A NR-33 é uma Norma Regulamentadora  de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados, do reconhecimento, da avaliação, do monitoramento e do controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. O objetivo da NR-33 é garantir a entrada, o trabalho e a saída segura em espaços confinados, através da implantação de medidas de proteção, que devem ser estabelecidas a partir dos riscos existentes no espaço confinado, antes da entrada e dos riscos gerados na atividade a ser realizada. É importante determinar o impacto do ambiente externo sobre o interior do espaço confinado, bem como as condições e atividades realizadas no espaço confinado que possam afetar as áreas adjacentes, inclusive comunidades vizinhas e o meio ambiente. Emissões de equipamentos, vazamentos de produtos perigosos, exaustão de gases, contato com linhas de força energizadas, rompimento de tubulações subterrâneas, tráfego de animais, pessoas e veículos, chuvas e ventos, entre outros riscos, devem ser avaliados.

 

NR-33 é na PerCon

 

Na norma NR-33 ( trabalho em espaço confinado ) é exigido o uso do detector de gases calibrado, e que também sejam testados antes de cada uso ( testes de verificação ) , conforme informações que destacaremos .

Reforçamos que além do serviço de calibração RBC, que prestamos em nosso laboratório, oferecemos os cilindro de calibração necessários para  dos testes de verificação, conhecido como bump test .

NR33

Itens relevantes da NR-33 e seus comentários:

Item 33.3.2 – Medidas técnicas de prevenção:

Sub item j – Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização

Além do seu detector necessitar estar calibrado (com certificado dentro da validade) a norma impõe um teste de verificação do detector (bump test), que sempre deverá ser realizado antes de cada utilização do detector no espaço confinado . Este teste deverá ser realizado e registrado (pelo técnico encarregado da segurança. Para isto será necessário um cilindro de calibração que poderá ser fornecido pala PerCon.

Cilindro de calibração é na PerCon

Sub item k – Utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.

Estas características dos detectores de gases deverão ser garantidas pelos fabricantes .Além disto veremos adiante que o Guia Técnico NR-33 determina que as calibrações dos detectores de gases deverão ser feitas por Organismo de Certificação Credenciado OCC do Inmetro . A PerCon somente oferece produtos que atendem plenamente a NR-33 e possui laboratório acreditado  pela  Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro .

 

Percon Laboratório 2

 

Item 33.3.2.2 – Em áreas classificadas os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – INMETRO.

Certifique-se que seu detector possui este selo . A utilização de equipamentos não certificados em áreas classificadas com risco de explosão poderá acarretar em aumento de  riscos de acidentes muito graves.

Selo material a prova de explosão

 

O Guia Técnico da NR-33 distribuído pelo Ministério do Trabalho e Emprego MTE SRTE/RS tem como objetivo comentar os itens da NR-33 de forma da deixar claro cada um destes itens .

Este guia técnico  apresenta o seguinte comentário sobre o item 33.3.2 “k” da NR-33.

“O equipamento deve possuir alarme sonoro, visual e vibratório, visor para leitura instantânea, ser resistente ou à prova d’água, quando portado em espaços confinados úmidos ou encharcados, e ser provido de revestimento que resista a atmosferas corrosivas ou eventuais quedas. A calibração deve ser executada por um Organismo de Certificação Credenciado (OCC) pelo INMETRO.”

Um espaço confinado sujeito à existência ou formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com ar é considerado como área classificada. Neste caso, é obrigatório o uso de equipamentos para atmosferas explosivas do tipo Ex., conforme metodologia International Eletric Code (IEC). Os equipamentos com segurança intrínseca (Ex-i) são projetados com dispositivos ou circuitos que em condições normais (abrindo ou fechando o circuito) ou anormais (curto-circuito) de operação não possuem capacidade de liberar energia elétrica (faísca) ou térmica suficiente para inflamar uma atmosfera explosiva, de acordo com o certificado de conformidade emitido pelo fabricante.

 

NR-33 Guia Técnico

Calibração acreditada é aquela realizada por um laboratório que possui acreditação (reconhecimento formal da competência para realizar tarefas especificas de avaliação da conformidade) junto ao INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia. A identificação de uma calibração, realizada por laboratório acreditado pelo INMETRO e feita através do selo do instituto fixado no instrumento .Deste selo consta o numero da acreditação do laboratório acreditado.

 

Calibração selocalibração IV . jpg

 

O selo de calibração fornecido por uma organização da Rede Brasileira de Calibração RBC, assim como o selo de segurança do INMETRO para áreas com risco de explosão , são indispensáveis e estão relacionados a exigências completamente diferentes .

Os Laboratórios que fazem parte da RBC são obrigados a seguir a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e manter seus procedimentos e registros constantemente atualizados o que inclui sua rastreabilidade a padrões de referencias internacionais . O membros da RBC são constantemente auditados pelo Inmetro e recentemente foram obrigados a utilizarem MRC (Material de Referencia Certificado) em sua calibrações .

 

Somente membros da RBC podem emitir certificados de calibração com o selo de calibração com a logo marca do Inmetro .

São exigidos nos certificados obrigatoriedade da data de sua realização da calibração , porém sua validade depende de diversas variáveis relacionadas as condições de uso do detector . A própria norma que rege o sistema de gestão em laboratórios, a ABNT NBR ISO/IEC 17025, ao qual nosso laboratório segue e é auditado pelo INMETRO, não permite que sejam estabelecidos períodos ou intervalos de calibração nos certificados. Dentro desses conceitos, não podemos afirmar que os certificados estão vencidos, sem que a empresa estabeleça seus critérios de periodicidade para cada calibração.

A PerCon oferece detectores de gases para venda , locação, reparo de detectores, calibração com certificado RBC, substituição e treinamentos .

 

Locação de detector de gases (2)Locação de detector de gases (1)

 

Nr-33 produtos e serviços para detecção de gases é na PerCon

NR-33 produtos e serviços para detecção de gases  podem ser encontrados na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional