Eletrônica embarcada em automotivos , apesar de sistemas eletrônicos estarem cada vez mais presentes de qualquer meio de transporte, uma das maiores e mais interessantes aplicações de sistemas embarcados se encontra na indústria automotiva. Nesse setor as montadoras investem milhões de dólares afim de equipar seus veículos com o que há de mais moderno em sistemas eletrônicos, tanto de conforto e navegação quanto de segurança.

Entre os diversos dispositivos automotivos, destacamos: barramentos CAN e LIN; sistemas de navegação e localização; ignição; injeção eletrônica; ABS; Airbags; ESC;  Controle de tração ; sistemas de entretenimento; painel de instrumentos; alarmes; controle de transmissão/ carroceria; alarmes e muito mais .

EletronicaEmbarcada

 

Eletrônica embarcada em automotivos

Microcontroladores

Microcontrolador é um computador em um único circuito integrado o qual contém um núcleo de processador, memória e periféricos programáveis de entrada e saída. A memória de programação pode ser RAM, NOR flash ou PROM a qual, muitas vezes, é incluída no chip. Os microcontroladores são concebidos para aplicações embarcadas, em contraste com os microprocessadores utilizados em computadores pessoais ou outras aplicações de uso geral.

Microcontrlador

 

Barramento digital serial

Um barramento serial permite o transporte de informações através de um só canal de comunicação, transmitindo um bit de dados de cada vez em cada ciclo do relógio do sistema . Um barramento paralelo transporta um bit em cada canal em cada ciclo de clock . Isto multiplica a velocidade de transmissão pelo numero de canais em barramentos paralelos . Esta característica inicialmente fez com que barramentos paralelos fossem usados para aumentar a velocidade de processamento.  Hoje o conceito de se ter somente uma unidade de processamento central, mudou para vários controladores específicos para cada aplicação , tornando assim os sistemas mais eficientes . Com o aumento das velocidades dos barramentos seriais e o conceito de multiprocessamento  a quantidade de fios e a segurança dos sistemas embarcados aumentou bastante . Menos fios , mais controladores e protocolos seguros são a arquitetura mais frequente de sistemas embarcados .

Barramento serial

Ferramentas para manutenção de sistemas embarcados

Scanner automotivo

Com uma eletrônica avançada e moderna os sistemas de injeção de combustível contam com módulos eletrônicos que precisam ser acessados e a comunicação com estes componentes acontece via um software específico. Os scanners são os portadores destes softwares, aparelhos que se ligam a tomada de diagnose do veículo para receber as informações sobre a situação do sistema, o histórico de falhas e determinar um diagnóstico preciso e correto.
Considerado uma das ferramentas mais importantes na reparação de sistemas de injeção eletrônica este aparelho pode receber, em tempo real, as informações dos sensores que são enviadas ao módulo de controle eletrônico, assim, o reparador pode saber se os sensores estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante.

scanner

 

Osciloscópios automotivos

Osciloscópios são dispositivos que permitem a aquisição de sinais elétricos e sua apresentação em gráficos de nível por tempo , permitindo assim medidas destes sinais instantâneas . O osciloscópio automotivo  é composto de módulos conhecidos como PicoScopes que operando junto com softwares de aplicação especifica , permitem transformar um computador PC em uma poderosa ferramenta de diagnósticos para manutenção de autos . Isto independente de modelos ou fabricantes , são ferramentas  capazes de medir e teste praticamente todos os componentes e circuitos elétricos e eletrônicos em qualquer veículo moderno, incluindo os seguintes testes :
– Ignição (primário e secundário)
– Injetores e bombas de combustível
– Circuitos de arranque e de carregamento
– Baterias, alternadores e motores de arranque
– Lambda, o fluxo de ar, ABS e sensores MAP
– Controle eletrônico de aceleração
– Barramento CAN, ônibus LIN e FlexRay
Osciloscópio automotivo

 

Scanner ou osciloscópio automotivo ?

A resposta é curta , ambos.  A ferramenta de verificação ( scanner ) , muitas vezes  pode apontar na direção certa, talvez indicando uma falha de ignição em um cilindro específico, mas muitas vezes o técnico com menor experiência , acaba substituindo várias partes antes que o problema seja resolvido.

Os osciloscópios devem ser utilizados nas seguintes situações :
– Para eliminar adivinhações e testar componentes individuais antes de serem substituídos. Isso evita despesas com peças que muitas vezes são indevidamente substituídas até que a falha seja identificada .
– Para encontrar falhas de fiação e conectores intermitentes.

– Quando um veículo tem um problema, mas nenhum código foi definido ou quando vários códigos / enganosos foram definidos.
– Como a melhor maneira de encontrar problemas de carregamento e arranque.

4ch-master-kit

Transdutor de pressão automotivo

Transdutor de pressão na faixa de -15 psi a 500 psi para permitir análise rápida e precisa da pressão de sistemas automotivos tais como testes de pressão do cilindro, visibilidade do ciclo de 4 tempos, pulsações de gases de escape, flutuações de pressão no coletor de admissão, medições de pressão do cárter, injetor diesel e testes de pressão de combustível de até 500 psi .

transdutor de pressão

 

Clique e consulte outros assuntos relacionados a eletrônica embarcada :

Transdutores de pressão automotivos

NHV ( Problemas de vibração , ruído e aspereza )

Osciloscópio automotivo

Diagnóstico automotivo

Manutenção automotiva

Cores automotivas 

 

Eletrônica embarcada  é na PerCon

Eletrônica embarcada automotiva e outros produtos de teste e medição podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição  dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

 Clique para obter informação adicional

Eletrônica embarcada