurança para sua empresa .

  • Entre as vantagens estão :

Economia de dinheiro

Um sistema de monitoramento de temperatura trará economia em médio prazo através da eliminação de desperdiço de estoque. Se houver um problema potencial, você será notificado imediatamente, antes que seja tarde demais.

Eficiência e conveniência

Todos os relatórios são colocados juntos e automaticamente para que você não tenha que levantar um dedo. Os dados vitais ao controle dos alimentos serão recolhidos eletronicamente e enviados a você todas as manhãs via e-mail.

Acessibilidade de qualquer lugar

Os relatórios podem ser enviados diretamente para você por e-mail, SMS ou App para que você não precise perder tempo verificando cada logger individualmente.

Facilidade de utilização

Sistemas de monitoramento sem fio que não demanda instalação e manutenção demoradas , é muito simples configurar e iniciar.

 

Sistema de monitoramento de temperatura é na PerCon

Clique para obter mais informações sobre o sistema de monitoramento da temperatura e umidade nas nuvens

 

Clique em assuntos relacionados :

Termografia conceitos e ferramentas

Processamento de alimentos com suporte da termografia

Alimentos, segurança e qualidade

Clique para conhecer soluções para medidas de temperatura

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Segurança alimentar com monitoramento da temperatura é na PerCon

Segurança alimentar com monitoramento da temperatura pode ser encontrado na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Segurança alimentar