Pirômetro infravermelho,  a medição de temperatura sem contato é uma medição óptica baseada na propriedade de todos os materiais de emitir radiação eletromagnética (radiação infravermelha). O termômetro infravermelho (pirômetro ou termovisor) utiliza esta radiação para determinar sua temperatura.

Atualmente um termômetro infravermelho responde nas faixas próxima, média ou distante do espectro.

Para a escolha correta do instrumento de medição em uma aplicação específica, várias propriedades do objeto a ser medido devem ser consideradas, como sua faixa de temperatura, material e tamanho.

Imagem infrawin-1

Pirômetro infravermelho e suas principais característica

– Alcance de Temperatura

Nossos pirômetros medem temperaturas de -40 a 3500°C. Os instrumentos estão disponíveis para diferentes intervalos de temperatura. A seleção da faixa de temperatura depende da aplicação onde será utilizado.

 

– Intervalo de Espectro

O material do objeto exige a correta seleção do intervalo de espectro do pirômetro para uma determinada aplicação. Portanto o intervalo de espectro correto é uma das características mais importantes

 

– Os intervalos de espectro mais comuns são:

0.676 µm:            Medição de metais fundidos (min. 1100°C)

0.8 … 1.1 µm:     Medição de vidros, metais e cerâmicas fundidos (min. 600°C)

1.45 … 1.8 µm:   Medição de metais e cerâmicas (min. 250°C)

2.0 … 2.8 µm:     Medição de metais (min. 75°C)

3 … 5 µm              Medição de metais e cerâmicas (min. 5°C)

3.43 µm                Medição de lâminas em PE e PP (min. 50°C)

3.9 µm  Medição em fornos (min. 75°C)

5.14 µm:               Medição superficial em vidros (min. 100°C)

8 … 14 µm:          Medição em superfícies não metálicas e metais revestidos (min. -40°C)

 

– Emissividade

O coeficiente de emissão é a relação entre o sinal emitido de um objeto e o sinal emitido por uma fonte de radiação de corpo negro à mesma temperatura. O coeficiente é influenciado pelo material do objeto e depende do comprimento de onda, da temperatura e de outros fatores físicos.

O coeficiente de emissão de um objeto é o parâmetro mais importante na medição de sua temperatura com um pirômetro. Para uma medição correta da temperatura de superfície de um objeto através de um pirômetro deve-se utilizar um valor de coeficiente de emissão, ou emissividade, coerente. O parâmetro deve ser adicionado no sistema de medição do pirômetro.

A princípio a emissividade de um material é influenciada pelo comprimento de onda, temperatura, entre outros fatores. Portanto tabelas de emissividade fornecem valores aproximados para diferentes aplicações.

Clique na tabela de emissividade para varias superfícies

 

– Campo de Visão

As dimensões do objeto medido determinam a largura mínima do feixe do pirômetro. A largura do feixe deve ser pelo menos do tamanho do objeto a ser medido, a fim de se obter uma leitura de temperatura correta. A largura do feixe depende do tipo de pirômetro e da distância de medição, e pode ser calculada a partir da proporção da distância ou campo de visão (Field of View – FOV).

FOV = distância de medição / largura do feixe

(por exemplo, 240 : 1 corresponde a:

Em uma distância de 1200 mm a largura do feixe é 5 mm).

 

Desenho campo de visão de pirometros infravermelho

 

– Tempo de Resposta

O tempo de resposta é o intervalo em que, após uma mudança abrupta no valor da temperatura a ser medida, não há alteração do valor fornecido pelo pirômetro, dentro de certos limites.

 

– Mira

Para um simples alinhamento entre o pirômetro e o objeto a ser medido estão disponíveis diferentes sistemas de mira:

  • Pontaria por LED
  • Pontaria por laser
  • Visor
  • Câmera de TV

Imagem mira de pirômetro

 

– Pontaria por Laser

Para um simples alinhamento com o objeto a ser medido o pirômetro pode ser equipado com um laser de pontaria. O laser é uma luz vermelha visível com comprimento de onda entre 630 e 680 nm e potência máxima de 1mW. São classificados como produtos laser de classe 2.

 

– Características dos pirômetros IMPAC

Os pirômetros IMPAC são projetados para uso industrial sob condições severas. O alojamento dos pirômetros fixos é fabricado em aço inoxidável ou alumínio fundido, com uma proteção classe IP65. O alojamento dos modelos portáteis é fabricado em plásticos robustos. Estão disponíveis:

  • Pirômetros compactos com lente integrada
  • Pirômetros por fibra óptica (LO)
  • Portáteis

 

– Saída

Os diversos pirômetros fornecem níveis de saída diferentes. Estão disponíveis saídas com interface analógica e digital. Alguns pirômetros possuem diversas saídas comutáveis, e a saída do IN 3000 deve ser indicada no pedido de compra.

