Bump test ou teste de verificação é indispensável para detectores de gases, que são instrumentos projetados para salvar vidas humanas e que portanto devem ter sua probabilidade de falhas minimizada ao máximo . Na realidade só existe uma maneira de confirmar se um detector de gás está realmente em condições de ser usado em um espaço confinado . Devemos expor seus sensores aos gases para os quais foram projetados , isto dentro das devidas concentrações para provocar os alarmes . Desta forma observando o  comportamento operacional do detector, podemos libera-lo ou não para uso . Também conhecido como  “teste funcional”, o bump test verifica  a funcionalidade dos sensores e alarmes , mas não mede a precisão do sensor e nem faz ajustes .

bump-test

NR-33 ( Guia Técnico do Ministério do Trabalho para segurança e saúde do trabalho em espaços confinados ) .

Item 33.3.2 “j” – testar os equipamentos antes de cada utilização na página 27

Comentário:

Antes de cada utilização, o supervisor de entrada deve ajustar as configurações do equipamento de avaliação, verificar a carga das pilhas ou baterias, testar os sensores (bump-test), confirmar se a mangueira não esta obstruída, bem como observar as recomendações do manual de operação.

nr33guiatecniconr-33

Bump test manual

Para garantir que um detector de gases esta operacional e portanto pode ser utilizado em um espaço confinado,  serão necessários um cilindro com gases de calibração , um regulador , uma mangueira e um adaptador de calibração . A mangueira e o adaptador costumam ser fornecidos com os detectores de gases . Coloque seu detector no modo bump test , adapte a mascara de calibração, aplique os gases até o detector alarmar . Anote data, hora e resultado de todos os testes .

calibracao-ii-jpg

Clique e conheça os cilindro de calibração

Gases de calibração para detectores como (MRC) Material de Referencia Certificado

 

Bump test automatizado

Em caso de uma auditoria é fundamental comprovar a execução de todos os bump tests. Mas como registrar os resultados de todos os testes, feitos antes de cada utilização de cada detector de gases . Esta pode ser uma tarefa árdua e muito critica . Como facilitadores existem as estações de calibração e verificação automáticas que além de atender plenamente a norma , geram bases de resultados de verificações que são plenamente aceitas em auditorias.

calibracao-2

 

Clique e conheça as estações Microdock

Clique e conheça o sistema de gestão Inet

 

NR-33 ( Guia Técnico do Ministério do Trabalho para segurança e saúde do trabalho em espaços confinados ) .

Anexo V – Calibração, Ajuste e Teste de Resposta na pagina 84

Calibração é a operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação, visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

calibracao-1

NOTA 1 – Uma calibração pode ser expressa por meio de uma declaração, uma função de calibração, um diagrama de calibração, uma curva de calibração ou uma tabela de calibração. Em alguns casos, pode consistir de uma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com

uma incerteza de medição associada.

NOTA 2 – Convém não confundir a calibração com o ajuste de um sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “auto calibração”, nem com a verificação da calibração.

NOTA 3 – Frequentemente, apenas a primeira etapa na definição acima é entendida como sendo calibração.

calibracao-vi-jpgcalibracao-iv-jpg

Clique e conheça os serviços de calibração acreditados

Clique catálogo 2017 da Industrial Scientific

 

Cadeia do frio é na PerCon

 

Clique para assuntos relacionados

Ventis Pro é o detector de gases para as aplicações do futuro

Detector portátil de quatro ou cinco gases Ventis™ Pro Series

Monitor de área para espaços confinado

Teste de verificação ou bump test

Noções básicas sobre detectores de gases

Tipos de sensores de detectores de gases

Espaço confinado

Calibração de detectores de gases

Industrial Scientific

Aluguel de detectores de gases

Segurança e saúde em espaço confinado

Detector de gases

Monóxido de carbono CO

Detectores para compostos voláteis

Sensores de gás – princípios e tecnologias

Riscos atmosféricos

Calibração no cliente

Riscos com amônia NH3

Monitoramento de vazamento

Diferença entre calibração e teste de verificação

Metrologia

Precisão e exatidão em detectores de gases

 

Bump test ou teste de verificação é na PerCon

Bump test  e outros produtos para trabalhos em espaços confinados podem ser encontrados na PerCon Tecnologia que atua como canal de distribuição de produtos de teste e medição dos melhores fabricantes mundiais e é sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

 

espaco-confinado