Pirômetro óptico, a Mikron Infrared, Inc., fundada em 1969, é uma fornecedora líder global de produtos avançados de medição de temperatura sem contato baseados na tecnologia de infravermelho. Oferece uma linha de instrumentos de medição de temperatura infravermelha, sistemas de imagens térmicas, radiômetros, espectrômetros e fontes de corpos negros para a calibração de termômetros infravermelhos. Esses produtos são utilizados em indústrias como aço, vidro, semicondutores, produtos químicos, geração de energia e assistência médica para monitoramento de condições e para fins de manutenção preventiva e previsível. A Mikron está sediada em Oakland, New Jersey, com fábricas e instalações de vendas nos Estados Unidos e na Europa Ocidental.  Em 2007 a MIkron assinou um contrato de fusão definitivo com a LumaSense Technologies, Inc.

 

Pirômetro óptico MIKRON

Pirômetro óptico MIKRON M67S

Pirômetro óptico a infravermelho com transmissão de dados a dois fios para medição de temperatura sem contato em diversas aplicações. Faixas de temperatura entre 0 ºC e 2200 ºC.

Imagem pirômetro MIKRON m 67 s

Completamente independente, o Infradutor M67S pode ser usado como um verdadeiro transdutor/transmissor a dois fios que produz saída constante de 4-20mA. Alimentado pelo seu próprio loop, cada Infradutor é completamente compatível com qualquer instrumento para controle ou gravação de processos.

Possui envoltura resistente e em aço inoxidável. O seu tamanho reduzido e seu peso leve tornam o Infradutor adequado para diversas aplicações garantindo manutenção mínima e maior confiabilidade. Os Infradutores não possuem partes móveis.

Quando contidos em sua jaqueta de resfriamento e purga de ar, cada Infradutor pode suportar as condições industriais mais adversas. Os Infradutores possuem aplicação universal para qualquer tipo de indústria.

Imagem m 67 a 01

– Intercambiabilidade de campo

O design superior não apenas garante precisão e confiança em longo prazo, mas também garante a intercambiabilidade entre Infradutores do mesmo modelo com aproximadamente ±0,50% de precisão. Para aplicações com uma demanda especial os Infradutores possuem um controle digital de emissão que pode ser definido com uma resolução de 0,01. Isso garante que, caso um dos Infradutores necessite ser substituído, a unidade a substituí-lo pode ser totalmente configurada antes da instalação.

O M67S está disponível em várias faixas de temperatura, respostas espectrais e características ópticas apropriadas para atender a aplicações específicas.

– Características Principais

  • Pirômetros de dois condutores com saída analógica de 4…20 mA para conexão ao instrumento padrão de análise.
  • Visor thru-lens e sistema de lentes focáveis de alta qualidade
  • Diferentes tipos de ópticas para a perfeita combinação à aplicação
  • Versões com diferentes faixas espectrais
  • Alta precisão, de 0,5%
  • Design resistente em aço inoxidável

– Aplicações Típicas

Cimento, Cerâmica, Produtos Químicos, Alimentos, Vidro, Tratamento Metais, Papel, Plástico, Energia, Impressão, Petroquímicos, Robótica, Borracha, Semicondutores, Têxteis, Sistemas a vácuo, etc.

Clique no datasheet pirômetro óptico M 67 S

 

Pirômetro óptico MIKRON série PhotriX™

Pirômetro óptico, a LumaSense oferece as soluções mais precisas da indústria em medição de temperatura sem contato. O pirômetro PhotriX™ em design compacto é o que há de melhor atualmente no mercado industrial,  em relação sinal-ruído. A serie PhotriX™ oferece medição sem contato eficaz e seus pirômetros são ideais para aplicações industriais que exigem controle de circuito fechado dos processos térmicos.

Medições em muitas aplicações térmicas industriais requerem alta resolução, assim como repetibilidade. O sistema PhotriX™ oferece precisão e velocidade inigualáveis  que são possíveis graças a sua superior relação sinal-ruído.

O PhotriX™ usa detectores de comprimento de onda menores que minimizam o efeito dos erros de emissividade e ampliam a precisão das medições. O PhotriX™ também oferece compensação de temperatura ambiente para evitar desvios, afim de obter inigualável estabilidade e reprodutibilidade  a longo prazo, para aplicações em ciclos de longos processos, como o crescimento de cristais.

O sistema PhotriX™ padrão possui tecnologia de sensor com lentes revestidas anti reflexo, módulo de interface para comunicação (CIM), cabo de interface RS-232, fonte de alimentação universal e o TemperaSure™ (aquisição de dados e software de interface de gráficos).

– Configuração das lentes fixas do PhotriX

A performance superior da Série PhotriX oferece uma configuração de lentes convencionais. Essa configuração serve para visualizar um alvo à distância ou através de janelas/visores e é utilizada para aplicações solares, semicondutoras, em materiais avançados e em crescimento de cristais.