  • Saída analógica 0 a 20 mA ou 4 a 20 mA
  • Saída analógica 10 mV/°C
  • Saída analógica 0 a 5 V
  • Saída analógica termopar tipo J ou K
  • Interface digital RS232 ou RS485
  • Profibus-DP

Clique no handbook de termômetros infravermelho

 

Pirômetro infravermelho, principais da LumaSense

– Pirômetro IMPAC

Em 9 de fevereiro de 2007, a LumaSense adquiriu o tradicional fabricante de pirômetro a IMPAC . A IMPAC foi fundada em 1958 e é líder do setor em medição de temperatura usando a tecnologia de infravermelho.

O principal benefício de usar um termômetro infravermelho, ou pirômetro, para medir a temperatura é que você não precisa entrar em contato com o processo ou a superfície que está sendo medida. Isso é especialmente útil quando a medição de contato tradicional é impraticável ou pode introduzir contaminação. Medir o aço derretido, que normalmente derreteria os termopares tradicionais, é um bom exemplo. Vidro, semicondutor e pesquisa são outras indústrias que geralmente usam pirômetros, mas as possibilidades são ilimitadas.

Os pirômetros IMPAC são bem conhecidos por sua precisão e confiabilidade nos ambientes mais adversos. A Série 8 da IMPAC comemorou seu 30º ano de produção! O IGA 140-TV foi lançado ao espaço em uma missão da JAXA (Japan Aerospace) para ajudar os cientistas a coletar dados de temperatura em gravidade zero. No ano passado, apresentamos o ISR 6-TI Advanced, o primeiro pirômetro infravermelho de nível industrial do mundo com recursos de imagem térmica.

Clique na literatura dos pirômetros da IMPAC

 

– Pirômetro MIKRON

MIKRON M67S

Pirômetro infravermelho com transmissão de dados a dois fios para medição de temperatura sem contato em diversas aplicações. Faixas de temperatura entre 0 ºC e 2200 ºC.

Clique no datasheet do pirômetro MIKRON M67S

 

– Pirômetro MIKRON

MIKRON série PhotriX™

A LumaSense oferece as soluções mais precisas da indústria em medição de temperatura sem contato. O pirômetro PhotriX™ em design compacto é o que há de melhor atualmente no mercado industrial,  em relação sinal-ruído. A serie PhotriX™ oferece medição sem contato eficaz e seus pirômetros são ideais para aplicações industriais que exigem controle de circuito fechado dos processos térmicos.

Medições em muitas aplicações térmicas industriais requerem alta resolução, assim como repetibilidade. O sistema PhotriX™ oferece precisão e velocidade inigualáveis  que são possíveis graças a sua superior relação sinal-ruído.

O PhotriX™ usa detectores de comprimento de onda menores que minimizam o efeito dos erros de emissividade e ampliam a precisão das medições. O PhotriX™ também oferece compensação de temperatura ambiente para evitar desvios, afim de obter inigualável estabilidade e reprodutibilidade  a longo prazo, para aplicações em ciclos de longos processos, como o crescimento de cristais.

O sistema PhotriX™ padrão possui tecnologia de sensor com lentes revestidas anti-reflexo, módulo de interface para comunicação (CIM), cabo de interface RS-232, fonte de alimentação universal e o TemperaSure™ (aquisição de dados e software de interface de gráficos).

 

– Pirômetros para indústria petroquímica E²T

Testes nas plantas mostram que os pirômetros infravermelhos são a maneira mais precisa de medição de temperaturas. Mais de 550 refinarias, plantas de gás e companhias petroquímicas com mais de 1700 instalações no mundo já puderam comprovar a eficácia da linha de produtos E²T em seu processo de medição por infravermelho. Quando sua empresa instala nossos Sistemas de Detecção por Infravermelho está investindo em experiência comprovada, desempenho superior e em economia de custos.

Você pode eliminar a necessidade acessar nosso pacote de serviços no site personalizado para produtos E²T. Os engenheiros técnicos de campo estão capacitados a oferecer suporte de alta qualidade, in loco, para cada etapa. Nossa vasta gama de serviços garante a tranquilidade e a satisfação dos nossos clientes.

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas


Pirômetro infravermelho é na PerCon

Pirômetro infravermelho pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Pirômetro infravermelho