Medida de temperatura na fabricação de vidro, a otimização do processos de fabricação vem obtendo grande sucesso  através do monitoramento com medições de temperatura sem contato.

A medição de temperatura é fundamental para o monitoramento e a otimização de processos de produção  que consomem muita energia. O monitoramento cuidadoso das temperaturas do vidro e dos equipamentos e máquinas de produção é a única maneira de garantir que a qualidade do produto atenda aos requisitos rigorosos do mercado. As temperaturas durante os vários estágios de produção são em sua maioria medidas sem contato, por ex. no forno de fusão , no tanque de trabalho, no alimentador ou no gob.

Imagem medição de temperatura em molde para vidros

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro

Principais vantagens das medições sem contato durante a fabricação :

  • Manuseio fácil
  • Taxas de rendimento aumentadas
  • Resposta rápida
  • Alta flexibilidade
  • Vidas de serviço prolongadas
  • Nenhuma contaminação do vidro derretido
  • Equipamentos de medição digital com componentes eletrônicos compactos garantem medições de temperatura rápidas e precisas e excelente repetibilidade.
  • A LumaSense Technologies, Inc. oferece mais de 50 anos de experiência em tecnologias de medição sem contato com duas linhas de produtos:

 

IMPAC, pirometria MIKRON para geração de imagens térmica

Escolha entre uma ampla gama de termômetros sem contato, cuja robustez e precisão são adaptados às necessidades específicas da indústria . Seja para vidro plano ou solar, vidraria para contêineres, vidraria utilitária ou técnico, todos os nossos produtos oferecem leituras de temperatura rápidas e precisas. Os clientes recebem ótimas soluções para seus desafios específicos por meio de consultas intensivas com nossos engenheiros de vendas e aplicação. Nós fornecemos prontamente para garantir uma integração rápida com o seu processo de produção.

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro

Monitoramento de temperatura no tanque de fusão

O consumo de energia representa uma porção significativa do total da produção . O tanque de fusão é o local onde o processo começa com areia, calcário, carbonato de sódio e pó de vidro, introduzidos em um forno para fusão. Os fornos podem utilizar combustíveis fósseis ou eletricidade para o processo de aquecimento, que representa quase 80% do consumo total de energia. Enquanto os combustíveis fósseis continuam sendo ainda econômicos, hoje, os motores elétricos são frequentemente utilizados para aumentar a capacidade ou a uniformidade da temperatura.

Imagem fusão do vidro

Com a alta temperatura requerida pelos processos de produção de vidro, o refratário no tanque de fusão enfrenta grandes desafios e deve ser monitorado com muito cuidado. O vidro fundido é muito corrosivo, e o refratário para o fundo do tanque de fusão é de alta qualidade e custoso. O refratário utilizado para a área da coroa sempre enfrenta a temperatura mais alta no tanque de fusão, assim, sua vida útil pode reduzir-se se a temperatura não é monitorada ou controlada apropriadamente. A temperatura da parte superior do escape do forno proporciona boa informação sobre a condição do forno e é importante também para o monitoramento da combustão. Monitorar a temperatura da parede da ponte pode prover um perfil de temperatura do forno para evitar superaquecimento.

Todas essas aplicações podem ser cumpridas com pirômetros de radiação ou termovisores. Quando são utilizados motores elétricos, os pirômetros de radiação também oferecem a vantagem de a medição ser imune à corrente elétrica.

A LumaSense Technologies desenvolveu uma solução completa para monitorar o forno de vidro fundido. Seu design industrial e resistente incorpora componentes aptos para trabalho de campo e é fácil de adaptar-se tanto a cápsulas termométricas como sobre a coroa refratária. O sistema pode ajudar a otimizar a operação do forno medindo a temperatura do vidro em bruto, monitorar ou controlar a saída do queimador e monitorar o estado dos componentes do refratário. Isso vai permitir ao usuário maximizar a eficiência da produção. O sistema inclui as seguintes características e os seguintes componentes:

Pirômetros IS 50-LO plus e IS 50-LO/GL: Pirômetros infravermelhos de curto comprimento de onda que podem ser montados em cápsulas termométricas, ou através de janelas de visão, para monitoramento interno do refratário. O pirômetro IS 50-LO/GL é especialmente construído para medir a temperatura do vidro em bruto. Os dois pirômetros dispõem de cápsula industrial com cabos de fibra óptica flexíveis e lentes resistentes até 250 °C para fácil instalação.

IS 8 pro and IGA e 8 pro: Pirômetros portáteis para monitoração refratária móvel e inspeção com armazenamento de dados embutido.

Carcaça de alumínio fundido muito robusta para uso em ambientes difíceis

Óptica de precisão tocável para ajuste ideal, mesmo com tamanhos de alvo muito pequenos

Grande capacidade de armazenamento de dados para posterior análise dos dados medidos

Armazenamento de valores máximos integrados para determinar o valor de pico numa série de medições

Processamento de sinal completamente digital, resultando em maiores gamas de temperatura bem como maior precisão

A interface USB permite o uso do software opcional de análise PortaWin. Com esse software, os dados da temperatura medida podem ser mostrados e processados em um PC em tempo real ou usados para análises posteriores.

 

Imagens geradas pelo LumaSpec_glass

Termovisores LumaSpection para Fornos: Design revolucionário para monitorar continuamente o refratário interior do forno e o vidro através das chamas de gás natural. Uma lente de boroscópio resfriado com água e limpo com ar penetra no forno através de uma porta lateral para prover uma imagem térmica de alta resolução do interior. A solução inclui um sistema de auto retração a prova de falhas.

Termovisores LumaSpection para Refratários: Vasos de pressão críticos nos refratários em plantas de produção de vidro operam a altas temperaturas e estão sob o risco de falhas com a degradação do refratário. O sistema LumaSpection para refratários é montado na parte externa do tanque de fusão para fornecer termovisão, em tempo real, sem contato para detecção de falhas automatizada e monitoramento dos seus ativos mais críticos como fornos e tanques. Uma cápsula ambiental é fornecida, e opcionalmente ferramentas para ajuste horizontal e vertical.

LumaSpec Software: Software de termovisão baseado em Windows que oferece aquisição de dados em tempo real e capacidade de análise de imagens. Os usuários podem validar a teoria, isolar áreas de interesse específico ou identificar usos para monitoramento e alertas.

Regiões de interesse definidas pelo usuário permitem geração de tendências e alarmes para áreas críticas;

Análise completa de dados das imagens incluindo perfis, histogramas, renderização 3-D e sobreposição de imagens;

Integração ao sistema de controle da planta via OPC ou opções de saída analógica;

Capacidade para arquivar imagens completas;

Permite monitoramento remoto seguro através de terminais múltiplos;

Integra múltiplos termovisores, pirômetros e outros dados

Imagem do esquemas de medidas de temperatura em tanque de fusão de video

Medida de temperatura na fabricação de vidro e seus benefícios

  • Medição direta e precisa da temperatura do vidro em bruto para controle melhorado do processo de fusão;
  • Perfis térmicos completos do forno para monitorar e controlar os perfis de aquecimento, e visualizar a uniformidade do forno;
  • Monitoramento melhorado da coroa crítica e dos componentes inferior e lateral;
  • Monitoramento flexível de áreas críticas para evitar instabilidade no teto e rupturas perigosas, como nas paredes da fornalha.
  • Prevenção de perdas onerosas de produção com o monitoramento da temperatura ideal de áreas críticas da fornalha.
  • Maior tempo útil, com requerimento de instalação e manutenção mínimo

Clique na nota de aplicação de monitoração de tanque de fusão de vidro plano

Clique na nota de aplicação sobre isolação do forno de fusão de vidro

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro Plano

O vidro plano é uma grande parte da indústria do vidro. Vidro plano arquitetônico é usado na indústria solar, para monitores de tela plana, parabrisas e janelas. Vidro plano podemos ver (e ver através) todos os dias.

Também tecnologias avançadas como a indústria solar ou a indústria de displays estão usando vidro plano muito fino para painéis solares e pequenas telas sensíveis ao toque.

Os requisitos e especificações técnicas para o vidro plano estão aumentando, e para isso é importante ter uma medição de temperatura precisa em cada etapa de fabricação.

A LumaSense Technologies fornece os tipos corretos de pirômetros infravermelhos sem contato para as diferentes zonas na produção de vidro plano, como tanque de fusão, banho de estanho e recozimento.

A LumaSense oferece pirômetros para medir a superfície de vidro no lehr de recozimento, para medir dentro do vidro com uma profundidade de penetração e para medir através de chamas dentro do banho de estanho (zona quente) ou temperatura da superfície (zona fria).

Imagem fabricação vidro plano

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro de recipientes

O recipiente é um tipo de vidro para a produção de garrafas, recipientes , frascos ou bebidas em geral. A medição da temperatura do recipiente durante o processo de fabricação é importante para garantir a qualidade do produto final.

A LumaSense Technologies fornece um portfólio de pirômetros e termovisores para garantir uma medição precisa da temperatura nas diferentes etapas do processo do recipiente de vidro. A temperatura do vidro de vidro e do molde de vidro é muito importante para assegurar uma qualidade estável da produção de recipiente.

A LumaSense Technologies oferece, para ambas as etapas do processo, o equipamento certo. Pirômetros de relação rápida com pequenos tamanhos de ponto para medir a temperatura da queda de vidro entre as tesouras e a máquina de moldagem. Além disso, pirômetros portáteis e fixos para medir a temperatura do molde e controlar o processo de conformação e a espessura da parede do produto final.

Imagem fabricação de recipiente de vidro

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro plano fabricação sem tensão

Medir a temperatura de vidro ultrafino (menos de 1 mm de espessura) pode ser uma tarefa difícil. Produtos como celulares e tablets utilizam esse vidro de alta qualidade e requerem uma taxa baixa de imperfeições. Enquanto aumenta o número de aparelhos eletrônicos móveis, a necessidade de monitorar e garantir a qualidade de produtos de vidro ultrafino aumenta também drasticamente. Na atualidade, os fabricantes devem ser criativos quando medem a temperatura desse tipo de vidro.

Imagem produção de vidro plano sem tensão

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Medida de temperatura na fabricação de vidro é na PerCon

Medida de temperatura na fabricação de vidro pode ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Medida de temperatura na fabricação de vidro