Está série está disponível em 4 diferentes respostas espectrais infravermelhas próximas (880 nm, 900 nm, 1550 nm e 700-1650 nm) com temperaturas medidas entre 75 °C e 2600 ºC. Como opção, pode-se adicionar uma jaqueta protetora de resfriamento com purga de ar para instalações industriais.

Imagem pirômetro série photrix

 

Pirômetro óptico, a Série PhotriX oferece o que há de melhor na indústria, em relação sinal ruído. A linha PhotriX  possui uma tecnologia que permite que sejam medidas com resposta rápida (1ms) as temperaturas mais baixas assim como pontos focais extremamente pequenos. A série possui uma configuração padrão de lente que é oferecida em 5 variações de respostas espectrais (comprimento de onda), com as seguintes características:

  • Capacidade de medição de temperatura baixa (analisar gráfico abaixo para detalhes)
  • 75 °C com 700-1650nm de resposta espectral
  • 125 °C com 1550nm de resposta espectral
  • 270 °C com 900nm de resposta espectral
  • 280 °C com 880nm de resposta espectral
  • Pontos Focais de Tamanhos Reduzidos, começando em 0,5mm (definidos como 99% da energia)
  • Resposta Rápida (1ms)
  • Precisão de +/- 1,5 °C ou 0,15% de leitura
  • Precisão de 0,01 °C (ver TN-828)

As opções disponíveis incluem saída analógica (selecionável pelo usuário 4-20mA ou 0-10V), hardware protetor com limpeza de lente e módulos de interface multicanais, permitindo que até 8 (oito) sensores sejam integrados em um único sinal digital.

O sistema padrão inclui todos os cabos elétricos necessários, fontes para alimentação, software de interface para computador e documentação/calibragem.

– Aplicações Típicas

  • Metais de Baixa Emissividade
  • Alumínio
  • Película fina de deposição solar CIGS
  • Película fina de deposição amorfa de silício
  • Processos de aquecimento a laser
  • Crescimento de Cristais CZ
  • Design de fibra óptica
  • Aquecimento por indução

– Configuração direta do condutor de luz de safira PhotriX

Para aumentar as vantagens do nosso pirômetro mais preciso, o termômetro IR sem contato da Série PhotriX, é utilizado um cristal de safira  na óptica para a coleta de radiação de infravermelha (também conhecida como um lightpipe – “condutor de luz”). O condutor de luz de safira oferece desempenho óptico eficiente adequado para ambientes químicos agressivos e é comumente usado em câmaras e reatores com processo a vácuo.

Disponível em 4 diferentes respostas espectrais infravermelhas próximas (880 nm, 900 nm, 1550 nm e 700-1650 nm) com temperaturas medidas entre 30 ºC e 1300 ºC.

Imagem photrix-direct-sapphire-lightpipe_md

Pirômetro óptico, a Série PhotriX oferece a melhor relação sinal ruído da indústria. Nossa série possui uma tecnologia que permite medição eficaz das temperaturas mais baixas assim como precisão no controle de processos de alto valor e em aplicações para pesquisa.  A configuração da série PhotriX utiliza um condutor óptico de safira (chamado “lightpipe”, condutor de luz) como óptica para coletar a radiação infravermelha do alvo. As vantagens da óptica “lightpipe” são fornecer a medição de temperaturas mais baixas e a habilidade de facilmente integrar-se a reatores a vácuo, frequentemente utilizados em processos de deposição avançada de materiais (crescimento) e gravação (remoção).

O PhotriX é oferecido com óptica lightpipe  (condutor de luz) em cinco variações de resposta espectral (comprimento de onda) e com as seguintes características:

  • Capacidade de Temperatura Baixa (analisar gráfico abaixo para detalhes)
  • 30 a 670 °C com 700-1650 nm de resposta espectral
  • 70 a 110 °C com 1550 nm de resposta espectral
  • 210 a 1300 °C com 900 nm de resposta espectral
  • 220 a 1300 °C com 880 nm de resposta espectral
  • Resposta Rápida (1 ms)
  • Precisão de +/- 1,5 °C ou 0,15% de leitura
  • Precisão de 0,01 °C (ver TN-828)

As opções disponíveis incluem saída analógica (selecionável pelo usuário 4-20 mA ou 0-10V) e módulos de interface multicanais, permitindo que até oito (8) sensores sejam integrados em um único sinal digital com saídas analógicas paralelas. O sistema padrão inclui todos os cabos elétricos necessários, fontes para alimentação, software de interface para computador e documentação/calibragem.

– Aplicações Típicas

  • Semicondutor
  • Película fina de deposição solar CIGS
  • Película fina deposição amorfa de silício
  • Crescimento de cristal CZ

– PhotriX com fibra óptica conectado à lente remota de foco fixo

O nosso pirômetro mais preciso está configurado com um cabo de fibra óptica flexível conectado ao instrumento a uma lente remota de foco fixo. Essa configuração é ideal para aplicações nas quais o ambiente próximo à medição é desfavorável à instrumentação eletrônica, por exemplo, processos que utilizem aquecimento por indução.

