Processamento de metais, a temperatura tem um papel crítico na produção de aço. Com aplicações capazes de melhorar a eficiência da produção e a qualidade do produto para proteger os recursos críticos, o amplo portfólio de soluções da LumaSense para medição de temperatura tem a precisão e a durabilidade ideias para os processos de produção de aço.

Desenho processamento de metais

 

Processamento de metais

Medição de temperatura em forno de coque

Imagem medição de temperatura em forno de coque

A base para a produção de ferro e aço é o carvão de coque no forno. Para isto, o forno de coque é preenchido com carvão através dos orifícios de enchimento no teto do forno. O processamento do carvão é realizado em ausência de ar a temperaturas de até 1300 °C.

Medição infravermelha de temperatura das etapas de vazão de ar e das tubulações num forno de coque com um pirômetro portátil especialmente projetado.

 

Monitorando fornos de recozimento

imagem monitorando fornos de recozimento

O recozimento é um processo controlado de aquecimento e resfriamento que altera as características do metal. Muitas vezes, é um processo relativamente lento que requer energia significativa. Medições de temperatura imprecisas, fornos não uniformes ou fornos mal vedados levam a custos adicionais e qualidade reduzida.

 

Cúpulas e auto fornos

Imagem monitoramento de cúpulas auto fornos

A medição e controle da temperatura são necessários para manter uma correta operação do alto – forno. As cúpulas contém os gases utilizados para aquecer os alto  fornos e também alojar os gases de desperdício.

Estes gases podem chegar a temperaturas de até 2600 °C e são extremamente voláteis.

 

Monitoramento de carro torpedo

imagem do monitoramento de carro torpedo

Os chamados “Carro Torpedo” utilizados em laminadores de aço para transportar ferro líquido devem atingir requerimentos muito estritos. Um dos principais critérios para transferência entre  o forno de fusão e os fornos posteriores é ter bom isolamento contra o metal que está em até 1400 °C.

 

Medição no vazamento de metal liquido

imagem medição do vazamento

Monitorar a temperatura no vazamento do metal fundido é uma tarefa desafiadora devido às condições variáveis de medição e às características do metal.

Na maioria das fundições, a temperatura do metal derretido é normalmente medida por sondas termopares de imersão. As medidas de imersão só podem ser feitas nos cadinhos ou nos carros de transferência onde a fundição está parada, mas não diretamente no vazamento, pois a inserção de uma sonda perturbaria o fluxo ao molde.

Imagem processamento de metal

Clique na literatura de soluções para a indústria do aço

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Processamento de metais com monitoramento de temperatura é na PerCon

Processamento de metais com monitoramento de temperatura pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Iluminação pública é na PerCon