Medidor de espessura Ex com segurança intrínseca UT5000 – Instruções de operação

UT5000 medidor de espessura Ex é na PerCon

Nunca abra os compartimentos de bateria e USB em áreas perigosas

Medidor de espessura Ex com segurança intrínseca

Medidor de espessura Ex – Procedimentos Iniciais:

Certifique-se de que sua unidade esta equipada com uma bateria correta (TADIRON 3,6V LITHIUM THIONYL CHLORIDE CELL – 19,0AH, SL-2780/S). O uso de baterias inadequadas poderá danificar seu equipamento implicando na necessidade de reparo em fábrica. O indicador de carga da bateria esta assinalada na extremidade superior direita da tela do instrumento.

Conecte a sonda garantindo que estão corretamente encaixadas, empurrando os conectores machos até o fundo dos conectores fêmeas.

Ligue seu equipamento pressionando o botão de alimentação durante pelo menos 5 segundos. O mesmo procedimento deverá ser usado para desligar o equipamento.

Para economizar a carga da bateria, o UT5000 dispõe da função SLEEP TIMER que desliga o equipamento automaticamente caso haja um período de inatividade que pode ser selecionado de 1,2,3, 4 ou 5 minutos. Para retornar a operação pressione qualquer botão.

O painel frontal do UT5000 tem três setas do lado esquerdo, três do lado direito e duas abaixo do display . Estas setas servem para selecionar as funções próximas a elas que são apresentadas no display . A seta indicando a função SEL deverá ser pressionada sempre que alguma função em destaque necessitar ser selecionada .

 

Medidor de espessura Ex UT5000 – Ajustando a sonda

Certifique-se que a sonda está devidamente conectada no UT5000.

Ligue o UT5000

Pressione SETUP

Selecione TRANSDUCER SETUP e em seguida pressione SEL.

Selecione PROBE ZERO BUILT IN

Aplicar uma gota do gel de acoplamento no disco de calibração

Posicione a sonda sobre o disco e exerça uma leve pressão.

Quando estiver pronto, pressione SEL.A tela do instrumento deverá indicar a espessura do disco de calibração que é de aproximadamente 5 milímetros.

APÓS ESTE PROCEDIMENTO A UNIDADE ESTARÁ PRONTA PARA USO.

Medidor de espessura Ex UT5000

A precisão nas medidas de espessura por ultrassom depende do bom contato da sonda com o material que esta sendo medido.Sendo assim, deverá ser minimizado a existência de ar ou qualquer outro material diferente do que pretendemos medir entre a sonda e o objeto inspecionado.

Para melhorar o contato da sonda com a superfície que esta sendo medida recomenda-se a utilização do GEL DE ACOPLAMENTO fornecido com a unidade.

Função ECHO ECHO:

A função ECHO ECHO permite ao usuário fazer medições em áreas onde pode haver meios de interferência, como por exemplo, camadas de tinta ou ferrugem. Nesta função o equipamento ignora o primeiro sinal refletido,que é resultante da reflexão entre a junção da tinta de revestimento ou ferrugem com o material que pretendemos inspecionar.Os sinais subsequentes passam a ser considerados para a determinação da espessura.

Função PULSE ECHO:

A função PULSE ECHO será utilizada caso não haja agentes de interferência na área a ser medida.

Função PULSE FREQUENCY:

Nessa função, o equipamento permite selecionar 2 modos de medição, o SINGLE MEASUREMENT MODE e o CONTINUOUS MEASUREMENT MODE.Esses modos são ajustados na aba PULSE FREQUENCY do instrumento.

O modo SINGLE MEASUREMENT MODE será configurado ajustando o PULSE FREQUENCY para 0 Hz. Neste modo, o instrumento realizará apenas uma medição.

Para utilizar a função SINGLE MEASUREMENT MODE siga os passos:

  1. Posicione a sonda no local a ser medido
  2. Pressione a tecla MEAS do instrumento

O instrumento irá indicar o valor medido.

No modo CONTINUOUS MEASUREMENT MODE, o instrumento permite ao usuário configurar a frequência de medições de 1 Hz à 8 Hz. Após a tecla MEAS ser pressionada, o instrumento começa a fazer as medições e indicar no visor: o valor medido, o máximo valor medido, o mínimo valor medido e a média dos valores. Nesta função o instrumento mede com a frequência de pulsos ajusta pela função PULSE FREQUENCYaté que a tecla STOP seja pressionada.

Recomendamos que a sonda seja movida lentamente por uma superfície de 100 mm² durante a inspeção.

Função MATERIAL VELOCITY

Para mudar a velocidade de propagação previamente ajusta selecione a tecla VEL na tela principal e usando as chaves em forma de seta escolha entre as opções: MATERIAL USER DEFINED ou MATERIAL FROM LIST. Uma vez escolhida à opção pressione a tecla SEL.