Disponível em quatro diferentes respostas espectrais infravermelhas próximas (880 nm, 900 nm, 1550 nm e 700-1650 nm) com temperaturas medidas entre 65 ºC e 2600 ºC.

Imagem photrix-remote-fixed-lens_md

 

Pirômetro óptico, a Série PhotriX oferece o que há de melhor  na indústria em relação sinal ruído. Nossa série possui uma tecnologia que permite medição eficaz das temperaturas mais baixas assim como precisão no controle de processos de alto valor e em aplicações para pesquisa. A configuração da série Photrix utiliza um cabo flexível de fibra óptica para conectar a lente da óptica para coleta da radiação infravermelha à instrumentação.

Essa configuração é ideal para aplicações que utilizem aquecimento por indução ou quando outros fatores ambientais próximos à medição exijam que o sistema eletrônico seja montado remotamente, tais como ambientes adversos ou processos que utilizem gases inflamáveis. Essas substâncias, em qualquer fonte de ignição, não são permitidas.

O Photrix é oferecido com fibra óptica conectada a uma lente em quatro versões de respostas espectrais (comprimento de onda) com as seguintes características:

  • Capacidade para medição de temperatura baixa (analisar o quadro abaixo para detalhes)
  • 65 a 2300 °C com 700-1650 nm de resposta espectral
  • 110 a 2600 °C com 1550 nm de resposta espectral
  • 270 a 2600 °C com 900 nm de resposta espectral
  • 280 a 2600 °C com 880 nm de resposta espectral
  • Resposta rápida (1ms)
  • Precisão de +/- 1,5 °C ou 0,15% de leitura
  • Precisão de 0,01 °C (veja TN-828)

As opções disponíveis incluem saída analógica (selecionável pelo usuário 4-20 mA ou 0-10V) e uma interface de módulos multicanais, permitindo que até 8 (oito) sensores sejam integrados em um único sinal digital paralelo com saídas analógicas. O sistema padrão inclui todos os cabos elétricos necessários, fonte de alimentação, software de interface para computador e documentação/calibração.

– Aplicações Típicas

  • Reatores Polissilício que usam gases perigosos
  • Processamento de materiais aquecidos por indução
  • Crescimento de Cristais CZ

– PhotriX com fibra óptica conectada ao condutor de luz de safira

O nosso pirômetro mais preciso está configurado com cabo flexível de fibra óptica, conectando o instrumento a um condutor de luz remoto de safira. Essa configuração é ideal para processos de aquecimento por indução, os quais requerem alta precisão e acesso óptico restrito (processos a vácuo ou campo de visão estreito, por exemplo).

Disponível em quatro diferentes respostas espectrais infravermelhas próximas (880 nm, 900 nm, 1550 nm e 700-1650 nm) com temperaturas medidas entre 605 ºC e 2600 ºC.

Imagem photrix-sapphire-lightpipe-with-fiber-optic_md

Pirômetro óptico, a Série PhotriX oferece o que há de melhor  na indústria em relação sinal ruído. Nossa série possui uma tecnologia que permite medição eficaz das temperaturas mais baixas assim como precisão no controle de processos de alto valor e em aplicações para pesquisa.

A configuração da série PhotriX utiliza um cabo flexível de fibra óptica para conectar  um condutor de luz (lightpipe)de safira, o qual coleta a radiação infravermelha do alvo. Essa configuração é ideal para aplicações que utilizem aquecimento por indução, ou quando não há acesso óptico para uma solução por lente tradicional para ter visão suficiente de acesso ao alvo.

O Photrix é oferecido com fibra óptica conectada a um condutor de luz (lightpipe) em quatro versões de respostas espectrais (comprimento da onda), com as seguintes características:

  • Capacidade de Baixa Temperatura (analisar gráfico abaixo para mais detalhes)
  • 60-900 °C ou 100-1400 °C com 700-1650 nm de resposta espectral
  • 100-2600 °C com 1550 nm de resposta espectral
  • 240-2600 °C com 900 nm de resposta espectral
  • 250-2600 °C com 880 nm de resposta espectral
  • Resposta Rápida (1ms)
  • Precisão de + / – 1,5 ° C ou 0,15% da leitura
  • Precisão de 0,01 ° C (ver TN-828)

As opções disponíveis incluem saída analógica (selecionável pelo usuário 4-20 mA ou 0-10V) e uma  interface de módulos multicanais, permitindo que até 8 (oito) sensores para sejam integrados em um único sinal digital paralelo com saídas analógicas. O sistema padrão inclui todos os cabos elétricos necessários, fonte de alimentação, software de interface para computador e documentação/ calibração.

– Aplicações Típicas

Controle de temperatura em aquecimento por indução

Película solar PV fina com medição durante a deposição

Crescimento de Cristais CZ

Clique no datasheet pirômetros óptico série PhotriX

 

Clique e conheça outras alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Pirômetro óptico MIKRON é na PerCon

Pirômetro óptico MIKRON  e outros produtos da LumaSense podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Pirômetro óptico