Aço fundido, a moldagem contínua é o processo onde o aço fundido é esfriado e solidificado em tarugos ou chapas. O núcleo continua fundido com uma casca exterior sólida.

Aço fundido, moldagem contínua

O metal fundido é transferido desde o forno panela ao funil, onde é cuidadosamente vertido à maquinaria de moldagem. O molde no qual o aço escorrega é esfriado por água.

Imagem montagem continuaImagem termica montagem continua

Na produção de produtos de aço semi acabados em máquinas de fundição contínua, as medições de temperatura são um desafio diário. O controle do passo secundário de resfriamento é um aspecto chave nesse processo. O controle preciso da temperatura durante o processo de arrefecimento é indispensável na produção de aço de diferentes especificações.

O desafio do operados é manter o aço dentro do canal e controlar a velocidade de esfriamento. Isto pode ser difícil devido a variações da temperatura do funil.

Dependendo do tipo do aço, o processo de resfriamento dos veios é decisivo. Diferentes grupos de variedades de aço têm conjuntos diferentes de temperaturas alvo, o que exige um controle que varie de 600°C a 1200°C. Temperaturas acima ou abaixo das tolerâncias especificadas resultarão na desqualificação do produto, afetando o rendimento da linha.

Por isso, alcançar os níveis de temperatura na seção de saída do veio é crítica para o bom controle do processo. Isso garante uma alta qualidade de superfície e micro estrutura ideal dos cabos.

 

Aço fundido , nossas soluções para moldagem contínua

Nossos termômetros infravermelhos medem com precisão os requerimentos para resfriar chapas, tarugos, ou desbastes para assegurar a uniformidade do produto e prover aos operadores uma informação imediata sobre a temperatura que é crítica para o processo de resfriamento.

Pirômetros IMPAC e termovisores MIKRON monitoram a temperatura enquanto o metal fundido é vertido ao molde.

A LumaSense oferece pirômetros e acessórios muito específicos para lidar com o ambiente rigoroso ao redor da área de moldagem. Isto inclui vapor, altas temperaturas, e um forte spray de água. Os pirômetros e termovisores precisam permanecer limpos e frios nesta área. As leituras de temperatura ajudam os operadores a controlar a velocidade do processo e a quantidade de resfriamento enviado através do molde. Isto ajuda a qualidade das chapas e tarugos.

A MIKRON MCS640, com suas capacidades de câmera termográfica de detecção de bordas quentes e criação de perfis térmicos, pode controlar processos de moldagem contínua de uma maneira melhor que qualquer outro método de termovisão.

Imagem aço fundido esquema de produção

Clique e conheça alternativas de pirômetros para a sua necessidade

Clique e saiba mais sobre câmeras termográficas

 

Aço fundido , moldagem contínua é na PerCon

Aço fundido , moldagem contínua pode ser encontrada na PerCon Tecnologia sediada na Rua Dias da Cruz 188 – Sub solo – Méier (percon@acessopercon.com.br) / Fone : 21-2596-8369

Clique para obter informação adicional

Iluminação pública é na PerCon