MATERIAL FROM LIST – Esta opção permite selecionar a velocidade de propagação de materiais mais comum diretamente da base de dados do UT5000. Usando as chaves em forma seta, escolha na lista o material onde serão feitos os testes de ultrassom e pressione a tecla SEL. A velocidade selecionada será ajustada.

MATERIAL USER DEFINED – Esta função permite entrar manualmente com valores de velocidade de materiais não relacionados na lista do UT5000. Estes dados são de responsabilidade exclusiva dos operadores.

Para definir novo material (Não consta da lista do UT5000):

Selecione a função UD MATERIAL TEXT (Selecione VEL da tela principal, selecione MATERIAL USER DEFINED e SEL).

  1. Entre com o nome do material, use a teclas em forma de seta para intensificar o carácter desejado e pressione a tecla SEL. Repita a operação até completar o nome do novo material. Use novamente as teclas em forma de setas para destacar ACCEPT e pressione a tecla SEL.
  2. Selecione agora UD MATERIAL VELOCITY (Selecione VEL da tela principal, selecione MATERIAL USER DEFINED e SEL).
  3. Entre com a velocidade do material, use a teclas em forma de seta para intensificar o carácter desejado e pressione a tecla SEL. Repita a operação até completar o valor da velocidade do novo material. Use novamente as teclas em forma de setas para destacar ACCEPT e pressione a tecla SEL.
  4. O novo material e velocidade substituirá a anterior.

Observação:Para obtermos medidas precisas de espessura com o UT5000 é importante a seleção correta da velocidade de propagação do som no meio que será medido.O UT5000 possui uma biblioteca com os valores de velocidades dos materiais mais frequentemente usados. Para materiais menos frequentes o usuário poderá entrar com as velocidades manualmente.

 

Medidor de espessura Ex UT5000 – Configurações

Para configurar o instrumento para a função ECHOECHO MODE siga os passos abaixo:

  1. Pressione SETUP (Tecla em forma de seta, em baixo da tela do instrumento que indica a função SETUP mostrada na tela do equipamento).
  2. Usando as teclas em forma de seta do lado esquerdo do equipamento, mova o destaque da lista para função MEASURE TYPE e em seguida pressione a tecla que indica a função [SEL].
  3. Mais uma vez usando as teclas em forma de seta do lado esquerdo do equipamento, mova o destaque da lista para função ECHO ECHO e em seguida pressione a tecla que indica a função [SEL].

Para configurar o instrumento para a função PULSE ECHO MODE siga os passos abaixo:

  1. Pressione SETUP (Tecla em forma de seta, em baixo da tela do instrumento que indica a função SETUP mostrada na tela do equipamento).
  2. Usando as teclas em forma de seta do lado esquerdo do equipamento, mova o destaque da lista para função MEASURE TYPE e em seguida pressione a tecla que indica a função [SEL].
  3. Mais uma vez usando as teclas em forma de seta do lado esquerdo do equipamento, mova o destaque da lista para função PULSE ECHO e em seguida pressione a tecla que indica a função [SEL].

Para configurar o PULSE FREQUENCYdas medições siga os passos abaixo:

  1. Pressione FREQ (Tecla em forma de seta, do lado direito do instrumento que indica a função FREQ mostrada na tela do equipamento).
  2. Usando as teclas em forma de seta do lado esquerdo do equipamento, mova o destaque da lista para a frequência desejada e em seguida pressione a tecla que indica a função [SEL] 

Medidor de espessura Ex UT5000 – Instruções de operação

Antes de começar:

  1. Verifique se a sonda está conectada corretamente
  2. Aplicar o GEL DE ACOPLAMENTO na área a ser inspecionada
  3. Selecionar o modo de medição mais adequado
  4. Escolher a velocidade de propagação correta
  5. Proceder com o zeramento e a calibração do instrumento

Medindo:

Se o TAG de RFID está na área alvo pressione o botão SCAN. A unidade tem de estar a 5 cm do TAG. Se o TAG for detectado todas as medidas subsequentes serão associadas ao TAG. Se for necessário relacionar o TAG com o material e alarme isto será mostrado no UT5000.

Pressione a sonda na área alvo atentando para retirar todo o ar do ponto de contato.

Segure a sonda firmemente, pressione a tecla MEAS. Se a função CONTINUOUS MEASUREMENT estiver selecionada o UT5000 mostrará valores máximos, mínimos e médios até que a tecla STOP seja pressionada. Se a função SINGLE MEASUREMENT estiver selecionada, o UT5000 mostrará apenas 1 medição.

Pressione a tecla STOP para parar as medições.

Se for necessário armazenar os valores de medidas pressione a tecla SAVE.

 

Medidor de espessura Ex UT5000 outras funções

Usando TAG de RFID – Para detectar o TAG de RF,posicione o UT5000 de modo que a área de entalhe na parte superior do aparelho fique a 5 cm do TAG de RFID, então pressione o SCAN (tecla superior lado esquerdo). O numero de referência do TAG será mostrado no topo da tela do UT5000. Caso seja a primeira vez que o UT5000 detecta o TAG, o UT5000 entrará automaticamente na função TAG ALIAS SCREEN.

