Forno de coque, a base para a produção de ferro e aço é o carvão de coque no forno. Para isto, o forno de coque é preenchido com carvão através dos orifícios de enchimento no teto do forno. O processamento do carvão é realizado em ausência de ar a temperaturas de até 1300 °C.

 

Forno de coque – Medição de temperatura

Imagem forno de coque

Medição das temperaturas do forno de coque no telhado do forno através do orifício de inspeção

A bateria do forno de coque é aquecida mediante paredes verticais de aquecimento que podem estar compostas de até 40 chaminés, localizadas entre as câmeras do forno. O calor é transferido desde as paredes até o centro do forno, pelo qual o carvão é convertido em coque e solidifica-se longe das paredes do forno. Para conseguir um correto processo de coque, uma distribuição ótima do calor deve se assegurar o mesmo para toda a parede de aquecimento. Isto é realizado ajustando a quantidade de calor. Qualquer resíduo ou depósito nas paredes de aquecimento não somente pode ter um efeito negativo na qualidade do processo de coque, quanto pode resultar em perdas da produção e custos altos para recomeçar o processo. Um controle adequado do fornecimento de calor e monitoramento da distribuição da temperatura nas paredes de aquecimento através de todo o processo de produção são então essenciais. As medições de temperatura relevantes são realizadas nas paredes de aquecimento dos fornos de coque adjacente diretamente desde a cobertura depois de abrir as portas das chaminés.

Imagem esquema de monitoração de temperatura do forno de coque

Medição infravermelha de temperatura das etapas de vazão de ar e das tubulações num forno de coque com um pirômetro portátil especialmente projetado.

A maioria de baterias de forno de coque são construídas com 70 fornos e até 40 chaminés de aquecimento. O registro de temperatura é levado alternando medições longitudinais e transversais. Durante uma medição transversal, várias paredes de aquecimento são usualmente medidas e registradas como uma série de medições; Desta maneira, numa medição transversal 14 paredes podem ser medidas em 3 estapas (14 x 120 valores). Alternativamente, medições livres de até 140 valores por série são possíveis (14 x 140 valores), desde os que resulta um registro de 1,960 medições.

 

Forno de coque – Nossa solução para medição de temperatura

A LumaSense apresenta os pirômetros portáteis especiais IMPAC IGA 315-K e IS 8 Pro com armazenamento de dados integrado para medição de temperatura sem contato em baterias de forno de coque.

  • Operação simples através da configuração de parâmetros na parte traseira do instrumento de medição e exibição dos valores de medição no visor e na parte traseira.
  • Óticas de foco variável de alta qualidade combinadas com um amplo visor permitem uma simples mira e medição mesmo com grandes distâncias de medição (até 12 m). Óptica de precisão para medir as menores áreas dentro do forno de coque através das portas de inspeção.
  • Memória de dados integrada para até 2.000 medições de temperatura e uma interface para transferir os dados para um PC no formato Excel.
  • Carcaça desenvolvida especificamente para plantas de coque, com um design robusto, incluindo bainha de proteção térmica para uso diário com alta temperatura ambiente e atmosferas muito poeirentas.

Imagem IMPAC IGA 315K

IMPAC IGA 315-K

Clique no datasheet do pirometro infra vermelho IMPAC IGA315-K

 

 

Imagem IMPAC 8 Pro

IMPAC IS 8 Pro

Clique no datasheet do pirometro infra vermelho IMPAC IS 8 Pro , IS 8 GS Pro e IGA 8 Pro

 

Forno de coque , os benefícios de medidas de temperatura com Lumasense

  • Medição precisa, rápida e precisa da temperatura dos estágios de ar e dos bocais nas baterias do forno de coque do telhado do forno, sem comprometer a confiabilidade operacional ou interromper a operação. Registro automático da temperatura de vazamento
  • Garantia de qualidade e redução de custos através do uso otimizado de energia e matérias-primas
  • Controlo de processo conveniente e controle dedicado do fornecimento de calor em toda a bateria do forno por meio de medição de temperatura sem contato
  • Documentação completa da monitorização do forno de coque através de armazenamento de dados e subsequentes instalações de avaliação

Clique na nota de aplicação sobre medidas de temperatura em fornos de Coque

 

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Fornos de coque – Medição de temperatura  é na PerCon

Fornos de coque , as melhores soluções podem ser encontradas na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Iluminação pública é na PerCon