NBR 16577, como ponto de partida vamos compreender do que consistem as NRs e as NBRs . As NRs (Normas Regulamentadoras) são definidas e implantadas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Estas normais tratam de requisitos mínimos obrigatório e devem ser aplicadas na forma de lei e no caso de descumprimento são previstas penalidades.

 

NR-33 Guia Técnico

As NBRs (Normas Brasileiras Regulamentadoras) são criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e podem ser descritas com normas técnicas que vão além do mero atendimento de requisitos trabalhistas legais e visão também o aumento de segurança e produtividade das empresas.

NBR16577

NBR 16577 e a NR 33, como suportam trabalhos em espaços confinados

A NR 33 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados, do reconhecimento, da avaliação, do monitoramento e do controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. O objetivo da NR-33 é garantir a entrada, o trabalho e a saída segura em espaços confinados, através da implantação de medidas de proteção, que devem ser estabelecidas a partir dos riscos existentes no espaço confinado, antes da entrada e dos riscos gerados na atividade a ser realizada.

Porém, as atividades não são totalmente detalhadas na NR 33 . A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem a função de regulamentar o que está determinado mas não detalhado nas NRs, por meio das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs).

A NBR 16577 (Espaço confinado — Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção) especifica e detalha os tipos de equipamentos, as manutenções e os procedimentos técnicos a serem utilizados nos espaços confinados. Com o lançamento da NBR 16577, a antiga NBR 14787 foi cancelada .

 

NBR 16577 e calibração de detectores de gases acreditadas

A NBR 16577 descreve calibração como a operação que estabelece, sob condições especificadas, em uma primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; em uma segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

NOTA 1: Uma calibração pode ser expressa por meio de uma declaração, uma função de calibração, um diagrama de calibração, uma curva de calibração ou uma tabela de calibração. Em alguns casos, pode consistir em uma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com uma incerteza de medição associada.

NOTA 2: Convém não confundir a calibração com o ajuste de um sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “auto calibração”, nem com a verificação da calibração.

A calibração acreditada é realizada por um laboratório que possui acreditação junto ao Inmetro.

 

CalibraçãoDetectorGases

 

Monitoramento remoto

A NBR 16577 descreve como monitoramento realizado por captação da atmosfera à distância por meio de bomba de aspiração automática (interna ou externa) ou manual, por meio de sucção realizada por aspirador do tipo pera acoplado à mangueira, com ponteira rígida (para medição horizontal) e/ou mangueiras (para medição vertical. Bomba para detector de gás Ventis Slide – on (VSP)

 

Espaço confinado com boamba é na PerCon

 

Monitoramento contínuo

A NBR 16577 descreve como monitoramento realizado em tempo real e ininterrupto em uma determinada atmosfera. Deve ser realizado próximo ao local onde o trabalhador estiver realizando suas atividades. A presença de trabalhadores em espaços confinados contidos em grandes áreas pode necessitar de mais de um instrumento para o monitoramento contínuo, dependendo do raio de ação do aparelho em uso. Espaço confinado com monitor de área Radius™ BZ1

 

Espaço confinado com monitor de área Radius™ BZ1 é na PerCon

 

NBR 16577 com prevenção de acidentes é na PerCon

NBR 16577 com prevenção de acidentes equipamentos e serviços  podem ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier – Rio de Janeiro – RJ   (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

 

NBR 16577