Calibração , verificação , ajuste , certificado de calibração e acreditação . Compreender o real significado de cada um destes termos pode evitar erros graves na interpretação correta de normas técnicas e trabalhistas .

 

Calibração

Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem comparação , sob condições especificadas, entre os valores indicados por um dispositivo padrão de referencia (calibrador) e os valores apresentados pelo instrumento de medida que pretendemos calibrar.

As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.

Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado.

Calibração . jpg Docking stataion DSX é na PerCon

No caso específico dos detectores de gases a calibração consiste da comparação do valor de referencia fornecido pelos cilindros de calibração e os valores indicados pelos detectores de gases.

Verificação 

Antes de cada utilização, o responsável pela supervisão de entrada em um espaço confinado deve ajustar as configurações do equipamento de avaliação, verificar a carga das pilhas ou baterias, testar os sensores (bump-test) utilizando cilindros com as concentrações dos gases recomendadas pelos fabricantes , confirmar se a mangueira não está obstruída, bem como observar as recomendações do manual de operação . Alguns fabricantes disponibilizam estações para realização destes testes de verificação automaticamente ,  gerando ainda os devidos registros . Estes equipamentos são recomendados para grandes usuários de detectores de gases .

calibração II . jpg

Ajuste

Ao contrário do que muitos pensam calibrar não implica em ajustar . A função “calibration” frequentemente encontrada nos detectores de gases não pode ser confundida com a calibração realizada através de procedimentos rígidos seguidos por organizações que seguem a ISO 17025 e constantemente são auditadas pelo Inmetro . Na realidade a função “calibration” corresponde a um mero ajuste que compensa um possível desvio na medida de um detector comparada com uma referencia , sem qualquer compromisso com incertezas ou rastreabilidade . Isso acontece porque os conceitos e metodologias adotados pelos fabricantes desses instrumentos são diferentes das diretrizes seguida no Brasil. Por este motivo que uma vez autorizados pelos usuários os laboratórios de calibração ajustam os equipamentos  e em seguida procedem com a calibração .

 Calibração automática é na PerCon

 

Certificado de calibração

Os certificados de calibração são emitidos dentro desse conceito de rastreabilidade, pois utilizam-se padrões de referência rastreados . Aqui no Brasil o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia , Normalização e Qualidade Industrial  tem como missão fortalecer as empresas nacionais à melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. Para isso, o Inmetro congrega as competências necessárias para a elevação dos padrões de qualidade da indústria nacional , fundamentais para o aumento da sua produtividade e competitividade . No caso específico dos detectores de gases a calibração periódica garante que eventuais desvios na especificação dos sensores deste equipamentos serão conhecido pelos usuário .

Calibração de detectores de gases é na PerCon

Acreditação

Calibração de detectores de gases acreditada pelo Inmetro somente podem ser feita por organizações que fazem parte da Rede Brasileira de Calibração  (RBC) . Isto é muito diferente de uma calibração conhecida como rastreada. Calibrações rastreadas a RBC podem ser feitas por qualquer organização sem qualquer controle ou certificação do Inmetro , bastando que ocorra uma mera comparação , não comprovada , com um membro da rede brasileira de calibração .

Laboratórios que fazem parte da RBC são obrigados a seguir a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e manter seus procedimentos e registros constantemente atualizados o que inclui sua rastreabilidade a padrões de referencias internacionais . Somente membros da RBC podem emitir certificados de calibração com o selo de acreditação do Inmetro .

O Inmetro possui um acordo de reconhecimento mútuo que permite o reconhecimento internacional dos resultados de calibrações realizadas por organizações da RBC . Assim as calibrações acreditadas são aceitas no mundo todo .

 calibração V . jpg  calibração VI . jpg

 

Guia Técnico NR-33 Segurança e saúde no trabalho em espaço confinado . No anexo V na pagina 83 consta o seguinte texto :

“ Calibração acreditada é aquela realizada por um laboratório que possui acreditação (reconhecimento formal da competência para realizar tarefas especificas de avaliação da conformidade) junto ao INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia. A identificação de uma calibração, realizada por laboratório acreditado pelo INMETRO, e feita através do selo do instituto fixado no instrumento. É importante ressaltar que não cabe ao laboratório acreditado definir o prazo de validade da calibração.”

espaco-confinado5

 

Calibração de detectores de gases em promoção

Calibração de detectores de gases , na PerCon quanto mais você calibra menos paga . Preços especiais por quantidade e para contratos de reparo e calibração .

Calibração VII 

Clique catálogo 2017 da Industrial Scientific

Cadeia do frio é na PerCon

 

Clique em assuntos relacionados :

Monitoramento de gases em tempo real com o sistema iNet® Now

Treinamento de detectores de gases

Assistência técnica de detectores de gases

Bump test ou teste de verificação

Clique e conheça os cilindro de calibração

Gases de calibração para detectores como (MRC) Material de Referencia Certificado

Clique e conheça as estações Microdock

Clique e conheça o sistema de gestão Inet

Clique e conheça os serviços de calibração acreditados

Ventis Pro é o detector de gases para as aplicações do futuro

Detector portátil de quatro ou cinco gases Ventis™ Pro Series

Monitor de área para espaços confinado

Teste de verificação ou bump test

Noções básicas sobre detectores de gases

Tipos de sensores de detectores de gases

Espaço confinado

Calibração de detectores de gases

Industrial Scientific

Aluguel de detectores de gases

Segurança e saúde em espaço confinado

Detector de gases

Monóxido de carbono CO

Detectores para compostos voláteis

Sensores de gás – princípios e tecnologias

Riscos atmosféricos

Calibração no cliente

Riscos com amônia NH3

Monitoramento de vazamento

Diferença entre calibração e teste de verificação

Metrologia

Precisão e exatidão em detectores de gases

 

Clique catálogo 2017 da Industrial Scientific

 

Calibração de detectores de gases é na PerCon

Calibração de detectores de gases e outros produtos e serviços podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que é acreditada para calibração de detectores de gases e atua como canal de distribuição dos melhores fabricantes mundiais de soluções de teste e medição . A PerCon é sediada no Rio de Janeiro na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

espaco-confinado