Informações sobre o TAG de RF poderão ser obtidas através do software que acompanha o UT5000 .

TAG SETUP– Disponível pressionando a função SET UP. Quando selecionada esta função (TAG SETUP)apresentará as alternativas abaixo:

EDIT TAG ALIAS– Uma vez selecionada, esta função permite a utilização de um o teclado na tela do UT5000 para que o nome do TAG possa ser definido. Utilizando as teclas em forma de seta para destacar o carácter que desejamos selecionar e pressionado da tecla SEL podemos repetir este procedimento até escrevermos o nome completo do TAG. Após completarmos este procedimento devemos selecionar a função ACCEPT e a tecla SEL para finalizar.

MATERIAL VELOCITY –Atribui o valor da seleção da velocidade de propagação em função do material ao TAG de RF.

SETUP ALARMS – Para selecionar alarmes de medidas de espessura em um TAG de RF, intensifique a opção de alarme baixo ou alto(SET LOW ALARM e SET HIGH ALARM) e pressione a tecla SEL. Escreva o valor do alarme usando as teclas em forma de seta para intensificar o digito requerido e pressionando a tecla SEL, repita a operação até que o valor do alarme seja completamente escrito.Após a conclusão do procedimento use as teclas em forma de seta para intensificar a palavra ACCEPT e então pressione a tecla SEL. A função ALARM na tela principal possibilita um atalho para o SETUP ALARMS.

TAG POINTS – Usando as teclas em forma de seta selecione o numero de medidas que cada TAG de RF armazenará e então pressione a tecla SEL.

GAUGE SETUP–Para selecionar este menu pressione SETUP na tela principal, usando as teclas em forma de seta intensifique a função GAUGE SETUP e pressione a tecla SET. A função GAUGE SETUP permitirá acesso às funções abaixo. Use a teclas em forma de setas para selecionar a opção desejada.

DATE FORMAT – Permite a seleção do formado da data. Tempo e data são atualizados automaticamente sempre que o UT5000 é conectado ao CorDEX CONNECT ou CorDEXCAMS. Tempo e data não podem ser ajustados manualmente.

SLEEP TIMER – Para economizar bateria o UT5000 irá desligar depois de um período especifico de inatividade que poderá ser escolhido entre 1 min, 2 min, 3 min, 4 min ou 5 min.

UNITS – Permite a escolha entre os sistemas métricos ou imperial.

HANDEDNESS– Permite inverter as funções das teclas direitas ou esquerdas em função da mão que o operador irá segurar o UT5000.

STORED DATA – Para selecionar esta função acesse VIEW na tela principal e obterá as seguintes alternativas STORED MEASUMENTS e RESET BASIC GAUGE SETUP.Os dados memorizados são listados para cada TAG de RF no seguinte formato; RFID TAG, TAG Alias,Material, source and name, material velocity, minimum measurement, maximum measurement, average measurement, date of last measurement, time of last measurement.

RESET BASIC GAUGE SETUP–Para restabelecer todos os ajustes de fabrica.

 

Medidor de espessura Ex – Usando o software CorDEX Connect

Conecte seu instrumento ao computador através da interface USB (cabo USB – mini USB). Rode o CD que acompanha o produto seguindo as opções START, ALL PROGRAMS, CorDEXINSTRUMENTS E UT5000.

As seguintes funções são acessáveis pelo modo USB:adição e edição de informação de velocidade de propagação, adição e edição de informação sobre TAG RFID, edição de ajustes do instrumento (formato de data e período de tempo de adormecimento) e download de medidas armazenadas.

ADDING / EDITING / DELETING MATERIALS

Para adicionar novo material, digite o nome e entre com a velocidade de propagação (m/s) e então clique no botão ADD/EDIT. Para editar informações de materiais já existentes, selecione este material na lista e então mude o nome,a velocidade de propagação requerida e clique no botão ADD/EDIT. Para apagar um material existente, selecione este material na lista do UT5000 e clique no botão DELETE.

ADDING / EDITING / DELETING TAGS

Para editar um TAG existente selecione seu nome na lista e mude o nome do TAG, ajustes de alarmes, pulso e eco para eco e multiponto conforme desejado. Aplique o material no TAG, selecione material da lista do UT5000 e então clique no botão GRAB. Para adicionar um TAG novo, digite seu código de RFID e então e corrija o nome do TAG, ajustes de alarme, pulso / eco para eco multiponto requeridos. Para apagar um TAG existente o nome do TAG na lista e clique no botão deletar.

 

Medidor de espessura Ex UT5000 com segurança intrínseca é na PerCon

Medidor de espessura Ex UT5000 com segurança intrínseca pode ser encontrado na PerCon Tecnologia sediada  na Rua Hermengarda 60 – Sala 605 -Torre do Meier – Meier Rio de Janeiro – RJ (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Medidor de espessura